fbpx

Eleições 2024

Curiosidades das eleições no Espírito Santo. Veja os números

As eleições no Espírito Santo trazem diversidade de gênero, raça e idade entre candidatos, mesários e eleitores; conheça alguns dos números que dão uma dimensão das eleições deste ano

Publicado

em

Urna eletrônica usada nas eleições brasileiras. Na tela aparece a mensagem "Justiça Eleitoral - Inicializando Software de Autoteste". Ao lado da urna, um cabo enrolado e uma impressora de comprovante estão visíveis. Na parte inferior da urna, há teclas coloridas para ações como "Branco", "Corrige" e "Confirma".

Urna eletrônica. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

As eleições deste ano no Espírito Santo revelam curiosidades sobre o perfil dos candidatos, eleitores e mesários. Em um cenário marcado pela diversidade de idade, gênero e representatividade – ou pela falta dela, os números surpreendem tanto nas candidaturas quanto na atuação voluntária nos pleitos.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Mulheres em peso nas mesas eleitorais

Um dos destaques destas eleições é a predominância feminina no trabalho de mesários. 75% das pessoas que atuarão nas mesas de votação são mulheres, enquanto apenas 25% são homens. Além disso, um fato inusitado é a participação voluntária de um mesário de mais de 90 anos, morador de São Mateus, que pediu para ser mesário e continuar contribuindo com as eleições.

Os extremos de idade nas candidaturas

Entre os candidatos, chama atenção a diferença de idade. O mais jovem é Vitor Mielke, que tem 18 anos, nascido em 3 de agosto de 2006, concorrendo ao cargo de vereador em Vila Pavão. No extremo oposto, o candidato mais velho é Nelson Alves, com 89 anos, nascido em 12 de março de 1935, disputando uma vaga na câmara de Itaguaçu.

Disputa pela reeleição

Dos 78 municípios do Espírito Santo, 39 prefeitos tentam a reeleição. Além disso, 586 vereadores também buscam permanecer em seus cargos.

Diversidade quilombola, indígena e naturalizados

As eleições capixabas também contam com uma presença significativa de candidatos de comunidades tradicionais. 68 candidatos se declararam quilombolas e 18 se identificaram como indígenas, ainda que parte dessas autodeclarações levante suspeita. Além disso, 15 candidatos são naturalizados brasileiros e um é estrangeiro.

A representatividade LGBTQIA+

Este ano, as eleições no Espírito Santo terão 18 candidaturas trans, todas concorrendo ao cargo de vereador. Destas, 15 são transfemininas e 3 transmasculinas. Ao todo, ao menos 35 candidatos se identificaram como LGBTQIA+, embora o número possa ser ainda maior, já que parte dos candidatos optou por não declarar sua orientação sexual.

Partidos com mais e menos candidaturas femininas

Os partidos também apresentam diferenças significativas em termos de gênero. O PC do B tem o maior percentual de candidatas mulheres, com 44,83% (26 candidatas), seguido por PSOL, com 42,05% (37 candidatas), e Mobiliza, com 37,35% (31 candidatas). No lado oposto, os partidos com menos candidatas mulheres são Novo, com 31,07% (55 candidatas), Avante, com 31,25% (20 candidatas), e PL, com 31,70% (258 candidatas).

Diversidade racial entre os candidatos

Em termos de raça, 45,39% dos candidatos se declararam brancos (4.468 candidatos), 40,73% se declararam pardos (4.014 candidatos), e 13,26% se declararam pretos (1.307 candidatos). O PC do B se destaca como o partido com a maior porcentagem de candidatos que são não-brancos, com 70,69% (142 candidatos), seguido por Avante com 70,32% (123 candidatos), e Solidariedade com 67,67% (203 candidatos). Em contrapartida, os partidos com menor diversidade racial são PL, com 46,81% (474 candidatos), Republicanos, com 47,91% (239 candidatos), e PP, com 49,08% (155 candidatos).

Os partidos com mais candidatos

O partido com mais candidatos é o PSB, com o governador Renato Casagrande à frente. Em seguida, o Podemos, que conta com o atual prefeito de Vila Velha e candidato à reeleição, Arnaldinho Borgo, e Gilson Daniel, ex-prefeito de Viana. O PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro, aparece em terceiro lugar em número de candidatos. O colunista de ES360 Vitor Vogas apresentou o detalhamento destes números em duas edições de sua coluna.

Os maiores e menores locais de votação

O local de votação no Espírito Santo que mais recebe eleitores é a Escola SEB, de Vila Velha, que receberá 10.026 eleitores. O número é quase o dobro da população do menor município capixaba, Divino de São Lourenço, que tem apenas 5083 moradores. O segundo lugar da lista surpreende: Santa Maria de Jetibá. A Escola Estadual Graça Aranha comporta 28% do eleitorado da cidade e recebe um total de 8634 eleitores. O menor local de votação, com apenas um eleitor, é a Escola Estadual de Ensino Fundamental XIII de Setembro, que recebe um único eleitor de Jaguaré, apesar de estar localizada oficial em São Mateus, ainda que na divisa dos municípios do Norte do Estado.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui