fbpx

Coluna Vitor Vogas

Os candidatos que serão apoiados por Euclério nas Eleições 2026

Ricardo para governador é fácil. Mas prefeito abre sua lista inteira, revelando, um por um, quem serão seus candidatos a cada cargo em nível estadual

Publicado

em

Ricardo Ferraço e Euclério Sampaio em evento pré-eleitoral em Cariacica. Foto: Divulgação

Ricardo Ferraço e Euclério Sampaio em evento pré-eleitoral em Cariacica. Foto: Divulgação

Como é público e notório, o prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB), apoia o vice-governador Ricardo Ferraço (MDB) para governador do Espírito Santo em 2026. “Apoiar” é pouco. Euclério se estabeleceu como o maior cabo eleitoral de Ricardo na Grande Vitória. O grau de engajamento do prefeito na pré-campanha do favorito de Casagrande foi demonstrado no evento organizado por ele, em favor de Ricardo, numa casa de shows em Cariacica, no dia 9 de junho.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Mas o vice-governador não é o único que poderá contar com a ajuda de Euclério em seus domínios nas próximas eleições gerais. Em conversa com a coluna, o prefeito abriu a sua lista, revelando, um por um, quem serão seus candidatos para cada cargo eletivo em nível estadual.

Receba as notícias da coluna no grupo de Whatsapp do Vítor Vogas.

Confira!

SENADO FEDERAL

Haverá duas cadeiras em disputa em cada uma das 27 unidades federativas. Pela lógica, cada agente político poderá dividir seu apoio entre dois candidatos. No caso de Euclério, o primeiro é mais certo do que encontrar a Avenida Expedito Garcia cheia de gente na manhã de segunda-feira: o governador Renato Casagrande (PSB).

A dúvida, então, repousa sobre o segundo nome. E é aqui que Euclério surpreende: a ex-senadora Rose de Freitas (MDB) terá seu apoio, se tentar retornar ao Senado.

“Para mim, se Rose for candidata, é ela. Tenho gratidão a ela. Terei dificuldade em apoiar um segundo candidato que não seja Rose, se ela vier candidata.”

> Denninho: no time Euclério & Ricardo Ferraço ou no time Pazolini? 

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Para a Câmara Federal, Euclério responde sem hesitar:

  • Messias Donato (Republicanos)
  • Gilson Daniel (Podemos)
  • Marcelo Santos (União Brasil)

São três aliados históricos de Euclério, principalmente em Cariacica. Ex-vereador da cidade, Messias foi feito deputado pelas mãos do prefeito. Até as eleições 2022, era um político de pouca expressão e estava inclusive sem mandato. Mas, com o empenho de Euclério em sua campanha e votação concentrada em Cariacica, chegou diretamente à Câmara.

No caso de Marcelo, sua aliança com Euclério remonta aos muitos mandatos que exerceram juntos na Assembleia, desde os anos 2000.

Apoiar esses três aliados é também, para Euclério, uma forma de tentar diminuir o tamanho de um grande adversário em Cariacica: o ex-prefeito Helder Salomão (PT), que deve buscar a reeleição para deputado federal.

> “O Democrata Cristão”: por vaga no Senado, Callegari troca PL por DC

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

O prefeito também responde sem titubear:

  • Denninho Silva (União)
  • Sandro Locutor (PP)
  • Lelo Couto (MDB)

Como há muitos candidatos no arco de alianças de Euclério, ele até dará um empurrãozinho para outros, mas os três acima serão os principais, como explica o prefeito:

“Vou abrir espaço para José Esmeraldo, Janete de Sá, Capitão Assumção, Lucas Polese, se eu puder ajudar… Mas os três em quem vou jogar minha força são esses três que falei.”

Denninho, além de sobrinho de Euclério, tem por ele uma fidelidade canina que remonta aos tempos em que foi seu assessor parlamentar na Assembleia, nos idos dos anos 2000. Será candidato à reeleição.

Sandro Locutor, além de ex-colega de Euclério na Assembleia, é seu atual secretário de Desenvolvimento Econômico em Cariacica.

Lelo é o presidente da Câmara de Cariacica desde o mandato passado, no primeiro governo de Euclério. À frente do Legislativo Municipal, tem atuado como um infalível guardião dos interesses da Prefeitura.

LEIA TAMBÉM

> Sérgio Meneguelli decidido a entrar no PSD, com as bênçãos de Hartung

> A volta do MDB? Partido de Ricardo está montando um chapão de ex-prefeitos e da velha guarda

> Vereadores de Vitória criam auxílio-alimentação para eles mesmos