fbpx

Coluna Vitor Vogas

Arnaldinho irá a Ciro Nogueira na terça para tratar de filiação ao PP

A expectativa é que, na reunião, prefeito de Vila Velha possa selar sua filiação, ou, no mínimo, deixá-la muito bem encaminhada

Publicado

em

No sentido da leitura: Victor Linhalis, Ricardo Barros, Arnaldinho Borgo, Da Vitória, Evair de Melo e Osvaldo Maturano. Foto: reprodução Instagram

No sentido da leitura: Victor Linhalis, Ricardo Barros, Arnaldinho Borgo, Da Vitória, Evair de Melo e Osvaldo Maturano. Foto: reprodução Instagram

Em um passo decisivo na direção do Progressistas (PP), o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, irá a Brasília na próxima terça-feira (30), com o deputado federal e presidente estadual da sigla, Josias da Vitória, para se encontrar pessoalmente, pela primeira vez, com Ciro Nogueira. Senador pelo Piauí e chefe da Casa Civil durante o governo Bolsonaro, Ciro é o presidente nacional do PP. A expectativa é que, na reunião, Arnaldinho possa selar sua filiação, ou, no mínimo, deixá-la muito bem encaminhada.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

No dia 27 de agosto, em outra incursão por Brasília, o prefeito de Vila Velha esteve com Da Vitória e Evair de Melo, deputados federais pelo PP do Espírito Santo, e com Ricardo Barros, deputado federal por São Paulo e tesoureiro-geral do partido no país. Naquela oportunidade, tanto Arnaldinho como Da Vitória deram declarações indicando que a filiação era praticamente certa.

Receba as notícias da coluna no grupo de Whatsapp do Vítor Vogas.

“A história do nosso Estado e do nosso país sempre foi construída com diálogo, espírito republicano e convergência de ideias. Esse é o caminho que acredito e que quero seguir. Estou muito animado em unir forças para que num futuro próximo possamos fazer o Espírito Santo avançar ainda mais”, postou Arnaldinho no Instagram.

“Nem precisei convidá-lo, porque Arnaldinho está decidido a estar nesse movimento junto conosco. A estrada já está pavimentada para ele aqui [no PP]. Isso é uma questão de tempo. Com respeito ao tempo e diálogo, poderemos ter um processo eleitoral muito mais seguro”, disse, então, Da Vitória.

Sem partido político desde que saiu do Podemos, em março, o prefeito de Vila Velha precisa se filiar a uma legenda até abril de 2026 para poder se candidatar a governador do Espírito Santo, conforme deseja.

O PP agora é uma das duas torres de uma federação partidária formada com o União Brasil: o União Progressista. Os dois partidos estarão juntos, atuando como se fossem um só, nas eleições gerais do ano que vem no Brasil inteiro. Com mais de 100 deputados federais somados, essa federação nasce com a maior bancada na Câmara dos Deputados.

Segundo Da Vitória, o PP atende à condição estabelecida pelo governador Renato Casagrande (PSB) em suas tratativas eleitorais com Arnaldinho: entrar em um partido que pertença à sua base aliada no Espírito Santo. Da Vitória e Arnaldinho são aliados de Casagrande. O prefeito quer se candidatar com o apoio do governador. Este prioriza, entretanto, a pré-candidatura do vice-governador Ricardo Ferraço (MDB).

Arnaldinho já declarou que os três estarão juntos, no mesmo palanque, e segue buscando se viabilizar como o representante do referido grupo, no lugar de Ricardo.