fbpx

Coluna Vitor Vogas

Vila Velha acaba de ganhar dois novos vereadores

Após cassação de Joel Rangel e Devacir Rabello, cartório eleitoral da cidade realizou hoje a recontagem dos votos de 2020 e diplomou os novos eleitos

Publicado

em

Fábio Barcellos e Heliosandro Mattos (no centro, de camisas claras) comemoram a confirmação matemática de que foram eleitos na recontagem dos votos de 2020. Foto: Vitor Vogas

Vila Velha tem dois novos vereadores. Na tarde desta quinta-feira (29), em cerimônia de recontagem dos votos realizada no cartório da 32ª Zona Eleitoral, na Praia da Costa, o ex-vereador Heliosandro Mattos (PDT) e o guarda municipal Fábio Barcellos (PP) foram declarados eleitos.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Neste último ano da atual legislatura, os dois vão substituir Joel Rangel (PTB) e Devacir Rabello (PL), cassados na semana passada por decisão unânime do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em julgamento de ações protocoladas exatamente pelos dois candidatos que agora assumem suas vagas na Câmara de Vila Velha.

Receba as notícias da coluna no grupo de Whatsapp do Vítor Vogas.

Nas ações, Heliosandro e Fábio Barcellos acusaram as chapas de Joel e Devacir de terem fraudado a cota de gênero na eleição municipal de 2020. O TRE-ES não acolheu a tese dos dois suplentes, que recorreram ao TSE.

Na última instância, então, eles tiveram ganho de causa. Entendendo que a cota de gênero foi mesmo fraudada em Vila Velha pelo PTB e pela Democracia Cristã (partido pelo qual Devacir se elegeu em 2020), a Corte Superior anulou todos os votos obtidos pelos candidatos de ambas as chapas e, consequentemente, cassou os mandatos de Joel e Devacir.

Neste quinta-feira (29), sem contabilizar os votos anulados, a equipe do cartório eleitoral de Vila Velha realizou cerimônia pública para realização do novo cálculo de distribuição das vagas. A nova matemática confirmou o esperado: Heliosandro e Fábio Barcellos, proponentes das ações, herdaram os mandatos (que se encerram no fim do ano).

Os dois vereadores eleitos a posteriori se abraçam após a confirmação oficial do resultado da recontagem. Foto: Vitor Vogas

Aos 57 anos, Heliosandro é um veterano da política canela-verde. Prestes a assumir seu quarto mandato na Câmara, ele foi secretário municipal de Educação entre 2009 e 2010, na primeira metade da administração de Neucimar Fraga (2009-2012). A educação, por sinal, será o foco de atuação do parlamentar nesse “mandato tampão” que exercerá até o fim do ano.

Heliosandro diz que está avaliando se permanecerá ou não no PDT. A janela para a troca legal de partido dos vereadores em fim de mandato (ou que assumem o mandato no fim) começará na próxima quinta-feira (7 de março), ficando aberta até 5 de abril.

Já Fábio Barcellos, 45 anos, está assumindo o seu primeiro mandato. Ele é professor de Geografia e membro efetivo da Guarda Municipal de Vila Velha. Afirma que, nos cerca de dez meses de mandato que terá, pretende se concentrar em propostas para melhorar a segurança pública. Ele é vice-presidente da Executiva Municipal do PP, mas diz não saber se continuará filiado ao partido para disputar a reeleição.

Tanto Heliosandro quanto Fábio afirmam que não chegarão à Câmara como membros da base do prefeito Arnaldinho Borgo (Podemos). “Não somos governo”, enfatiza o primeiro, ecoado pelos segundo: “Vamos ouvir a cidade”.

Tecnicamente, os dois já estão diplomados e já são considerados vereadores. Mas a cerimônia simbólica de diplomação ocorrerá na próxima segunda-feira (4), no mesmo cartório eleitoral.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui