Coluna Vitor Vogas
Dr. Victor, “o deputado do Arnaldinho”, define seu partido para a reeleição
E leia também: as movimentações de Arnaldinho com Da Vitória, Marcelo Santos e o articulador de Pazolini; o novo recado de Da Vitória para o meio político

Arnaldinho com Victor Linhalis na Câmara dos Deputados. Foto: reprodução Instagram
Vice-prefeito de Vila Velha por dois anos e eleito deputado federal em 2022 com apoio forte de Arnaldinho Borgo, Victor Linhalis se estabeleceu como um “escudeiro político” do prefeito de Vila Velha. Ao longo deste ano, tem acompanhado Arnaldinho em todas as atividades de caráter mais político, no Espírito Santo, em Brasília e em São Paulo, escudando-o nos movimentos da pré-campanha a governador e na busca do prefeito por um novo partido.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Doutor Victor, seu nome de urna, é filiado ao Podemos e é pré-candidato à reeleição na Câmara Federal. Na semana passada, em um tour por Brasília com Victor, Arnaldinho matou duas bolas: deixou muito bem encaminhada sua futura filiação ao Progressistas (PP), que fará uma federação com o União Brasil; e garantiu o apoio nacional de outra federação, a ser formada por PRD e Solidariedade. No segundo caso, em troca do apoio, Arnaldinho prometeu aos dirigentes ajudar essas duas siglas a montar, no Espírito Santo, uma chapa de candidatos a deputado federal, filiando aliados dele e contribuindo para a superação da cláusula de barreira.
Considerando a aproximação de Arnaldinho com essas quatro siglas e o compromisso do prefeito em reforçar a chapa das duas últimas, cresceram especulações de que Victor Linhalis poderia trocar o Podemos por um desses partidos, na janela de março do ano que vem: PRD, SD, PP, União… para qual deles irá “o deputado do Arnaldinho”?
Para nenhum deles, responde o próprio Victor. “Ficarei no Podemos”, anuncia.
Segundo o deputado, o martelo está batido. Essa é sua decisão final.
Ele explica: “Essa articulação [com os partidos citados] é referente à eleição majoritária, o que não é o meu caso”. Traduzindo: ele e Arnaldinho estão buscando agregar partidos para fortalecer a pré-candidatura do prefeito a governador, mas ele mesmo não será envolvido em nenhuma troca.
Assim, Victor será candidato à reeleição na Câmara pela chapa do Podemos, ao lado do também deputado federal Gilson Daniel. Presidente do partido no Espírito Santo, o ex-prefeito de Viana também tentará renovar o mandato. Outros ainda podem chegar para fortalecer a chapa (para federal, no Espírito Santo, cada partido pode lançar até 11 candidatos).
Aliado do Palácio Anchieta, Gilson mantém conversas com o governador Renato Casagrande (PSB) e conta com o auxílio dele nessa tarefa, para que o Podemos tenha chances de, mais uma vez, eleger dois federais no Espírito Santo, repetindo 2022. Uma possibilidade é a filiação de um ou mais secretários de Estado que disputarão o mesmo cargo. Há convite, por exemplo, para o do Meio Ambiente, Felipe Rigoni, hoje no União Brasil.
> “GR” de Governador Renato: a ginástica rítmica e política feita por Casagrande
Marcelo assume, oficialmente, a presidência do União no ES
O presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), Marcelo Santos, foi confirmado na última quarta-feira (3) como novo presidente estadual do União Brasil. A decisão foi tomada por unanimidade pela Executiva Nacional do partido, reunida em Brasília.
Marcelo assume a presidência da sigla no Estado após a renúncia de Felipe Rigoni, que ocupava a função. “Marcelo assume o comando atendendo ao nosso convite. Estamos trabalhando para o partido crescer em todo o país, e o crescimento vai começar pelo trabalho dele no Espírito Santo”, declarou o presidente nacional do União, Antônio de Rueda, em nota enviada pela assessoria do presidente da Ales.
A composição da nova Executiva Estadual
Na nova composição da Executiva Estadual do União, Rigoni foi escalado como 2º vice-presidente. É um cargo quase simbólico. Por enquanto, ele fica no partido. Por enquanto.
A configuração ficou assim:
- Presidente: Marcelo Santos
1º Vice-Presidente: Marcos Guerra, prefeito de Jaguaré
2º Vice-Presidente: Felipe Rigoni
3º Vice-Presidente: Franco Fiorot, vice-prefeito de Linhares
Secretária-geral: Joelma Costalonga
Tesoureiro: Ernande Alencastre
Arnaldinho vai a Marcelo na Assembleia, com Da Vitória
Na semana passada, Arnaldinho praticamente sacramentou sua filiação ao PP, em reunião com o deputado federal Josias da Vitória, presidente estadual do partido. Da Vitória também é quem vai presidir a federação União Progressista no Espírito Santo.
Já na última quinta-feira (4), acompanhado do próprio Da Vitória, o prefeito de Vila Velha foi ao encontro de Marcelo Santos, na Ales. Foi o dia seguinte ao anúncio da oficialização de Marcelo na presidência estadual do União.
Como líderes estaduais das duas torres que sustentam o União Progressista, Da Vitória e Marcelo, nesta ordem, serão os dirigentes locais mais influentes na definição dos rumos da “superfederação” nas eleições de 2026 em solo capixaba.

No sentido da leitura: Da Vitória, Arnaldinho, Marcelo Santos e Victor Linhalis. Foto: reprodução Instagram
Arnaldinho, então, amarrou as duas pontas. Primeiro apertou a mão de Da Vitória, no gabinete dele, em Brasília; depois, apertou a de Marcelo, no gabinete do presidente da Assembleia. Nos dois casos, fez-se acompanhar do inseparável Victor Linhalis.
> A difícil operação para que Serginho Vidigal possa ser candidato a deputado federal
No Instagram, o prefeito de Vila Velha publicou:
“Conversamos sobre projetos que fortalecem Vila Velha e também sobre o futuro do Espírito Santo, em #parceria com o Governador Renato Casagrande. Seguimos trabalhando com união e responsabilidade para garantir mais desenvolvimento, oportunidades e qualidade de vida para os #capixabas”.
Arnaldinho recebe Erick Musso
Já nesta sexta-feira (5), Arnaldinho recebeu Erick Musso (Republicanos), presidente estadual do Republicanos, partido do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, que também é pré-candidato a governador, mas não no grupo político de Casagrande.

Erick Musso e Arnaldinho, no gabinete do prefeito (05/09/2025). Foto: reprodução Instagram
O prefeito de Vila Velha postou: “Muito bom é o encontro da nova geração de políticos do nosso estado. Uma alegria receber o Erick Musso para debater o futuro do Espírito Santo!”
O novo recadão de Da Vitória
Nesta semana, Da Vitória lançou novas peças publicitárias em suas redes sociais, com um novo slogan: “Sempre presente. Amigo da gente”. Em outra peça, ele anuncia: “Estarei onde o Espírito Santo me chamar”.
A legenda é ainda mais direta. Sublinhamos: “Onde o capixaba me chamar, em qualquer esfera de poder, ali eu vou estar”.
Da Vitória deseja ser candidato a senador ou a governador em 2026.
> Casagrande sobre Euclério no Senado, Arnaldinho no PP, Vidigal com Paulo Hartung
