fbpx

Coluna Vitor Vogas

Velório de Mujica “enterra” visita de Lula ao ES

Devido à decisão do presidente de comparecer ao funeral do ex-presidente uruguaio, Planalto cancelou sua presença em solenidades no norte do ES

Publicado

em

"Pepe" Mujica era grande amigo do presidente Lula. Foto: Ricardo Stuckert/PR

“Pepe” Mujica era grande amigo do presidente Lula. Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não mais visitará o Espírito Santo na próxima sexta-feira (16). A viagem de Lula foi cancelada em razão da decisão do presidente de comparecer ao velório do ex-presidente do Uruguai José Pepe Mujica, cuja morte foi confirmada na terça-feira (13).

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Desde o fim de fevereiro, essa é a terceira vez que Lula “ensaia” cumprir agenda no Espírito Santo, mas a viagem não se confirma.

Receba as notícias da coluna no grupo de Whatsapp do Vítor Vogas.

A princípio, a viagem de Lula ao Espírito Santo estava oficialmente programada para sexta-feira. A agenda no Estado previa dois eventos.

Às 10h30, o presidente faria anúncio relacionado ao Acordo de Mariana, em benefício de comunidades quilombolas, na região histórica de Sapê do Norte, localizada na zona rural, entre os municípios de São Mateus e Conceição da Barra.

Depois, às 15 horas, ele entregaria 917 moradias populares no Residencial Mata do Cacau, situado no bairro Aviso, na periferia de Linhares, e construído por meio do programa habitacional “Minha Casa, Minha Vida”.

Na última sexta-feira (10), a assessoria de imprensa da Presidência chegou incluir a viagem de Lula ao Espírito Santo, com as duas solenidades, entre os “destaques previstos da agenda do presidente Lula para os próximos dias”, em uma lista de transmissão direcionada a jornalistas. Na terça-feira (13), o próprio Lula, durante sua viagem oficial à China, também confirmou a ida ao Estado, em vídeo publicado em suas redes sociais: “Regresso ao Brasil para ir diretamente ao Espírito Santo”.

Horas depois, a assessoria de imprensa do Planalto publicou uma matéria sobre a entrega do Residencial Mata do Cacau, confirmando a presença de Lula e orientando os jornalistas interessados a se cadastrarem para a cobertura. Entretanto, essas confirmações foram feitas antes da divulgação da notícia sobre o falecimento de Pepe Mujica. A morte do líder político uruguaio fez Lula e sua comitiva mudarem de planos.

> Maguinha Malta perde emprego com a suspensão de Gilvan da Federal

Avisa lá (em Aviso) que eu não vou…”

Na manhã desta quarta-feira, parlamentares do PT do Espírito Santo receberam a seguinte mensagem da organização do evento em Linhares:

“Devido à ida do PR [Presidente da República] ao funeral do Pepe Mujica, informamos o cancelamento da atividade. Uma nova data será atribuída, a ser informada em momento oportuno”.

Fonte da coluna envolvida na organização confirmou o cancelamento da presença de Lula. Contudo, disse ainda ser possível que a cerimônia de entrega das unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida seja mantida, com a presença de outros representantes do Governo Federal. Uma possibilidade é a presença do ministro das Cidades, Jader Filho (MDB).

Despedida de um grande líder

Mujica morreu na terça-feira, aos 89 anos, após meses de luta contra um câncer no esôfago. No começo da semana, a esposa dele revelou que o ex-presidente estava em estado terminal e sob cuidados paliativos. Ao saber da notícia, durante sua missão na China, Lula teria manifestado a ministros o desejo de se fazer presente na despedida a Mujica, caso o amigo viesse a falecer.

Além de companheiros políticos de longa data no campo da esquerda latino-americana, Lula e Mujica mantinham uma estreita amizade. O ex-presidente uruguaio chegou a visitar Lula na prisão, na carceragem da Polícia Federal em Curitiba, enquanto ele cumpria pena por corrupção passiva e lavagem de dinheiro – condenação posteriormente anulada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

> Apesar de Maguinha, deputado não desiste de disputar o Senado pelo PL

Em dezembro de 2024, Lula condecorou Mujica com a mais alta honraria concedida pelo Estado brasileiro a notáveis cidadãos estrangeiros: a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul.

Na noite de terça-feira – manhã de quarta, na China –, ainda no país asiático, Lula confirmou a viagem para se despedir do velho amigo, em entrevista coletiva concedida antes de embarcar para Moscou, onde sua comitiva fará uma escala.

“Eu pretendo, chegando a Brasília, ir ao enterro do Pepe Mujica, porque o mínimo que a gente tem que fazer é se despedir das pessoas que serviram de referência para a gente, com demonstração de muita dignidade e de muito respeito”, afirmou Lula.

A previsão é que Lula chegue ao Brasil na noite desta quarta-feira (14). O velório de Mujica ocorre a partir desta quarta, em Montevidéu. A cerimônia será aberta ao público e durará pelo menos 24 horas, segundo as autoridades locais. A cerimônia começará às 10 horas, com um cortejo que sairá do edifício da Presidência do Uruguai, passará pela sede do grupo político Movimento de Participação Popular e seguirá até o Palácio Legislativo.

O corpo do ex-presidente deve ser cremado na quinta-feira (15).

LEIA TAMBÉM

> Disputa pela presidência do Tribunal de Justiça do ES: temos um jogo!

> Armandinho Fontoura muda de nome político

> Manato inaugura pré-campanha ao Senado em sua pousada em Pedra Azul

> A federação que mais pode “bagunçar” o tabuleiro eleitoral no ES

> Gilvan da Federal: o susto, a lição e a promessa