fbpx

Coluna Vitor Vogas

A influência de Euclério Sampaio nas eleições internas do PT. Do PT?!?

Ex-vereador do PT que tem cargo na gestão de Euclério ajudou a impor derrota a aliada de Helder Salomão na disputa pela presidência do partido em Cariacica

Publicado

em

Euclério Sampaio

Euclério Sampaio é prefeito de Cariacica

Os filiados ao Partido dos Trabalhadores (PT) votaram, no último domingo (6), para escolher o próximo presidente estadual e os próximos presidentes do partido nos municípios. Em Cariacica, o prefeito Euclério Sampaio, filiado ao MDB e notoriamente avesso ao PT, não votou. Mas, por intermédio de aliados, exerceu considerável influência no processo local e no resultado da disputa em “seus domínios”.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

O atual presidente do PT em Cariacica, Luiz Carlos Gaurink, foi reeleito para o cargo. Renovou seu mandato por mais quatro anos. Gaurink é membro da Construindo um Novo Brasil (CNB), corrente da deputada federal Jack Rocha. A outra candidata à presidência do partido em Cariacica era a vereadora Ilona Açucena. Integrante do campo Pra Voltar a Sonhar, ela é aliada do deputado federal Helder Salomão – de quem Euclério é adversário. Na disputa contra Gaurink, também foi apoiada pelos deputados estaduais João Coser e Iriny Lopes e pelo senador Fabiano Contarato

Receba as notícias da coluna no grupo de Whatsapp do Vítor Vogas.

Na Câmara de Cariacica, dos 19 atuais vereadores, Açucena é a única que faz oposição à gestão de Euclério. Eventual chegada da vereadora ao comando do PT em Cariacica não convinha ao prefeito e a seu grupo…

O próprio Euclério, procurado pela coluna, disse preferir não se manifestar sobre o tema. Mas é fato confirmado em nossa apuração: o assessor executivo de Manutenção de Regional 3, André Lopes (PSB), ex-vereador pelo PT, ajudou politicamente o prefeito na eleição do PT em Cariacica. Nas semanas que antecederam a votação, o assessor de Euclério cumpriu papel fundamental na bem-sucedida estratégia para derrotar Açucena.

Para quem ainda tinha alguma dúvida quanto à influência de Euclério no processo, o deputado estadual Denninho Silva (União) tratou de dissipá-la: chegou a parabenizar o prefeito do município, em pronunciamento na Assembleia Legislativa na segunda-feira (7), tratando a derrota de Açucena e do grupo de Helder, explicitamente, como uma vitória de Euclério Sampaio. Além de sobrinho, Denninho é aliado leal e incondicional de Euclério.

E até na Câmara de Vitória a influência do prefeito de Cariacica repercutiu, em discurso do vereador Armandinho Fontoura (PL), que fez alusão ao mesmo fato da tribuna, na manhã de segunda-feira: “O prefeito Euclério Sampaio não perde uma! Nem eleição do PT ele está perdendo”.

A participação de André Lopes

Hoje ocupando cargo comissionado na Prefeitura de Cariacica – equivalente a um “prefeitinho” da Regional 3 –, André Lopes é peça-chave neste relato. Para se entender melhor os bastidores da disputa “interna” (ou não tão “interna”) do PT no município, é preciso conhecer o personagem.

Atualmente no PSB, André Lopes militou por muitos anos no PT. Chegou a presidir a Executiva do partido em Cariacica, de 2020 a 2023. Na geografia interna do PT, ele é membro de um grupo minoritário intitulado “Nas Ruas e nas Redes”.

> Quem é a única vereadora de oposição a Euclério em Cariacica

Em 2019, a participação de André foi decisiva para dar a vitória para Jack Rocha na eleição interna do PT pela presidência estadual, contra o deputado federal e ex-prefeito de Cariacica Helder Salomão.

Naquele ano, o presidente não foi definido por consulta direta aos filiados, mas num congresso estadual. Cada chapa teve direito a participar do congresso do PT com um determinado número de delegados, proporcional à votação obtida na consulta direta à militância. A chapa de André tinha poucos delegados – bem menos que as de Jack Rocha e Helder, que polarizaram a disputa. Mas, no momento decisivo, André selou um acordo com a corrente de Jack (CNB), levando sua delegação, fiel da balança, a votar em Jack. Esses poucos votos a mais fizeram toda a diferença, dando a Jack a vitória sobre Helder por margem mínima.

Jack, então, tornou-se a presidente estadual do PT. No ano seguinte, em 2020, André Lopes elegeu-se vereador de Cariacica. Pelo PT, exerceu a maior parte do mandato. Mesmo enquanto esteve no partido, foi aliado e membro da base de Euclério Sampaio na Câmara Municipal. No meio do mandato, rompeu com o grupo de Jack Rocha. Nas eleições de 2022, nem sequer conseguiu legenda do PT para ser candidato a deputado estadual. Decidiu, então, migrar para o PSB, partido do governador Renato Casagrande (PSB).

Continuou na base de Euclério até o fim de 2024, quando tentou, sem sucesso, a reeleição. Sem mandato, recebeu do prefeito um agraciamento: no dia 7 de janeiro, foi nomeado, com salário de R$ 15 mil, para o cargo de assessor executivo de Manutenção da Regional 3, criado no mesmo dia por meio de projeto da Prefeitura de Cariacica aprovado pela Câmara.

Nesta disputa “interna” do PT em Cariacica, ante o “risco” de chegada da vereadora Açucena à direção local, André Lopes colocou seus préstimos a serviço de Euclério. Mesmo fora do PT, ele conserva fortes relações com muita gente dentro do partido no município. Mantém relativa influência. Mobilizou, então, seu pessoal para apoiar Gaurink e votar em peso nele, contra Açucena. Não que Gaurink seja um aliado de Euclério. Não se trata disso. É que simplesmente, para Euclério e sua gestão, uma vitória de Açucena teria sido muito pior.

Chapa silenciosa na disputa estadual

Fica também um registro importante. Sem nenhuma divulgação, o grupo ainda ligado a André Lopes registrou uma chapa na disputa pela formação da Executiva Estadual do PT, chamada “Resistir e Lutar nas Ruas e nas Redes”.

Nessa disputa específica, a vencedora foi a chapa do deputado estadual João Coser, “A Estrela Tem que Brilhar”, com 3.736 votos. A de Jack Rocha ficou em segundo, com 2.671 votos. A dos aliados de André Lopes ficou longe, com 354 votos (só 5,2% dos válidos). Mas isso dá a essa chapa minoritária direito a representação na próxima Executiva Estadual, a ser instalada em setembro.

Por incrível que pareça, a chapa dos aliados de André Lopes foi a mais votada em Viana, com 147 votos.

> Cariacica: vereadora do PT é alvo de pedido de cassação

O discurso de Armandinho

Na Câmara de Vitória, em tom um tanto jocoso, o vereador Armandinho Fontoura (PL) comentou diretamente a “participação” de Euclério nas eleições do PT.

“Lá em Cariacica, Helder Salomão tomou uma coça junto com a vereadora Açucena. E eu acho que teve uma presença especial que participou dessa eleição. Eu acho que teve uma participação do líder da cidade. O prefeito Euclério Sampaio não perde uma! Nem eleição do PT ele está perdendo”, ironizou o vereador do PL, na segunda-feira (6)..

O que diz Luiz Carlos Gaurink

O presidente reeleito do PT em Cariacica, Luiz Carlos Gaurink, manifestou seu respeito ao prefeito da cidade, mas atribuiu sua vitória eleitoral a fatores que passam longe de Euclério. Seu triunfo, segundo o dirigente, está ligado à insatisfação da militância petista com o que ele chama de “monopólio do grupo de Helder”. Segue sua nota completa:

Tenho o maior respeito pelo prefeito Euclério, mas nossa vitória foi a insatisfação da militância de Cariacica com o monopólio do grupo do deputado federal Helder Salomão, que se juntou com o grupo da deputada Iriny, o senador Contarato e a superintendente do Incra, Penha Lopes, que já foi presidenta do partido, e mesmo assim não nos derrotaram.

O grupo deles sempre ficava com a maioria na Executiva, deixando o partido parado, o que nos fez perder diversas lideranças, inclusive com mandato. Perderam o contato com a base, o que nunca deixamos de fazer. A votação foi a resposta da militância cansada de ver o PT perdendo protagonismo, o que vamos retomar imediatamente, pois ganhamos a chapa municipal e a presidência, o que também aconteceu na instância nacional.

Luiz Carlos Gaurink é presidente do PT em Cariacica desde novembro de 2023, tendo substituído André Lopes no cargo.

Investidas contra Açucena na Câmara de Cariacica

Em junho, o vereador Sérgio Camillo (União) protocolou representações contra a vereadora Açucena na Câmara de Cariacica, dirigidas à Corregedoria (órgão disciplinar ainda não constituído de verdade), por alegada quebra de decoro parlamentar. Ele a acusa de ter ferido sua honra em pronunciamentos em plenário. Açucena repudia tais acusações.

As representações foram enviadas à Procuradoria, órgão jurídico da Câmara, para análise.

Camillo é um dos principais aliados de Euclério no Legislativo Municipal.

LEIA TAMBÉM

> João Coser está matematicamente eleito presidente estadual do PT

> Saiba quem vai comandar o PT nas grandes cidades da Grande Vitória

> Lula pode visitar o Espírito Santo na próxima sexta-feira (110