fbpx

Coluna Vitor Vogas

Ciro Nogueira avaliza candidatura de Arnaldinho a governador pelo PP

Com a chancela do presidente nacional do partido, prefeito de Vila Velha decide se filiar ao PP, segundo Victor Linhalis, fiel escudeiro de Arnaldinho. Próximo passo é agendamento do ato de filiação e lançamento oficial da pré-candidatura. Leia aqui os detalhes

Publicado

em

No sentido da leitura: Josias da Vitória, Ciro Nogueira, Arnaldinho Borgo e Victor Linhalis

No sentido da leitura: Josias da Vitória, Ciro Nogueira, Arnaldinho Borgo e Victor Linhalis

O senador Ciro Nogueira avalizou, nesta terça-feira (30), a pré-candidatura de Arnaldinho Borgo a governador do Espírito Santo pelo Progressistas (PP). Ciro é o presidente nacional do partido. A informação é dos deputados federais Josias Da Vitória, presidente estadual do PP, e Victor Linhalis (Podemos), fiel escudeiro político do prefeito de Vila Velha. Ciro deu seu aval pessoalmente a Arnaldinho, em reunião realizada em Brasília, na presença de Da Vitória e Victor. Com isso, segundo Victor, Arnaldinho tomou sua decisão: vai mesmo se filiar ao PP.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

O próximo passo é o agendamento do ato de filiação e de lançamento oficial da pré-candidatura de Arnaldinho ao Palácio Anchieta, com a presença do próprio Ciro Nogueira.

Receba as notícias da coluna no grupo de Whatsapp do Vítor Vogas.

“Sim, sim. Com o aval do Ciro e do Da Vitória, o presidente nacional e o estadual, Arnaldinho vai se filiar ao PP. A reunião de hoje foi conclusiva no sentido de o Arnaldinho se apresentar como candidato a governador do Espírito Santo. Ele explicou o projeto que quer construir no Espírito Santo, de ser um candidato do diálogo e da união com todas as siglas que têm capacidade de diálogo. O Ciro foi muito receptivo e avalizou o projeto. Era só o que faltava para o Arnaldinho: a chancela do presidente nacional. O Ciro pediu para que se faça a data do evento de filiação e, consequentemente, de chancela ao projeto de governo”, relatou Victor Linhalis.

Vice-prefeito de Arnaldinho de 2021 a 2022 e eleito como “o deputado federal do Arnaldinho”, Victor afirmou que o prefeito está “com os pés no chão”. “Ele está conversando com todos, fazendo uma construção a várias mãos e tendo o Ciro Nogueira como avalista desse projeto, junto com o Da Vitória.”

O próprio Da Vitória confirmou que, durante a conversa, Ciro deu a Arnaldinho todas as garantias que ele precisava ouvir da boca do presidente nacional a fim de ter a segurança necessária para dar o passo final de ingresso no PP. A maior delas: garantia de legenda; a certeza de que, entrando no PP, ele poderá construir pelo partido a sua pré-candidatura a governador do Espírito Santo.

“Essa é a intenção clara do Arnaldinho, e ele terá a legenda. O Ciro deu a ele essa segurança de que, estando alinhado com o nosso Diretório Estadual, como ele está fazendo, ele terá garantia de disputa aqui”, disse Da Vitória. “A conversa foi conclusiva para o Arnaldinho na medida em que ele precisava de uma segurança para vir para cá. E ele ouviu que aqui ele terá essa segurança.”

Segundo o presidente estadual do PP, a filiação de Arnaldinho “foi bem encaminhada” no tête-à-tête com Ciro: “Ele deve se filiar em breve, sem cronograma nem data marcada. O Ciro tem uma relação muito clara e transparente com os diretórios estaduais. Ele está sempre muito alinhado com o que o Diretório Estadual propõe. Fui eu que solicitei a agenda e esta foi muito positiva. Arnaldinho teve muita sabedoria de saber afirmar que está disposto a dar continuidade à ‘construção’, foi essa a palavra que ele usou, de um projeto em que ele tem muita vontade de ser candidato a governador do Espírito Santo, e ele gostaria que fosse nesse campo”, relatou o dirigente estadual do Progressistas.

“Ciro respondeu ao Arnaldinho que ele é muito bem-vindo e que ele tem todas as condições de disputar a eleição aqui mediante essa construção que ele se propõe fazer”, completou Da Vitória.

Uma construção de candidatura majoritária não passa só pelo Progressistas, já que o partido compôs uma federação partidária com o União Brasil: o União Progressista. Em se tornando pré-candidato a governador pelo PP, o prefeito de Vila Velha passará a ser o pré-candidato dessa federação.

No Espírito Santo, o União Brasil, segunda perna da federação, é comandado pelo presidente da Assembleia Legislativa (Ales), Marcelo Santos. Arnaldinho já se reuniu, há poucas semanas, com Marcelo e Da Vitória, na Ales. Agora, segundo Da Vitória, antes de marcarem data de filiação, eles devem voltar a se sentar, para afinar o entendimento de todos.

E Euclério? E Da Vitória?? E Evair de Melo???

No último sábado (27), por exemplo, Marcelo Santos convidou o prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB), para se filiar ao União Brasil. Euclério lhe respondeu que só aceita o convite mediante duas condições: que ele possa ser candidato a senador pela Federação União Progressista e que tal federação se comprometa a apoiar o vice-governador Ricardo Ferraço (MDB) para governador.

O iminente ingresso de Arnaldinho no PP – logo, na federação –, para construir candidatura própria a governador, praticamente explode as chances de Euclério entrar no União Brasil. Primeiro, porque uma de suas condicionantes vai para o espaço: se Arnaldinho chega para ser pré-candidato a governador, não há, de antemão, compromisso por parte da federação em apoiar a pré-candidatura de Ricardo. Segundo porque não há espaço para todos eles na mesma federação. Por maior que seja o União Progressista, eles dificilmente lançarão duas candidaturas majoritárias (governador e senador) no Espírito Santo.

Aliás, será preciso observar de perto como ficarão, a partir da chegada de Arnaldinho, as aspirações majoritárias do próprio Da Vitória. Ele mesmo já admitiu, reiteradas vezes, interesse em pleitear um mandato majoritário (senador ou governador, com maiores chances para o primeiro). Se Arnaldinho passar a ser tratado, inclusive por Da Vitória, como o pré-candidato dessa federação ao Governo do Estado, ficam reduzidas, em tese, as chances de o próprio Da Vitória emplacar candidatura ao Senado. A menos que Arnaldinho não se viabilize e a coisa mude de figura lá na frente, entre março e julho do ano que vem…

Isso sem contar que o deputado federal Evair de Melo, também filiado ao PP, é sempre cotado para o Senado, muito embora, a priori, seja pré-candidato à reeleição.

Será preciso monitorar o desenrolar desse balaio.