fbpx

Coluna Vitor Vogas

Manato inaugura pré-campanha ao Senado em sua pousada em Pedra Azul

Ex-deputado joga a toalha no PL de Magno: “Vou procurar outra legenda”. Saiba o que ele diz sobre a pré-candidatura de Maguinha Malta ao Senado

Publicado

em

Carlos Manato (PL). Foto: Divulgação

Carlos Manato (PL). Foto: Divulgação

Na noite da próxima quarta-feira (14), o ex-deputado federal Carlos Manato (PL) será o anfitrião de um evento político chamado “Encontro de Lideranças pelo ES”, na pousada com cerimonial construída por ele, em Pedra Azul, município de Domingos Martins. Ele espera cerca de 60 líderes políticos e empresariais, principalmente da Região Serrana do Espírito Santo.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Dois prefeitos aliados de Manato falarão sobre as respectivas administrações municipais, chamadas de cases na programação: o de Alegre, Nirrô (PP), e o de Castelo, João Paulo Nali (Republicanos). Ambos foram reeleitos no ano passado com cerca de 80% dos votos válidos.

Receba as notícias da coluna no grupo de Whatsapp do Vítor Vogas.

Já o próprio Manato falará por 25 minutos sobre o tema “Congresso forte, Brasil melhor”. “Vou falar sobre as pautas conservadoras que o Congresso precisa ter, sobre a importância de ter um senador participativo, que seja municipalista e esteja presente. Hoje, com todo o respeito, encontrar um senador no Espírito Santo é meio complicado”, diz Manato, alfinetando Do Val, Contarato e Magno Malta. “Não vou tocar em campanha eleitoral para presidente da República e para governador do Estado”, completa o pré-candidato ao Senado.

Depois, haverá uma happy hour no rooftop da pousada (os anglicismos estão no convite). Segundo o host (aí sou eu), se algum convidado precisar, terá o pernoite custeado por ele.

O evento configura o pontapé inicial das movimentações eleitorais de Manato e uma reação do ex-deputado federal, mostrando que está vivo e ativo na política para as próximas eleições estaduais. No ano que vem, ele quer ser candidato a senador por alguma sigla da direita conservadora. Ainda está filiado ao PL, mas, sem espaço algum na sigla, decidiu sair.

> Armandinho Fontoura muda de nome político

No partido comandado por Magno Malta no Espírito Santo, o próprio já carimbou que a candidata ao Senado será sua filha Maguinha Malta, assessora de Gilvan da Federal na Câmara dos Deputados. Enquanto isso, o deputado estadual Wellington Callegari, também do PL, não desistiu de pleitear esse lugar internamente.

Jogando a toalha quanto a ser candidato pelo PL, Manato diz respeitar a decisão de Magno – atualmente, um desafeto – de priorizar a candidatura da própria filha.

“Quero ser candidato a senador. Estou trabalhando para isso. Agora, o presidente do PL está se definindo pela família, por Maguinha. É um direito dele. E eu vou trabalhar até março do ano que vem, divulgar meu nome e procurar legenda. É justo ele querer colocar alguém ligado a ele, como é justo eu fazer minha campanha e procurar um partido. Até 30 de março [de 2026], eu sou do PL. Não tenho que discutir nem que brigar com ninguém. Vamos esperar lá na frente para decidir isso. O do PL já está bem claro que será a Maguinha. Respeito isso”, diz Manato, que elegeu a sua esposa, Soraya Manato (PP), deputada federal em 2018, e agora se prepara para lançá-la novamente ao mesmo cargo.

No sábado seguinte (17) ao encontro em Pedra Azul, Manato e Callegari participarão de outro evento político, esse em São Gabriel da Palha, cidade governada pelo também bolsonarista Tiago Rocha (PL), reeleito em 2024. Será o “1º Encontro dos Conservadores Gabrielenses”.

> A federação que mais pode “bagunçar” o tabuleiro eleitoral no ES

Pastor Fabiano vai ao Palácio

Por falar no PL, chamou a atenção a presença do Pastor Fabiano, vereador de Vila Velha, em evento do Governo do Estado na última terça-feira (6), no Palácio Anchieta. Sentado à primeira fila do Salão São Tiago, ele assistiu ao anúncio do governador Renato Casagrande (PSB) sobre a ampliação do sistema aquaviário.

O vereador do PL faz oposição ao prefeito Arnaldinho Borgo (sem partido), aliado de Casagrande, e à esquerda em geral. Nunca é demais lembrar que o partido de Casagrande, o PSB, é de centro-esquerda, e abriga em sua coalizão outras forças do campo progressista, como a Federação Brasil da Esperança (PT/PV/PCdoB) e o PDT.

As andanças (e comilança) de Pazolini pelo interior

Foi intensa a maratona de Lorenzo Pazolini no interior durante o último feriadão. Retomando seu projeto de andanças pelo interior com o presidente do Republicanos-ES, Erick Musso, o prefeito de Vitória passou pela festa de aniversário de emancipação de João Neiva, pelos festivais gastronômicos “Santa Teresa Gourmet” e “A Moqueca é Aqui” (este em Guarapari), e ainda esticou para Santa Maria de Jetibá. Fez muito corpo a corpo e, como todo pré-candidato que se preze, provou de tudo um pouco.

Haja espaço no estômago!

Lembremos que estamos a mais de um ano do período oficial de campanha para governador. Nesse ritmo, até lá, Pazolini terá ingerido cinco quilos de polenta, 20 pratos de macarronada, 15 de moqueca, e por aí vai…

Erick Musso no embalo

Naturalmente, no mesmo embalo, Erick Musso aproveita para fazer sua pré-campanha a deputado federal. Quem não é visto não é lembrado. O dirigente do Republicanos e secretário de Governo de Vitória está sem mandato desde fevereiro de 2023.

> Gilvan da Federal: o susto, a lição e a promessa

Karla Coser oferece denúncia contra Pazolini por “autopromoção”

Por falar em Pazolini, a vereadora Karla Coser (PT), de oposição, protocolou representação no Ministério Público Estadual e no Ministério Público de Contas em face do prefeito. Ela alega que o programa público municipal “Bônus Moradia” tem sido usado por Pazolini “para fins de autopromoção” e como “instrumento de marketing pessoal, ao contrário do que exige o princípio constitucional da impessoalidade que rege a Administração Pública”.

Na representação, a vereadora relata que o prefeito tem comparecido às residências dos contemplados pelo programa para realizar a entrega de um cheque simbólico (bem no estilo “checão do Faustão”), com valores expressivos e assinados com seu próprio nome.

Karla acrescenta que o programa em questão foi criado por lei municipal em 2007 como parte do Projeto Terra – durante a administração de João Coser (PT).

Disputa no PT: João Coser batiza a chapa…

Falando na família Coser, no início de julho, o deputado estadual e ex-prefeito desafiará a deputada federal Jack Rocha na disputa pela presidência do PT no Espírito Santo. Jack é a presidente estadual desde o fim de 2019. Os dois disputarão a preferência dos filiados ao partido, em votação direta. Em postagem feita na quarta-feira (7), João Coser divulgou o nome da sua chapa: “A Estrela Tem Que Brilhar”. Alusão, é claro, ao símbolo do PT.

A estrela tem que brilhar para que o PT seja protagonista no Espírito Santo, para que nossa militância se veja reconhecida e tenha a certeza que o partido será luz nas discussões importantes do nosso estado e do Brasil”, explica o deputado.

e marca o lançamento

Coser convidou seus aliados para o ato oficial de inscrição da sua candidatura, na sexta-feira (9), às 15 horas, na sede estadual do PT, llocalizada no Centro de Vitória. Ele é apoiado pelo senador Fabiano Contarato, pelo deputado federal Helder Salomão e pela deputada estadual Iriny Lopes, entre outros aliados.

LEIA TAMBÉM

> Conselho de Ética da Câmara decide suspender mandato de Gilvan

> Aprovado reajuste para mais de 100 mil servidores estaduais

> Luiz Paulo se anima a entrar na disputa por vaga no Senado

> Da Vitória: “Tenho muita vontade de disputar uma eleição majoritária”

> Gilson Daniel presidirá o partido resultante da fusão PSDB + Podemos

> Renato, o Previsível: o padrão de Casagrande e o que isso nos diz sobre 2026