fbpx

Coluna Vitor Vogas

Vereador de oposição a Pazolini se filia a partido de Casagrande

União Brasil fecha apoio a Arnaldinho; Júnior Corrêa no Novo em Cachoeiro; Zezito, Ivan, Hércules… membros da velha guarda definem sigla para voltar

Publicado

em

O vereador Vinícius Simões quer abertura da CPI das Emendas. Foto: Divulgação

Uma das três vozes de oposição ao prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos) na Câmara de Vitória, o vereador Vinicius Simões decidiu trocar o Cidadania pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB). Vinicius buscará renovar o mandato na Câmara pela legenda do governador Renato Casagrande, de quem é aliado.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

“Vejo no PSB, principalmente na figura do governador do Estado, um partido equilibrado, focado no interesse público, determinado em melhorar a vida dos capixabas. Vou para o PSB não apenas para disputar uma eleição, mas para continuar transformando e protegendo os moradores da nossa cidade de Vitória”, explicou.

Receba as notícias da coluna no grupo de Whatsapp do Vítor Vogas.

O parlamentar anunciou sua saída do Cidadania (antigo PPS) na noite dessa terça-feira (2), em uma carta na qual agradeceu a companheiros com quem conviveu no partido, pelo qual sempre militou.

Vinicius está em seu terceiro mandato na Câmara de Vitória. Ele chegou a presidir o Legislativo Municipal no biênio 2017-2018. Na última eleição municipal, em 2020, o vereador ficou como 1º suplente do Cidadania. Entre 2021 e 2022, foi assessor no governo Casagrande. Assumiu o atual mandato no começo de 2023, no lugar de Denninho Silva, que “subiu” para a Assembleia Legislativa.

Desde 2022, o Cidadania compõe uma federação partidária com o PSDB. No Espírito Santo, assim como no país, o partido do ex-prefeito de Vitória Luciano Rezende está derretendo a olhos vistos. Com a saída de Vinicius, não resta mais ninguém com alguma expressão política exercendo mandato na Grande Vitória. A sigla não tem nenhum representante na Assembleia, tampouco na bancada do Espírito Santo no Congresso Nacional.

União Brasil com Arnaldinho

Presidido no Espírito Santo por Felipe Rigoni, o União Brasil anunciou apoio à reeleição do prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (Podemos). Rigoni fechou questão na manhã desta quarta-feira (3), em reunião com Arnaldinho e o presidente da Câmara de Vila Vilha, Bruno Lorenzutti, recém-filiado ao MDB e fortemente cotado para ser o candidato a vice na chapa do atual prefeito.

O União assim se junta a Podemos, MDB e PSB, entre outros partidos que certamente estarão na extensa coligação que Arnaldinho está montando.

O partido de Rigoni também anunciou a filiação de dois vereadores com mandato que pleitearão a reeleição em Vila Velha: Tita (ex-PSB) e Welber da Segurança (ex-PSDB).

Zezito, Ivan, Hércules… Velha guarda querendo voltar

Após ter exercido cinco mandatos consecutivos na Câmara de Vitória, de 1997 a 2016, o ex-vereador Zezito Maio quer voltar. Para isso, filiou-se ao Progressistas (PP). Na Capital, o partido apoiará a reeleição do prefeito Lorenzo Pazolini e tem a primazia para indicar seu candidato a vice-prefeito.

Já em Vila Velha, o ex-deputado estadual Hércules Silveira também se filiará ao PP para tentar voltar à Câmara Municipal. Antes de chegar à Assembleia, ele exerceu cinco mandatos como vereador no município, entre 1992 e 2005.

Enquanto isso, o ex-vereador Ivan Carlini tentará retornar à Câmara de Vila Velha pelo Podemos, o partido de Arnaldinho. Carlini foi vereador por muitos mandatos seguidos e presidiu o Legislativo Municipal por incríveis 12 anos seguidos, de 2009 a 2020.

Júnior Corrêa entra no Novo em Cachoeiro

Em Cachoeiro de Itapemirim, o vereador Júnior Corrêa filiou-se ao partido Novo na noite dessa terça-feira (2). Juninho, como é mais conhecido, estava no Partido Liberal (PL). Até 14 de fevereiro, ele era o pré-candidato do partido de Bolsonaro a prefeito da maior cidade do sul capixaba. Mas, após desentendimentos com o senador Magno Malta, presidente estadual da legenda, decidiu desistir da pré-candidatura, licenciar-se do mandato e voltar para o seminário para se ordenar padre.

Em Cachoeiro, no momento, o Novo está alinhado com o grupo do deputado estadual Theodorico Ferraço, que comanda o PP no município. O vice-presidente municipal da sigla, um degrau abaixo de Ferraço, é ninguém menos que o pai de Juninho, o empresário Zezé da Cofril.

Já o candidato do PL à prefeitura passou a ser o vereador Léo Camargo.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui