Coluna Vitor Vogas
Euclério diz que aceita ir para o União Brasil. Com condições
Prefeito de Cariacica foi convidado por Marcelo Santos para se filiar ao partido, que vai compor federação com o Progressistas

No sentido da leitura: Marcelo Santos, Renato Casagrande e Euclério Sampaio
O prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB), foi convidado no último sábado (27) pelo presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos, para se filiar ao União Brasil. Desde agosto, o União é presidido no Espírito Santo por Marcelo. Com o Progressistas (PP), o partido integra a Federação União Progressista.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Euclério afirma que topa o convite, com duas grandes condições. A primeira é a garantia de legenda para que ele seja candidato a senador. A segunda é que a Federação União Progressista apoie a candidatura do vice-governador Ricardo Ferraço (MDB) ao Palácio Anchieta. Apoiado por Euclério, Ricardo é o pré-candidato preferencial do governador Renato Casagrande (PSB), que também planeja disputar um lugar no Senado.
Se Euclério for para o União Brasil, ele se compromete a levar consigo o deputado federal Messias Dontao. Filiado ao Republicanos, Messias é afilhado político de Euclério. “Se eu entrar, ele também entra”, diz o prefeito.
Diferentemente de prefeitos e outros chefes do Poder Executivo (como Euclério), deputados federais não podem trocar de partido a qualquer tempo, sob o risco de serem cassados por infidelidade partidária. Nesse caso, Messias teria de esperar a abertura da próxima janela partidária, em março do próximo ano.
Além disso, Euclério se dispõe a ajudar o União Progressista a montar a chapa de candidatos a deputado federal e a de candidatos a deputado estadualno Espírito Santo.
