fbpx

Coluna Vitor Vogas

Pazolini nomeia ex-deputado e líder evangélico em cargo na PMV

Além de ex-vereador de Vitória e ex-deputado estadual, Esmael de Almeida é conhecido por sua fortíssima inserção junto a segmentos evangélicos no ES

Publicado

em

Esmael de Almeida já foi deputado estadual. Foto: Lissa De Paula/Ales

Esmael de Almeida já foi deputado estadual. Foto: Lissa De Paula/Ales

O prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos) nomeou o ex-deputado estadual Esmael de Almeida para cargo comissionado na Secretaria de Governo de Vitória. A nomeação foi publicada no Diário Oficial de Vitória na quinta-feira (15). Esmael agora exerce o cargo comissionado de assessor sênior, pelo qual receberá remuneração bruta de R$ 11,9 mil por mês (somando salário e verba de representação).

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Além de ex-vereador de Vitória e ex-deputado estadual, Esmael de Almeida é conhecido por sua fortíssima inserção junto a segmentos evangélicos no Espírito Santo. Apesar de não ser pastor, é reconhecido como um “líder evangélico” no meio político capixaba. Sua liderança é exercida, notadamente, junto à Igreja Batista e à Assembleia de Deus – denominações, respectivamente, da tradição protestante e pentecostal. Ele é muito bem relacionado com associações de pastores.

Receba as notícias da coluna no grupo de Whatsapp do Vítor Vogas.

Esmael Barbosa de Almeida, 76 anos, é pai do vereador Davi Esmael (Republicanos), seu herdeiro político. Além de correligionário de Pazolini, Davi é, desde o mandato passado, um dos principais aliados do prefeito na Câmara Municipal de Vitória. Os dois são amigos de longa data e foram colegas no curso de bacharelado em Direito na Faculdade de Direito de Vitória (FDV).

A Secretaria Municipal de Governo cuida da articulação política da administração municipal. Isso passa pelo relacionamento com a Câmara e com os representantes dos mais diversos segmentos sociais, incluindo líderes comunitários, empresariais e religiosos.

Desde janeiro, a pasta é comandada por Erick Musso. O ex-presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) é o presidente estadual do partido de Pazolini, o Republicanos. Responde pessoalmente pela articulação política do prefeito, dentro e fora da prefeitura, estendendo sua influência para questões partidárias e eleitorais. Esmael de Almeida estará sob a chefia de Erick.

> E se Ricardo Ferraço presidir federação com partido de Pazolini? 

Pazolini é tratado abertamente pelo Republicanos, desde janeiro, como possível candidato ao cargo de governador do Espírito Santo em 2026.

Formado em Engenharia Ambiental, em 1973, Esmael de Almeida trabalhou por 36 anos na Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan), empresa pública do Governo do Estado. Ingressou na empresa como estagiário e chegou ao cargo de diretor.

Na política, elegeu-se duas vezes seguidas para o cargo de vereador de Vitória, em 2004 (pelo PL) e 2008 (pelo PMDB). Na época, a capital do Espírito Santo era governada por João Coser (PT), cuja gestão tinha o apoio do PMDB (atual MDB). Na eleição de 2006, Esmael tornou-se o segundo suplente, no Senado, do atual governador do Estado, Renato Casagrande (PSB).

Depois disso, entre 2012 e 2018, Esmael exerceu dois mandatos de deputado estadual, assumindo ambos como suplente. Como constava na página oficial da Ales durante seu último mandato, ele tem como bandeira “a defesa da família, pai, mãe e filhos”.

Em sua última empreitada eleitoral, foi candidato à reeleição na Ales, pelo Partido Social Democrático (PSD), mas não teve sucesso nas urnas.

> Justiça proíbe opositor de Arnaldinho de entrar em órgãos públicos

Influência no meio evangélico

Como parlamentar, a atuação de Esmael de Almeida sempre foi profundamente ligada à pauta de costumes, a questões religiosas e às igrejas propriamente ditas. Bastante conservador, o pai de Davi Esmael, em seus pronunciamentos, fazia constantes referências à Bíblia e a passagens do livro sagrado dos cristãos.

Seus mandatos na Câmara e na Ales também foram permeados por homenagens a pastores de várias denominações evangélicas, com promoção de sessões solenes e entregas de homenagens em profusão – por exemplo, para celebrar o Dia do Pastor e o Dia da Bíblia, festejados pelas igrejas evangélicas, respectivamente, no segundo domingo de junho e no segundo domingo de dezembro.

Conforme se lê no site oficial da Câmara de Vitória, ao ser eleito segundo suplente de Casagrande no Senado, em 2006, Esmael “creditou a vitória nas urnas àqueles que acreditam em políticos honrosos, éticos e transparentes no cumprimento de seus mandatos”. “Destaco ainda a decisiva participação das igrejas nessa grande festa democrática”, ressaltou na ocasião.

O ex-deputado também tem forte ligação com uma rede de comunicação evangélica chamada Novo Tempo. Ele já foi vice-presidente da Igreja Evangélica Batista de Vitória.

Em junho de 2010, conforme também extraído da página oficial da Câmara de Vitória, durante sessão solene proposta por ele em homenagem ao Dia do Pastor, o então vereador “se colocou à disposição dos pastores para ajudá-los a desempenhar seus papéis”. E discursou: “Fico muito emocionado quando vejo na Grande São Pedro grande número de famílias que se dirigem às igrejas e louvo a Deus pelo trabalho dos pastores que lá e em todos os lugares levam a mensagem de Deus a todos”.

A nota oficial da PMV

A Prefeitura de Vitória informa que o ex-deputado estadual Esmael de Almeida passa a integrar a equipe da Secretaria de Governo, trazendo sua ampla experiência na vida pública e sólida capacidade de articulação política.
Com uma trajetória marcada pelo compromisso com as pautas sociais e o diálogo permanente com a população, Esmael de Almeida atuou como vereador de Vitória e deputado estadual, consolidando ao longo dos anos uma relação de confiança com diversos setores da sociedade capixaba.

Engenheiro civil, pós-graduado em engenharia ambiental e formado há 51 anos, construiu também uma sólida carreira técnica. Por 37 anos atuou na Companhia Espírito-santense de Saneamento (CESAN), onde exerceu funções desde estagiário até os cargos de chefe de sessão, chefe de divisão, gerente, superintendente, diretor de produção e assessor da presidência. Nesse período, percorreu todo o Estado, coordenando a implantação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário em diversos municípios capixabas.

Após sua aposentadoria na CESAN, e reconhecido por sua competência e compromisso público, foi eleito por duas vezes vereador da capital e, posteriormente, deputado estadual. Também ocupou o cargo de diretor de Infraestrutura e Logística da Assembleia Legislativa do Espírito Santo.

Na nova função, sua experiência e articulação serão fundamentais para o fortalecimento das políticas de aproximação com comunidades e lideranças, ampliando o diálogo com a população e contribuindo com a gestão municipal.

LEIA TAMBÉM

> Gilvan da Federal: o susto, a lição e a promessa

> Como fica o novo comando do MDB, de Ricardo Ferraço, em Vitória

> Maguinha Malta perde emprego com suspensão de Gilvan da Federal

> Apesar de Maguinha, deputado não desiste de disputar o Senado pelo PL

> Disputa pela presidência do Tribunal de Justiça do ES: temos um jogo!

> Armandinho Fontoura muda de nome político

> Manato inaugura pré-campanha ao Senado em sua pousada em Pedra Azul