Dia a dia
Gilvan da Federal e Lindbergh trocam insultos na Câmara
Deputados se desentenderam durante reunião com o ministro Ricardo Lewandowski e precisaram ser contidos por colegas na Câmara

Gilvan da Federal e Lindbergh trocam insultos na Câmara. Foto: Reprodução
Deputados federais protagonizaram um tumulto durante a audiência da Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados, na manhã desta terça-feira (29), em Brasília. Lindbergh Farias (PT-RJ) e Gilvan da Federal (PL-ES) trocaram ofensas e precisaram ser contidos por colegas após um acalorado desentendimento durante a fala do ministro da Justiça Ricardo Lewandowski.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
A confusão começou quando Gilvan, utilizando o tempo reservado ao líder do PL, criticou o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, chamando-o de “descondenado” e afirmando que a atual gestão estaria “importando corruptos”. O deputado também citou casos de corrupção envolvendo a Petrobras, os Correios e fundos de pensão.
Em resposta, Lindbergh pediu questão de ordem com base no Regimento Interno da Câmara, que proíbe discursos descorteses contra autoridades constituídas. Durante a intervenção, o parlamentar petista chamou Gilvan de “desqualificado” e relembrou que, no início do mês, o deputado capixaba desejou a morte do presidente Lula durante outra sessão da comissão.
O clima ficou ainda mais tenso quando Gilvan se levantou e caminhou em direção a Lindbergh. Deputados presentes precisaram intervir para evitar uma agressão física, e o presidente da comissão, Paulo Bilynskyj (PL-SP), chegou a acionar policiais legislativos para controlar a situação.
Ao retomar a sessão, Bilynskyj criticou o tumulto. “A esquerda vai tentar fazer a baderna para cancelar a reunião e dificultar o nosso trabalho. Peço paciência dos senhores”, afirmou.
O episódio adiciona mais um capítulo de tensão à Comissão de Segurança Pública, que já vinha registrando conflitos entre parlamentares em sessões anteriores.
LEIA MAIS:
