fbpx

Coluna Vitor Vogas

Audifax anuncia sua vice na Serra. Coser faz o mesmo em Vitória

E mais: PP confirma apoio a Arnaldinho em Vila Velha; dois pontos que chamam a atenção no apoio de Evair a Arnaldinho; Meneguelli sinaliza apoio a Assumção contra Pazolini em Vitória; vice-prefeito será vice de novo em Viana; Du e Coronel Wagner na mesma chapa em Vitóra

Publicado

em

Da esquerda para a direita: Josias da Vitória (PP), Audifax Barcelos (PP), Nilza Cordeiro (PSDB) e Vandinho Leite (PSDB)

Da esquerda para a direita: Josias da Vitória (PP), Audifax Barcelos (PP), Nilza Cordeiro (PSDB) e Vandinho Leite (PSDB)

Noticiamos aqui ontem (5): na convenção do PSDB da Serra, realizada na véspera, três candidatos a prefeito da cidade foram cortejar o partido em busca de uma aliança na eleição municipal: o da situação, Weverson Meireles (PDT), e os opositores Audifax Barcelos (PP) e Pablo Muribeca (Republicanos). Na ocasião, o PSDB não disse “sim” para ninguém. Na ata, porém, o partido registrou sua pré-candidata a vice-prefeita: a servidora da saúde Nilza Cordeiro, até então “desacompanhada”.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Com isso, o deputado estadual Vandinho Leite, presidente dos tucanos no Espírito Santo, inverteu a “ordem normal” das coisas: em geral, o partido A decide apoiar o candidato B, coliga-se com o partido desse candidato e lhe indica um nome para a vice, que pode ou não ser escolhido. Ao fazer o contrário, Vandinho quis dizer o seguinte: quem quisesse levar o apoio do PSDB teria de levar junto a sua candidata a vice-prefeita. Essa era a condição para o apoio. Foi um leilão político legítimo.

Receba as notícias da coluna no grupo de Whatsapp do Vítor Vogas.

O ex-prefeito Audifax Barcelos topou atender à condição e encaixou a tucana em sua chapa. O anúncio foi feito nesta terça-feira (6): na Serra, o PSDB vai apoiar Audifax, que terá Nilza Cordeiro como companheira de chapa. O PSDB, assim, engrossa a coligação do ex-prefeito, encabeçada pelo PP e também composta por Avante e Agir.

Nilza, 55 anos, atuou em unidades de Saúde da Serra. Foi gerente de Trabalho no Sine da cidade, subsecretária da Mulher na Serra, gerente de Segurança Alimentar na Secretaria Estadual de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), gerente do Trabalho na mesma secretaria e diretora de taquigrafia parlamentar na Assembleia Legislativa.

Coser confirme a sua vice

Confirmando a informação publicada aqui ontem (5), o deputado estadual João Coser (PT), candidato à Prefeitura de Vitória, anunciou que sua candidata a vice-prefeita será Priscila Manso, presidente municipal do Partido Verde (PV). Ao lado do PCdoB, o PV é uma das siglas de esquerda que integra com o PT a Federação Brasil da Esperança.

João Coser e Priscila Manso

João Coser e Priscila Manso

Priscila tem 40 anos, é formada em Turismo e pós-graduada em Marketing Político. Estudou em Barcelona, na Espanha. Foi secretária executiva do Conselho de Juventude da Prefeitura de Vitória e conselheira do Conselho Nacional da Juventude, tendo participado da elaboração do Plano Nacional de Juventude. É militante do meio ambiente, das mudanças climáticas e da causa animal.

> O surfe político praticado por Weverson e Vidigal em busca do ouro eleitoral

Du e Coronel Wagner se unem

Ainda em Vitória, confirmando a tendência registrada aqui na semana passada, o coronel do Corpo de Bombeiros Militar Wagner Borges uniu-se ao empresário Eduardo Spadetto (Avante), mais conhecido como Du da Kawasaki, em uma mesma chapa à Prefeitura de Vitória.

Du será o candidato a prefeito, enquanto Wagner, morador de Vila Velha, será o candidato a vice-prefeito. A convenção do Avante foi realizada na noite de ontem (5), na Câmara Municipal de Vitória.

O partido Solidariedade, que ia apoiar Pazolini, agora vai se coligar com o Avante e apoiar essa chapa em Vitória. Em julho, a legenda sofreu uma intervenção da direção nacional no Espírito Santo. Até então, estava sob o controle do presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos (União Brasil), apoiador de Pazolini.

PP confirma apoio a Arnaldinho em Vila Velha

Em Vila Velha, o Progressistas anunciou que vai mesmo apoiar a reeleição do prefeito Arnaldinho Borgo (Podemos). Na manhã do último sábado (3), a Executiva Municipal do partido realizou sua convenção, delegando à Executiva Estadual o poder de decisão sobre aliança em Vila Velha na eleição para prefeito.

A Estadual do PP é presidida pelo deputado federal Josias da Vitória, que nunca escondeu a preferência pessoal pela opção de apoiar Arnaldinho.

Josias da Vitória (PP), Arnaldinho Borgo (Podemos) e Evair de Melo (PP)

Josias da Vitória (PP), Arnaldinho Borgo (Podemos) e Evair de Melo (PP)

A foto que fala por si foi publicada ontem (5). O que mais chama a atenção nela, na verdade, é a presença do segundo principal líder do PP no Espírito Santo: Evair de Melo.

> Pazolini está isolando a ilha de Vitória? Ele responde aos adversários

O apoio de Evair a Arnaldinho

O apoio de Evair a Arnaldinho chama a atenção por dois motivos.

Em primeiro lugar, na categoria “bolsonaristas fanáticos”, Evair está na mesma prateleira do senador Magno Malta e do deputado federal Gilvan da Federal (ambos do PL). É daqueles que, se Lula descobrisse a cura milagrosa para todo tipo de câncer, faria post reclamando da demora.

Ora, o candidato do PL e de Bolsonaro em Vila Velha, aquele que se arvora em “único representante da direita”, é o Coronel Alexandre Ramalho, adversário de Arnaldinho.

Ao apoiar o atual prefeito, o deputado bolsonarista dá as costas para o candidato bolsonarista em Vila Velha.

Arnaldinho de esquerda? Agora deu nó…

Ramalho tem repetido que Arnaldinho é de esquerda e que “Vila Velha não pode continuar sendo governada pela esquerda”. Se Ramalho está certo, Evair está apoiando alguém que “pode transformar Vila Velha numa Venezuela”.

Coisas da política.

> João Coser se lança em Vitória prometendo campanha com Lula e por ele

No mesmo palanque de Casagrande

O segundo motivo pelo qual a escolha de Evair chama a atenção é que o principal parceiro político e apoiador da reeleição de Arnaldinho é ninguém menos que o governador Renato Casagrande. Tanto que o PSB, partido de Casagrande, emplacou Cael Linhalis como seu candidato a vice-prefeito.

Ora, no atual cenário político estadual, Evair é um dos maiores críticos e adversários políticos de Casagrande.

Agora, em Vila Velha, Evair e Casagrande estão no mesmo palanque.

Vice de novo” em Viana

Completando o giro de confirmações, o atual vice-prefeito de Viana, Fábio Dias (MDB), foi anunciado como candidato a vice novamente na chapa do atual prefeito, Wanderson Bueno (Podemos). O anúncio foi feito na convenção do Podemos em Viana, no sábado (3) de manhã.

PSD em Vitória: tudo em aberto

Na Capital, a Executiva Municipal do Partido Social Democrático (PSD) delegou à direção estadual as definições relativas à eleição à Prefeitura de Vitória. O presidente municipal do PSD é o deputado estadual Fabrício Gandini, apoiador declarado do ex-prefeito Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB) até outro dia.

Na noite de ontem (5), Gandini compareceu à convenção do PDT na Serra e declarou apoio pessoal a Weverson Meireles. No município, o partido de Gandini está na coligação encabeçada por Pablo Muribeca (Republicanos), oponente de Weverson.

Assim, Gandini deu uma amostra de que não necessariamente subirá no palanque do próprio partido em algumas cidades. Uma delas poderá ser, precisamente, Vitória, onde o PSD estadual namora com o prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos).

> Pazolini pode ser candidato a governador em 2026? Ele responde

Meneguelli sinaliza apoio a Assumção

Falando nisso, o namoro do PSD estadual com o Republicanos de Pazolini em Vitória tem a ver com Colatina. No Espírito Santo, o PSD é presidido pelo ex-deputado estadual Renzo Vasconcelos, candidato a prefeito do município do noroeste. Em convenção no último domingo (4), a direção municipal do Republicanos decidiu não lançar o deputado estadual Sergio Meneguelli a prefeito, e sim apoiar a candidatura de Renzo.

Efeito colateral imediato: no dia seguinte, segunda-feira (5), Meneguelli publicou uma foto na Assembleia com três colegas de plenário: Capitão Assumção, candidato a prefeito de Vitória pelo PL, Hudson Leal e Alcântaro Filho. Os dois últimos são seus correligionários e colegas na bancada do Republicanos.

Post de Sérgio Meneguelli com Alcântaro Filho, Capitão Assumção e Hudson Leal

Post de Sérgio Meneguelli com Alcântaro Filho, Capitão Assumção e Hudson Leal

A legenda da foto postada por Meneguelli em suas redes sociais indica seu possível apoio eleitoral a Assumção em Vitória: “Três republicanos, com um Capitão do PL”. Se levado ao pé da letra, o deputado colatinense está contra o candidato do próprio partido: Pazolini.

Não seria o primeiro.

Ao lado de Meneguelli na foto, Hudson Leal também apoia Assumção em Vitória.

Desde que teve a candidatura ao Senado barrada pelo Republicanos em 2022, Meneguelli tem uma relação ruim e turbulenta com o partido e seus dirigentes estaduais, incluindo o presidente no Espírito Santo, Erick Musso, principal articulador político de Pazolini.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui