fbpx

Coluna Vitor Vogas

“Não serei candidato a governador em 2026”, afirma Arnaldinho Borgo

Compromisso público foi assumido por prefeito de Vila Velha na manhã deste sábado, após a convenção em que foi formalizada sua candidatura à reeleição

Publicado

em

Arnaldinho afirmou que não será candidato a governador em 2026

Arnaldinho afirmou que não será candidato a governador em 2026

O prefeito Arnaldinho Borgo afirmou neste sábado (20), de maneira categórica: “Não serei candidato a governador em 2026”.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Arnaldinho deu a declaração, em entrevista à imprensa, logo após a convenção municipal conjunta do seu partido, o Podemos, e das outras 11 siglas que apoiam a sua reeleição. A pergunta ao prefeito de Vila Velha foi justamente sobre a possibilidade de ele, se reeleito, interromper o segundo mandato na metade para concorrer ao Palácio Anchieta daqui a dois anos. Ele foi taxativo: “Isso está fora de questão”.

Receba as notícias da coluna no grupo de Whatsapp do Vítor Vogas.

Arnaldinho ainda assumiu o compromisso de, em caso de reeleição, cumprir o seu segundo mandato na prefeitura até o fim, em 31 de dezembro de 2028. “Eu sonhei muito para chegar aqui. E, por ter sonhado muito para chegar aqui, eu quero de fato entregar uma Vila Velha nova, uma Vila Velha com avanços significativos para a cidade.”

Em 2026, o governador Renato Casagrande (PSB) não poderá emendar um terceiro governo seguido, o que deixa totalmente em aberto o cenário do pós-Casagrande no Espírito Santo. Aliado forte do governador, Arnaldinho é um dos políticos cujo nome é sempre especulado, inclusive neste espaço, como possível candidato à sucessão, dentro do grupo político do governador, em 2026.

Em tese, se reeleito em outubro – sobretudo se reeleito com votação consagradora –, o prefeito de Vila Velha se fortaleceria para galgar a uma posição maior já na próxima eleição estadual. No entanto, para disputar o Governo do Estado, ele teria de renunciar ao segundo mandato de prefeito seis meses antes do pleito, em abril de 2026.

> Eleição em Vila Velha: a Festa do Esquiva e Puxa de Ramalho com Arnaldinho

Daí o interesse na pergunta, a mesma que Arnaldinho certamente teria de responder bastante ao longo da campanha que está prestes a ser oficialmente deflagrada. A possibilidade de o atual prefeito vir a “abandonar” pela metade eventual segundo mandato poderia ser inclusive bem explorada por adversários nas urnas.

Também por isso, na primeira oportunidade – logo após o “ato inaugural” de sua campanha, a convenção deste sábado –, Arnaldinho fez questão de tirar essa hipótese da mesa. Ao rechaçar enfaticamente qualquer chance de não completar eventual segundo mandato, ele não só tranquiliza seu eleitorado como derruba, antes do tiro de largada, um argumento que oponentes poderiam utilizar contra ele.

“Não tenho intenção nenhuma de ser candidato em 2026. Estou focado em, até 2028, ser prefeito de Vila Velha, entregar o que nós planejamos em 2020 e o que estamos planejando agora de 2025 para 2028, deixar alguém em meu lugar após 2028 para que a cidade possa continuar caminhando rumo ao progresso, avançando cada dia mais nas políticas públicas e dando dignidade para as pessoas. É isso que eu quero”, afirmou o prefeito.

Por outro lado, Arnaldinho também fez questão de sublinhar: o fato de não ser candidato a nada em 2026 não quer dizer que ele ficará alheio à eleição estadual. Ao contrário, ele pretende apoiar e ajudar a eleger um candidato a governador:

“Além de não ser candidato [a governador em 2026], eu ajudarei quem for. O que eu posso afirmar para vocês é que eu estarei em algum projeto, ajudando a construir, para o Espírito Santo não cair em mãos de pessoas erradas”.

> Ramalho dá uma banana para Casagrande, Arnaldinho e antigo partido

A declaração de Arnaldinho deixa implícito que ele tende a apoiar um candidato à sucessão de Casagrande oriundo do mesmo grupo político do qual ele mesmo faz parte: aquele hoje liderado pelo atual governador. As palavras dele ecoam as do próprio Casagrande. Em entrevista a esta coluna em junho, o governador alertou para o risco de o Espírito Santo “cair em mãos erradas” em 2026, risco esse que, segundo ele, pode até levá-lo a completar o atual mandato no cargo, em vez de renunciar em abril de 2026 para ser candidato a senador.

A convenção

A convenção unificada da situação foi realizada das 9h às 12h, no Centro de Convenções de Vila Velha. Arnaldinho teve a candidatura oficializada e registrada na ata da Executiva Municipal do Podemos. Outros 11 partidos que apoiam o atual prefeito também formalizaram esse apoio e o ingresso na coligação encabeçada pelo Podemos.

Na soma dos 12 partidos, cerca de 240 postulantes ao cargo de vereador também tiveram a candidatura formalizada e registrada nas atas das respectivas agremiações. O candidato a vice-prefeito de Arnaldinho não foi anunciado. Segundo ele, ainda não foi definido.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui