fbpx

Coluna Vitor Vogas

Lula pode visitar o Espírito Santo na próxima sexta-feira

Nova previsão é confirmada pela presidente estadual do PT-ES. Saiba o que ele anunciará, no norte do ES, se visita desta vez se concretizar

Publicado

em

Lula pode viajar ao Espírito Santo no dia 11/07/2025. Foto: Reprodução da internet

Lula pode viajar ao Espírito Santo no dia 11/07/2025. Foto: Reprodução da internet

Pode soar como notícia velha, repetida, mas não é. Após ter ficado no “quase” por três vezes só neste ano (a última delas, por um triz), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pode visitar o Espírito Santo nesta semana. A visita ainda não está confirmada, mas existe a previsão de que Lula participe de solenidades oficiais em municípios do norte capixaba na próxima sexta-feira (11).

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Segundo a deputada federal Jack Rocha, presidente do PT no Espírito Santo, a previsão de fato existe, mas ainda carece de confirmação oficial por parte da Secretária-Geral da Presidência da República. A pasta já está em contato com movimentos sociais com atuação no Estado.

Receba as notícias da coluna no grupo de Whatsapp do Vítor Vogas.

Se Lula de fato vier ao Espírito Santo, deve participar do lançamento do Programa de Transferência de Renda (PTR) aos pescadores e agricultores atingidos pelo rompimento da barragem de Mariana, como parte do acordo de Repactuação da Bacia do Rio Doce e do litoral capixaba.

Além disso, Lula deve “lançar”, oficialmente, o curso de Medicina no campus da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) em São Mateus, aprovado pelo Ministério da Educação (MEC) e anunciado pelo ministro Camilo Santana (PT), no fim de maio. Após a seleção este ano, a primeira turma deve se matricular no primeiro semestre letivo de 2026.

> João Coser está matematicamente eleito presidente estadual do PT

Além disso, Lula deve anunciar novos investimentos referentes ao Plano de Aceleração do Crescimento (PAC 3, ou Novo PAC) para áreas como saúde e agricultura.

O cancelamento anterior

Desde fevereiro, a “visita de Lula ao norte do Espírito Santo” já bateu na trave em três oportunidades. Na última delas, em maio, a bola bateu no travessão, quicou em cima da linha e saiu.

A viagem de Lula estava oficialmente programada para o dia 16 de maio (uma sexta-feira). A agenda no Estado previa dois eventos. Primeiramente, o presidente faria anúncio relacionado ao Acordo de Mariana em benefício de comunidades quilombolas, na região histórica de Sapê do Norte, localizada na zona rural, entre os municípios de São Mateus e Conceição da Barra.

> Saiba quem vai comandar o PT nas cidades da Grande Vitória

Depois, às 15 horas, ele entregaria 917 moradias populares no Residencial Mata do Cacau, situado no bairro Aviso, na periferia de Linhares, e construído por meio do programa habitacional “Minha Casa, Minha Vida”.

No dia 10 de maio, a assessoria de imprensa da Presidência chegou a incluir a viagem ao Espírito Santo, com as duas solenidades, entre os “destaques previstos da agenda do presidente Lula para os próximos dias”, em uma lista de transmissão direcionada a jornalistas. Na terça-feira (13), o próprio Lula, durante viagem oficial à China, também confirmou a ida ao Estado, em vídeo publicado em suas redes sociais: “Regresso ao Brasil para ir diretamente ao Espírito Santo”.

No entanto, a viagem de Lula foi cancelada em razão da decisão do presidente de comparecer ao velório do ex-presidente do Uruguai José Pepe Mujica, falecido no dia 13 de maio, durante a viagem de Lula à China, três dias antes das solenidades previstas no Espírito Santo. Como Lula, ao retornar da China, seguiu diretamente para o Uruguai, sua presença em terras capixabas ficou impossibilitada.

> Do barraco no morro à Câmara de Vitória: quem é o Professor Jocelino Júnior