fbpx

TV Capixaba

Stalking: entenda o que é e como se proteger da perseguição

Fenômeno é caracterizado pela prática repetitiva de ações que limitam, dificultam ou violam a privacidade e liberdade de alguém

Publicado

em

Um estudo mostrou que, em 2023, foram registrados mais de 79 mil casos de perseguição, também conhecidos como stalking, direcionados a mulheres no Brasil. Isso equivale a nove mulheres por hora procurando uma delegacia para denunciar tal crime. A advogada Layla Freitas explica como identificar e reunir provas sobre o stalking.

O stalking é caracterizado pela prática repetitiva de ações que limitam, dificultam ou violam a privacidade e liberdade de alguém, podendo ocorrer tanto fisicamente quanto virtualmente. Isso inclui a criação de várias contas e a divulgação de informações pessoais, fotos e ameaças com o intuito de provocar violência psicológica.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

A Lei do Stalking, implementada no Brasil em 2021, busca combater crimes relacionados à violência doméstica e de gênero, visto que 85% das vítimas são mulheres. Embora casos envolvendo homens também ocorram, o perfil comum do perseguidor geralmente inclui ex-parceiros afetivos. Para coletar provas, é fundamental manter-se vigilante, gravar evidências e registrar boletins de ocorrência para permitir investigações policiais.

Receba os destaques do Estúdio 360 no grupo do programa.

As punições para stalkers incluem prisão de seis meses a dois anos, além de multa, e podem resultar em certidão criminal negativa e prestação de serviços comunitários. É importante conscientizar sobre o crime de stalking e promover a educação para prevenção e denúncia.

Veja outros destaques do EStúdio 360
> Obra do Cais das Artes terá fiscalização do TCE-ES em tempo real
> Campanha do governo incentiva a formalização de doação de órgãos
> Até 10 metros de altura! Shopping recebe dragões gigantes em VV


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui