fbpx

Coluna Vitor Vogas

Federação do MDB com o Republicanos é “improvável”, diz Ricardo

Vice-governador esteve em Brasília na semana passada e conversou pessoalmente com o presidente nacional do MDB, Baleia Rossi

Publicado

em

Ricardo Ferraço: "Bandido não vai se criar no ES". Foto: Mateus Fonseca/Governo-ES

Ricardo Ferraço é vice-governador do ES. Foto: Mateus Fonseca/Governo-ES

O vice-governador Ricardo Ferraço (MDB) esteve em Brasília na semana passada e conversou pessoalmente com o presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, deputado federal por São Paulo. Os dois dialogaram sobre a conjuntura política em geral e, especificamente, sobre o cenário eleitoral do Espírito Santo. Da direção nacional do MDB, o vice-governador tem incentivo total para se candidatar ao Governo do Espírito Santo.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Ricardo só será candidato a governador pelo MDB. Não cogita trocar de partido para se candidatar ao Palácio Anchieta.

Receba as notícias da coluna no grupo de Whatsapp do Vítor Vogas.

Entre maio e junho deste ano, intensificaram-se tratativas de dirigentes nacionais do MDB e do partido Republicanos com vistas à possível formação de uma federação partidária para as eleições de 2026. Entretanto, essa ideia perdeu tração de julho para cá.

Segundo Ricardo, a concretização de uma federação do MDB com o Republicanos é, hoje, muito difícil, conforme Baleia Rossi informou para ele. “A preço de hoje, é improvável”, disse o vice-governador. Isso porque, para a viabilização da ideia, há uma série de dificuldades regionais que precisariam ser resolvidas, inclusive no Espírito Santo.

A engenharia política é muito ampla – passa pelo Brasil inteiro – e, de fato, muito complicada.

Se de fato virasse realidade, essa federação geraria um grande nó eleitoral no Espírito Santo. Ricardo é pré-candidato do MDB a governador, mesmo cargo almejado pelo prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, filiado ao Republicanos. Se a federação saísse e os dois ficassem dentro dela, só um deles poderia disputar.

De acordo com Ricardo, ele e Baleia não chegaram a tratar da presidência, no Espírito Santo, de eventual federação do MDB com o Republicanos, uma vez que esta, neste momento, tende a não se concretizar.

Ricardo é presidente estadual do MDB desde outubro de 2023, por nomeação da Executiva Nacional, presidida por Baleia. Desde então, o vice-governador está à frente de uma Executiva Estadual Provisória, seguidamente renovada por Baleia.