Coluna Vitor Vogas
Eleições: candidato da esquerda a prefeito de Vila Velha é definido
Chapa da Federação PT-PV-PCdoB foi fechada em reunião de dirigentes ontem (1º) à noite, com o candidato a vice-prefeito também escolhido
O ex-vereador João Batista Babá (PT) será o candidato a prefeito de Vila Velha pela Federação Brasil da Esperança (Febrasil), formada por três legendas de esquerda: o PT, o Partido Verde (PV) e o Partido Comunista do Brasil (PCdoB). A candidatura de Babá passa a reunir o apoio unificado das direções municipais e estaduais dos três partidos.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
O candidato a vice-prefeito de Babá também foi definido. Será o professor da rede estadual Rodrigo Moreira, do PCdoB. Assim, a chapa majoritária da federação de esquerda está fechada em Vila Velha. A decisão foi tomada na noite da última segunda-feira (1º) por dirigentes municipais e estaduais de PT, PV e PCdoB.
O encontro decisivo foi realizado na residência do presidente municipal do PV, Ricardo Pires, no bairro Jaburuna, em Vila Velha. Ele mesmo chegou a ser indicado pelo PV para representar a federação na disputa pela Prefeitura, mas retirou a pré-candidatura para apoiar Babá. O PCdoB fez o mesmo, após ter apresentado o nome de Rodrigo Moreira como possível candidato a prefeito.
Na reunião, também ficou decidido que tocaria ao PCdoB indicar o candidato a vice-prefeito do petista. O nome indicado foi o de Moreira, já aceito pelo PT e por Babá.
> Cachoeiro: candidato que queria ser padre agora será vice de Ferraço
Quanto a Ricardo Pires, o dirigente do PV será candidato a vereador na chapa proporcional da federação, que terá 22 candidatos (chapa completa) e deve ser fechada amanhã, com representantes dos três partidos. “Acho que ajudo mais como candidato a vereador”, afirma Pires.
Babá confirma que saiu da reunião como o pré-candidato da Federação Brasil da Esperança em Vila Velha. “O que faltava resolver era uma pendência local. Esse era o meu dever de casa: aparar as arestas que faltavam, conversar com PV e PCdoB e conseguir unificar os dois em torno do meu nome. Agora, sim, tenho certeza absoluta. Saí da reunião muito animado, como o pré-candidato a prefeito da federação.”
Babá também confirma que já aprovou a indicação do PCdoB para ser seu companheiro de chapa. “O PCdoB indicou o Rodrigo Moreira por questões partidárias. Ele me pareceu um camarada bastante politizado e bastante fechado com nossa proposta de gestão, com uma campanha à esquerda e com a defesa do governo Lula. O candidato a vice será ele, sim.”
As decisões também foram confirmadas à coluna pelo presidente do PT em Vila Velha, Fabrício de Santana, e pelo presidente estadual do PCdoB, Neio Lúcio. Ambos participaram da reunião, assim como o presidente municipal do PCdoB, Professor Ramos, e o secretário estadual de Esportes, José Carlos Nunes (representando a Executiva Estadual do PT).
> Partidos aliados de Arnaldinho defendem Lorenzutti para vice-prefeito
O presidente estadual do PV, Fabrício Machado, não participou. Mas, segundo todas as fontes acima ouvidas pela coluna, as direções estaduais dos três partidos, incluindo a do PV, estão alinhadas com as decisões municipais e as validam, conforme acordo prévio firmado entre eles.
Resolvido esse último impasse, podemos dizer que os pré-candidatos da Febrasil na Grande Vitória são os seguintes:
Vitória: João Coser (PT)
Vila Velha: João Batista Babá (PT); vice: Rodrigo Moreira (PCdoB)
Serra: Professor Roberto Carlos (PT)
Cariacica: Célia Tavares (PT)
Viana: Fabrício Machado (PV)
> Sergio Vidigal: “Se Weverson chegar ao 2º turno, será o prefeito da Serra”
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui