fbpx

Coluna Vitor Vogas

Saiba quem será o candidato a vice de Camila Valadão em Vitória

Indicado pela Rede Sustentabilidade é aliado histórico do governador Renato Casagrande e subsecretário na gestão de Vidigal na Serra

Publicado

em

Laís Garcia e Macaciel Breda: respectivamente, porta-vozes feminina e masculino da Rede Sustentabilidade no ES. Crédito: Reprodução Facebook

Laís Garcia e Macaciel Breda: respectivamente, porta-vozes feminina e masculino da Rede Sustentabilidade no ES. Crédito: Reprodução Facebook

Um aliado histórico do governador Renato Casagrande (PSB) será o candidato a vice-prefeito de Camila Valadão (PSol) na eleição à Prefeitura de Vitória. O escolhido é o porta-voz masculino da Rede Sustentabilidade, Macaciel Jonas Breda. O nome será oficialmente anunciado pela deputada estadual na convenção municipal da federação formada pelos dois partidos de esquerda, PSol e Rede, no próximo domingo (21), às 9 horas, na Câmara Municipal de Vitória.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

A federação do PSol com a Rede disputará a eleição na Capital sem partidos aliados, isto é, sem coligação.

Receba as notícias da coluna no grupo de Whatsapp do Vítor Vogas.

Macaciel exerce atualmente o cargo de subsecretário na Coordenação de Governo da Prefeitura da Serra, sob o comando do prefeito Sergio Vidigal (PDT). Como vai disputar as eleições em outro município, ele não precisou se desincompatibilizar do cargo. Apesar de trabalhar na Serra, ele mora no bairro Jardim da Penha, em Vitória, desde 1998.

O companheiro de chapa de Camila Valadão militou por muitos no partido de Casagrande, o PSB, o qual chegou a presidir no Espírito Santo. Em 2014, sem sucesso nas urnas, ele foi candidato pelo partido a deputado estadual. Dois anos depois, colaborando na administração de Audifax Barcelos na Serra, preferiu sair do PSB (pois o prefeito estava se desentendendo com Casagrande). No ano passado, filiou-se à Rede Sustentabilidade.

> Por que aposto que Sergio Meneguelli não será candidato a prefeito de Colatina?

Formado em Administração de Empresas pela UVV (2008), Macaciel iniciou a vida pública como presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Gabriel da Palha, município da Região Noroeste do Espírito Santo, de 1985 a 1988. Depois, de 1988 a 1997, presidiu a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Espírito Santo (Fetaes).

De 1992 a 1996, exerceu seu primeiro mandato eletivo: foi, precisamente, vice-prefeito, mas do município de Águia Branca, também na Região Noroeste. Acumulou a função de secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos.

Após a passagem pela prefeitura da pequena cidade rural, Macaciel inaugurou o seu período como assessor parlamentar. Primeiramente, de 1997 a 2003, assessorou o deputado estadual Juca Alves (PT, depois PPS) na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales). Logo depois, passou a colaborar diretamente com Casagrande: de 2004 a 2006, foi seu assessor na Câmara dos Deputados e, de 2007 a 2011, no Senado.

De 2010 a 2014, durante o primeiro governo de Casagrande, exerceu cargos proeminentes no Diretório Estadual do PSB, chegando a presidir o partido no Espírito Santo. Também foi secretário-geral do PSB-ES e coordenador estadual da Fundação João Mangabeira, órgão de formação política do partido.

> A resposta de Camila Valadão a quem duvidou de sua candidatura a prefeita

De 2014 a 2015, foi subsecretário de Estado de Desenvolvimento Rural, na Secretaria de Agricultura. Com o retorno de Paulo Hartung ao Governo do Estado, no início de 2015, foi acolhido na administração de Audifax Barcelos na Serra, como secretário adjunto da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, onde ficou até 2018.

Em 2019, foi coordenador do gabinete do vereador Luiz Emanuel (então no Cidadania) na Câmara de Vitória. Na segunda administração de Casagrande, voltou para o Governo do Estado. Entre 2020 e 2021, foi coordenador de aquisições da Secretaria de Estado de Direitos Humanos; nos dois anos seguintes, foi assessor especial da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

Então entrou na Rede e foi trabalhar na gestão de Vidigal, como subsecretário na Coordenação de Governo da Serra, cargo exercido por ele até hoje.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui