fbpx

Coluna Vitor Vogas

Candidatura de Célia é aprovada pela direção nacional da federação

Resolução da Executiva Nacional, em princípio, põe fim a impasse em Cariacica. Mas, apesar da decisão, PV e PCdoB ainda podem esticar a corda

Publicado

em

Célia Tavares é a pré-candidata do PT a prefeita de Cariacica

Célia Tavares é a pré-candidata do PT a prefeita de Cariacica

A Executiva Nacional da Federação Brasil da Esperança (Fe Brasil) decidiu: na disputa pela Prefeitura de Cariacica, a candidata da federação é Célia Tavares, do PT. A decisão foi tomada na última quarta-feira (24), em reunião do órgão máximo decisório da federação, também formada pelo Partido Verde (PV) e pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB).

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Por resolução da Executiva Nacional da Fe Brasil, em todos os municípios do país com mais de 200 mil eleitores, como é o caso de Cariacica, a palavra final sobre as candidaturas majoritárias compete ao próprio órgão. Em reuniões anteriores, a Executiva Nacional já havia aprovado candidatos a prefeituras de outros municípios capixabas, como João Coser (PT) em Vitória, Babá (PT) em Vila Velha e Roberto Carlos (PT) na Serra. Mas a deliberação sobre Cariacica havia sido adiada em razão do impasse prolongado entre os representantes dos três partidos no âmbito municipal.

Receba as notícias da coluna no grupo de Whatsapp do Vítor Vogas.

No ano passado, o PT lançou a pré-candidatura de Célia e desde então defende que ela seja a candidata da federação, em oposição ao atual prefeito, Euclério Sampaio (MDB). Mas, em Cariacica, tanto o PV como o PCdoB estão integrados à administração de Euclério e preferem que ele seja reeleito – posição simbolizada, inclusive, pelos respectivos presidentes municipais, César Lucas (PV) e Nelson Baby (PCdoB). Ambos são pré-candidatos a vereador na chapa da federação, mas aliados do atual prefeito.

Para dificultar a candidatura de Célia, o PV, com o apoio do PCdoB, lançou uma competição interna, apresentando a pré-candidatura do ex-vereador Heliomar Costa Novais (PV). A federação só pode ter um candidato a prefeito. Na semana passada, com o apoio de outros pré-candidatos a vereador por essas duas siglas, César Lucas e Nelson Baby anunciaram a intenção de apresentar o nome de Heliomar, para disputar com Célia a indicação, na convenção da Fe Brasil em Cariacica, marcada para o dia 4 de agosto, às 9 horas, na Câmara Municipal.

Além disso, os presidentes municipais de PV e PCdoB se recusaram a assinar o edital que deveria ser enviado para a Executiva Nacional da federação, com a relação de pré-candidatos a vereador e o nome de Célia como pré-candidata a prefeita. A recusa aprofundou o impasse.

> “Silenciou a todos”: candidato de Max Filho sobe o tom contra Arnaldinho

Como se não bastasse, na última sexta-feira (19), o presidente estadual do PCdoB, Neio Lúcio, anunciou a retirada do apoio a Célia. E, aprofundando o imbróglio, o ex-secretário estadual de Saúde Nésio Fernandes, dirigente estadual e nacional do PCdoB, defendeu publicamente que a federação não lance candidato em Cariacica e apoie a reeleição de Euclério.

Em meio a esse redemoinho, no último dia 18, Célia afirmou a coluna: “Essa decisão não é nem nunca foi local. Eles sabem disso. Em cidades com mais de 100 mil eleitores, a decisão é da Executiva Nacional da Federação. O que estamos vendo, então, é uma espécie de brincadeira, de jogo de cena. Sigo firme e cada vez mais forte.

De fato, a previsão de Célia se cumpriu. A Executiva Nacional da Fe Brasil se manifestou. E decidiu a favor dela.

Em princípio, como a decisão do órgão decisório nacional é soberana, isso deveria pôr fim, definitivamente, ao impasse. Assim avalia, por exemplo, o presidente do PT em Cariacica, Luiz Carlos Gaurink Dias. Mas não se depender do PV e do PCdoB. Para nenhuma surpresa de quem vem acompanhando esta novela, o dirigente petista e seus “adversários internos” têm versões e opiniões discordantes sobre o que vai ocorrer daqui para a frente.

Gaurink é peremptório: “O impasse está resolvido”. Mas Nelson Baby indica que a novela ainda pode se estender até a convenção ou a véspera.

> Neucimar desistirá da candidatura a prefeito de Vila Velha. Saiba aqui por quê

Falas conflitantes

O presidente municipal do PT afirma: “Respeitamos os outros partidos. Como sempre falo, não temos como obrigá-los a fazer campanha para nós. Mas Célia é a nossa candidata”.

Já o presidente municipal do PCdoB diz acreditar até que a Executiva Municipal do PT (presidida por Gaurink) desista da candidatura de Célia: “A gente ainda tem conversas internas aqui, e penso que isso vai perdurar até o dia da convenção. Existem muitas conversas, inclusive dentro do PT. Pode ser que venha até alguma decisão aqui, da Executiva Municipal do PT, para que ela não dispute a eleição”, especula Nelson Baby.

O presidente municipal do PCdoB reitera a intenção de apresentar, ao lado do PV, a pré-candidatura de Heliomar Costa Novais para disputar com Célia a convenção do dia 4 (não obstante a resolução da Executiva Nacional da federação):

“Pretendemos fazer isso, porém acredito que, até o dia 3, a gente já terá uma coisa bem definida, de forma que cheguemos a um consenso. Estamos esperando essas conversas internas que estão acontecendo do lado do PT. Se for em torno do nome da Célia, que a gente chegue lá com isso definido. Se for em torno do nome do Heliomar, que a gente chegue lá com isso definido.”

> Aracruz: principal adversário do prefeito abandona disputa eleitoral

Gaurink, por sua vez, duvida muito: “Eles não me disseram que não farão isso, mas estou convencido de que não vão colocar o nome do Heliomar na convenção do dia 4”.

Assinaturas

O presidente municipal do PT conta que, na última quarta-feira (26), dia da decisão da Nacional, Nelson Baby e César Lucas assinaram a nominata com a relação de pré-candidatos da federação em Cariacica, mas só após o nome de Célia ter sido retirado do documento, a pedido deles. Teria sido uma forma de não “passarem recibo” de que estão de acordo com a decisão da cúpula nacional.

Chapa de vereadores

Quanto à chapa proporcional, também já foi homologada pela Executiva Nacional da Fe Brasil. Em Cariacica, como há 19 cadeiras de vereador em disputa, uma chapa completa tem 20 vagas. As da chapa da Fe Brasil serão assim divididas: 9 para o PT, 6 para o PV e 5 para o PCdoB.

Sem retorno

César Lucas não respondeu aos nossos contatos por telefone e aplicativo de troca de mensagens.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui