fbpx

Coluna Vitor Vogas

Partidos aliados de Arnaldinho defendem Lorenzutti para vice-prefeito

Em “Carta de Apoio”, seis partidos da coligação do prefeito declaram que preferem vereador, entre outros pontos, por ele ser “filho de Vila Velha”

Publicado

em

Arnaldinho Borgo abraça Bruno Lorenzutti

Arnaldinho Borgo abraça Bruno Lorenzutti

O presidente da Câmara de Vila Velha, Bruno Lorenzutti (MDB), ganhou o apoio declarado de seis partidos aliados para ser o candidato a vice-prefeito na chapa liderada pelo prefeito Arnaldinho Borgo (Podemos) em sua campanha à reeleição. Os seis partidos pertencem à coligação que será encabeçada por Arnaldinho na eleição municipal em Vila Velha.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Para formalizar esse apoio, uma carta em defesa do nome de Lorenzutti foi assinada pelos presidentes estaduais do Republicanos (Erick Musso), do Novo (Iuri Aguiar), do Partido Renovação Democrática (Joelma Costalonga), do Democracia Cristã (Marcos Caran), do Agir (Roque Monteiro) e do Partido da Mulher Brasileira (Adriano Rocha).

Receba as notícias da coluna no grupo de Whatsapp do Vítor Vogas.

Tirando o Republicanos, os partidos signatários da carta de apoio são pequenos. Juntos, porém, eles correspondem à maioria das 11 agremiações já reunidas na aliança pela reeleição de Arnaldinho. Com o MDB, partido do próprio Lorenzutti, o número chega a sete. O União Brasil também está na aliança e ainda deve ser procurado para assinar a carta.

O número de apoiadores, portanto, pode chegar a oito dos 11 integrantes da coligação. As duas legendas restantes são o Podemos, partido do próprio Arnaldinho, o PDT e o Partido Socialista Brasileiro (PSB).

> De tiros de fuzil a show gospel: os acenos de Arnaldinho ao voto conservador

O PSB não assinará a carta nem será procurado para fazê-lo, pois é precisamente quem disputa a indicação do vice de Arnaldinho. O concorrente direto de Bruno Lorenzutti é Cael Linhalis. No início de junho, respeitando o prazo legal, ele pediu exoneração do cargo de secretário de Planejamento de Vila Velha, justamente a fim se de manter habilitado a compor a chapa majoritária de Arnaldinho.

Ex-presidente da Cesan, Cael é pai do deputado federal Victor Linhalis (Podemos), que foi vice-prefeito de Arnaldinho na primeira metade do mandato, antes de tomar posse na Câmara Federal, em fevereiro de 2023.

O PSB é o partido do governador Renato Casagrande, principal aliado de Arnaldinho e de seu governo em Vila Velha, no plano estadual. A parceria política tem rendido grandes investimentos estaduais no município.

Para não melindrar o PSB nem o governador e seu governo, Arnaldinho tem tratado desse tema com a máxima cautela e discrição. Nos bastidores, contudo, o prefeito manifesta predileção por Bruno Lorenzutti como companheiro de chapa.

Presidente da Câmara de Vila Velha desde 2021, o vereador é parceiro político de Arnaldinho desde que eles eram colegas no Legislativo Municipal, na legislatura anterior (2017-2020). Os dois também foram correligionários no Podemos até março deste ano, quando Lorenzutti migrou para o MDB exatamente com o intuito de ampliar o leque de Arnaldinho e se manter como opção viável para ser o candidato a vice do prefeito.

> Vidigal: “Se Weverson chegar ao 2º turno, será o próximo prefeito”

Presidido no Estado pelo vice-governador Ricardo Ferraço, o MDB também faz parte da base do governo Casagrande.

Além do histórico de parceria e proximidade política entre Lorenzutti e Arnaldinho, o nome de Cael tem enfrentado resistências entre alguns aliados do prefeito em Vila Velha, pelo fato de ser de Colatina e não ter, segundo apontam, histórico de atuação nem identidade política com a cidade.

Bruno Lorenzutti comemorou a manifestação de apoio das seis siglas aliadas:

“Recebo com muita alegria. Isso demonstra que temos o carinho dos dirigentes partidários no sentido de entenderem que nosso nome converge positivamente na cidade e na esfera política. Fico muito feliz. Mas é o que sempre falo: sou aliado do governador e sou aliado de primeira hora do prefeito Arnaldinho, desde que esse projeto começou lá atrás. Vice é uma escolha muito pessoal do prefeito. Cabe ao prefeito tomar essa decisão, e vamos seguir o que ele decidir. Então essa é uma sinalização importante, mas sem pressão nem imposição”.

Arnaldinho Borgo e Bruno se cumprimentam em evento da PMVV

Na última terça-feira (25), Lorenzutti foi ao encontro do governador Renato Casagrande para tratar da composição da chapa de Arnaldinho. Teria ouvido dele que a escolha é toda de Arnaldinho e que não há “veto” a seu nome, até porque ele está no MDB e também é aliado do Governo do Estado.

> Ramalho é lançado a prefeito pelo PL e completa batismo político nas águas de Bolsonaro

O próprio Arnaldinho foi consultado por dirigentes partidários sobre a realização desse movimento da carta de apoio a Lorenzutti. Um deles foi o vereador Devanir Ferreira (Republicanos). O prefeito não teria apresentado nenhum impedimento, entendendo o pleito como legítimo.

Articulação de Erick

Segundo a apuração da coluna, o articulador da carta é o presidente estadual do Republicanos, Erick Musso. Foi ele quem contatou os dirigentes dos outros partidos para propor a carta e pedir as assinaturas. A informação é confirmada por um dos signatários, o presidente estadual do Agir, Roque Monteiro.

Reservadamente, os envolvidos estão tendo o cuidado de frisar que o movimento não é contra o PSB nem contra o Palácio Anchieta, mas que eles simplesmente preferem Lorenzutti.

Na “Carta de Apoio” a Lorenzutti, os dirigentes dos seis partidos que assinam elogiam o parlamentar:

“Entendemos a importância de apoio ao vereador e presidente da Câmara de Vila Velha Bruno Lorenzutti, como nosso pré-candidato à vaga de vice-prefeito na chapa encabeçada [por Arnaldinho Borgo]. O vereador Bruno Lorenzutti é filho de Vila Velha, experiente, capacitado, agregador e reúne confiança e todas as características necessárias e importantes.”

O desconforto com o fato de Cael ser de Colatina aparece, implicitamente, no trecho em que se destaca que o presidente da Câmara Municipal é “filho de Vila Velha”.

> Gilvan da Federal é lançado ao Senado pelo partido de Jair Bolsonaro


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui