Coluna Vitor Vogas
Paulo Hartung sobre Pazolini: “Os astros estão se alinhando”
Essa não é a primeira vez que ex-governador dedica, espontaneamente, palavras muito favoráveis ao prefeito da cidade já governada por ele

Paulo Hartung e Lorenzo Pazolini
O ex-governador Paulo Hartung (PSD) publicou em seu Instagram, nesta quarta-feira (17), mais uma mensagem subliminar que pode ser lida como apoio, ou, no mínimo, incentivo a Lorenzo Pazolini (Republicanos), na pré-candidatura do prefeito de Vitória a governador do Espírito Santo.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Em story repostado por Pazolini, Hartung destacou que o alcaide de Vitória é “o segundo prefeito mais bem avaliado do Brasil”. Tratou-o como “orgulho dos capixabas”. E acrescentou o “incentivo subliminar”: “Na última vez que isso aconteceu, eu era prefeito de Vitória. Os astros estão se alinhando novamente…”
Após governar Vitória de 1993 a 1996, Hartung chegou ao Governo do Espírito Santo na eleição de 2002, com uma passagem de quatro anos pelo Senado entre o exercício dos dois cargos do Poder Executivo.
A informação de que Pazolini é o segundo prefeito de capital com melhor índice de aprovação do país se baseia em levantamentos da Paraná Pesquisas. Conforme publicado pela Veja, se ranqueados todos os governantes de capital já avaliados em pesquisas do instituto realizadas até agora no segundo semestre, o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel (PSD), é quem alcança a melhor marca, com o trabalho aprovado por 80,5% dos eleitores entrevistados na capital paranaense. No referido ranking, quem mais se aproxima de Pimentel é Pazolini, com 79,7% de aprovação.
Explicação
Cumpre explicar que, na realidade, o ranking só envolve seis prefeitos de capitais – aqueles já testados pela Paraná Pesquisas até agora no segundo semestre. Portanto, não cobre o universo completo das capitais dos 26 estados brasileiros, tampouco o de todos os prefeitos do país, diferentemente do que pode sugerir a frase “Lorenzo Pazolini é o segundo prefeito mais bem avaliado do Brasil”. A rigor, “Lorenzo Pazolini é o segundo prefeito [de capital] mais bem avaliado do Brasil [entre os seis incluídos nesse recorte]”.
Como consta na publicação da Veja, “o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel (PSD), está tendo o que comemorar: ele é o prefeito mais bem avaliado entre os seis gestores de capitais do país que tiveram seus governos escrutinados em levantamento do Instituto Paraná Pesquisas neste semestre”.
De todo modo, ranqueamentos à parte, o resultado individual de Pazolini é, de fato, excelente. Com quase 80% de aprovação, ele certamente se fortalece no projeto de se candidatar ao Palácio Anchieta. Aliás, a boa avaliação do trabalho de Pazolini, aferida pela Paraná e por outros institutos durante as eleições municipais do ano passado, foi preponderante para sua vitória, sem sustos, no 1º turno, com 56,2% dos votos válidos.
As declarações de Hartung
Essa não é a primeira vez que Paulo Hartung dedica palavras muito favoráveis ao prefeito da cidade já governada por ele.
No dia 6 de outubro do ano passado, o ex-governador foi um dos primeiros a saudar, na mesma rede social, a vitória de Pazolini no 1º turno da eleição municipal, garantindo sua recondução à Prefeitura de Vitória e derrotando aliados tradicionais do governo de Renato Casagrande (PSB): os ex-prefeitos João Coser (PT) e Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB). Na ocasião, Hartung postou que nascia ali uma nova liderança no Espírito Santo.
Já em 26 de maio (dia da sua filiação ao PSD), em entrevista a esta coluna, questionado sobre a possibilidade de voltar a disputar o Governo do Estado, Hartung disse preferir que o próximo governador seja “um desses jovens talentosos que estão aí”, citou especificamente Pazolini – além do prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo – e rendeu elogios ao prefeito da capital capixaba.
“Você tem uma safra de novos políticos no Espírito Santo que, além de serem bons de votos, que é uma questão essencial, estão se mostrando bons administradores. Temos nomes? Temos nomes. Sou eu que tenho que escolher isso? Não sou eu. Já escolhi muita coisa na vida…” Instado a citar nomes, ele completou:
“O prefeito da Capital mostrou isso. Tentaram empurrar a eleição em Vitória [em 2024] para o segundo turno numa pressão danada… E ele se elegeu no primeiro turno. É um fato da política. Mostrou o seu talento. E está administrando a cidade bem. Outro dia vieram amigos meus de São Paulo aqui a Vitória e ficaram encantados. Eu até brinquei: ‘Mas é que teve um ex-prefeito que…’ (risos). Está aí a cidade bem cuidada.”
Em junho, Hartung visitou obras e fez corpo a corpo com operários e moradores da Grande São Pedro, ao lado da vice-prefeita de Vitória, Cris Samorini (PP).
O ranking da Paraná Pesquisas
A avaliação de Pazolini foi escrutinada pela Paraná Pesquisas no dia 23 de agosto.
Confira a seguir como está o ranking parcial de aprovação dos prefeitos das capitais avaliados pelo instituto neste segundo semestre:
1. Eduardo Pimentel (Curitiba): 80,5% – 12/08/2025
2. Lorenzo Pazolini (Vitória): 79,7% – 23/08/2025
3. Bruno Reis (Salvador): 78% – 11/08/2025
4. Eduardo Paes (Rio de Janeiro): 67,4% – 02/09/2025
5. Paulinho Freire (Natal): 65% – 15/09/2025
6. Ricardo Nunes (São Paulo): 62,2% – 07/08/2025
