fbpx

Coluna Vitor Vogas

OAB-ES: Érica anuncia chapa completa; Neffa e Ben-Hur definem vice

Com calendários coincidentes, uma eleição bem mais específica tem movimentado a classe dos advogados capixabas em paralelo às eleições municipais

Publicado

em

Érica Neves (ao centro) e os outros quatro membros de sua chapa

Érica Neves (ao centro) e os outros quatro membros de sua chapa

Com calendários coincidentes, uma eleição bem mais específica tem movimentado a classe dos advogados capixabas em paralelo às eleições municipais, que despertam maior atenção da sociedade em geral: no próximo mês de novembro, logo após o pleito municipal, advogados do Espírito Santo escolherão, pelo voto, o presidente e a Diretoria que comandarão a seccional capixaba da OAB-ES pelo próximo triênio (2025-2027). Prazo para inscrição das chapas e data da eleição direta ainda não foram divulgados. Mas quatro candidatos são certos e têm se articulado intensamente visando à montagem das respectivas chapas e na busca por apoios e votos.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Presidente da OAB-ES há dois triênios, desde 2019, José Carlos Rizk Filho pleiteia um terceiro mandato seguido. Pela oposição, são três os candidatos: a diretora da Associação Brasileira de Advogados no Espírito Santo (ABA-ES), Érica Neves, o presidente da subseção da OAB-ES em Vila Velha, José Antônio Neffa Junior, e o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Espírito Santo (CAAES), Ben-Hur Farina.

Receba as notícias da coluna no grupo de Whatsapp do Vítor Vogas.

Nesta terça-feira, Érica Neves deu um passo decisivo em sua campanha: candidata vencida por Rizk na eleição passada, em 2021, a advogada definiu os quatro companheiros que completarão a chapa liderada por ela à Diretoria da OAB-ES. Além da própria Érica, como candidata a presidente, a chapa será formada por:

  • Vice-presidente: Carlos Augusto da Motta Leal
  • Secretário-geral: Eduardo Sarlo
  • Secretário-geral adjunto: Jedson Marchesi Maioli
  • Tesoureira: Camila Brunhara

O mote da campanha de Érica é uma OAB-ES mais inclusiva e atuante. “Formamos uma diretoria com advogados que conhecem profundamente a realidade da advocacia e da Ordem. Cada um de nós já prestou serviços importantes à classe, e juntos queremos fortalecer a OAB-ES para atender as necessidades da advocacia capixaba”, declarou a candidata, por intermédio de sua assessoria.

Enquanto isso, os outros dois opositores de Rizk também constroem alianças e trabalham na composição das respectivas chapas.

Na última sexta-feira, Neffa Junior anunciou sua candidata a vice-presidente: a advogada Elisa Galante, procuradora do município de Itapemirim.

Neffa Júnior e Elisa Galante

Neffa Júnior e Elisa Galante

Ben-Hur, por sua vez, também já definiu a sua: é a advogada Lígia Kunzendorff Mafra. Mestre em Direito e professora universitária, ela é esposa do criminalista Homero Mafra. O ex-presidente da OAB-ES (2010-2018) e antecessor de Rizk no cargo é um dos principais apoiadores de Ben-Hur.

Lígia Mafra e Ben-Hur

Lígia Mafra e Ben-Hur

Enquanto isso, o próprio Rizk ainda não divulgou nenhum companheiro de chapa.

Leia abaixo mais detalhes sobre os correligionários já escolhidos pelos três candidatos de oposição para compor as respectivas chapas.

Quem é quem na chapa de Érica Neves

Presidente: Advogada há 25 anos, Érica Neves é especialista em Direito Empresarial e Direito do Consumidor, com ampla experiência no Sistema OAB. Exerceu a função de secretária-geral adjunta da entidade no triênio 2016-2018 (último mandato de Homero Mafra) e foi a mulher mais votada para a presidência na história da OAB-ES nas eleições de 2021, vencidas por Rizk. É diretora da ABA-ES. Érica é conhecida por sua postura de oposição a Rizk. Defende a autonomia financeira das subseções, numa formação empreendedora para a advocacia, e o “fim da perseguição a advogados”.

Vice-presidente: Carlos Augusto da Motta Leal, militante em Direito Empresarial desde 1990 e sócio-fundador do escritório Motta Leal & Advogados Associados, atuou como Conselheiro Titular da OAB-ES por 16 anos.

Secretário-geral: Eduardo Sarlo é advogado, professor e sócio do Sarlo e Machado Advogados, escritório com mais de 35 anos de mercado, especializado na área empresarial. Defende a valorização da advocacia, o respeito às prerrogativas e o fortalecimento das instituições jurídicas.

Secretário-geral adjunto: Jedson Marchesi Maioli é especialista em Direito Processual Civil, Compliance e Integridade Corporativa. Foi conselheiro federal da OAB.

Tesoureira: Camila Brunhara atua no Direito das Famílias e é presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas da 11ª Subseção da OAB-ES. Defende uma gestão transparente.

Segundo a assessoria de Érica Neves, a chapa apresenta um projeto de gestão focado em modernização, transparência e valorização da advocacia; independência das subseções, transparência nas contas da instituição, criação de mais oportunidades de qualificação profissional para advogados e implementação de uma gestão participativa e próxima de toda a classe.

A vice de Ben-Hur

Por meio de sua assessoria, Ben-Hur Farina informou que já definiu a maioria dos nomes da Diretoria, mas prefere aguardar o momento certo para divulgá-los. Ele ressaltou que segue em diálogo com a advocacia de todo o Estado.

“Não fechamos essa porta ainda. Como estamos buscando uma chapa plural, para unir a advocacia, permaneceremos em construção e com a porta aberta até o fim prazo da inscrição. Teremos uma Diretoria verdadeiramente representativa”, ressaltou.

O nome já anunciado, por enquanto, é o da advogada Lígia Mafra, candidata a vice-presidente da seccional.

Lígia Kunzendorff Mafra é advogada, mestre em Direito e professora universitária. Começou a carreira atuando na advocacia trabalhista e, desde 2021, milita na área criminal. É palestrante, ministra cursos, organiza eventos e dá aulas de pós-graduação em faculdade privada. Cursa doutorado em Direito, tendo como foco a mesma área de pesquisa em que concluiu o mestrado: processo penal e as novas tecnologias.

Ben-Hur falou sobre a escolha da sua vice:

“Ela é uma intelectual do Direito, uma doutoranda, além de ser uma advogada militante, que conhece os desafios da advocacia. Sua trajetória na advocacia, marcada pelo compromisso com a ética, a transparência e a defesa das nossas prerrogativas, reforça ainda mais o propósito da nossa chapa. Acreditamos em uma OAB mais inclusiva e próxima de seus advogados, e tenho certeza de que, com Lígia, vamos transformar essas ideias em ações concretas. Juntos, estamos prontos para construir uma OAB forte, representativa e à altura dos desafios da advocacia capixaba”.

Lígia destacou a sintonia entre eles: “Compartilho com Ben-Hur dos mesmos valores que acredito serem essenciais para a advocacia capixaba. Juntos, temos a missão de fortalecer a classe, promover mais união e garantir que a OAB seja uma instituição transparente e acessível a todos os advogados”.

A vice de Neffa Junior

Escolhida pelo presidente da subseção da OAB-ES em Vila Velha como sua candidata a vice-presidente, Elisa Galante tem 59 anos, atua há 37 como advogada e é procuradora municipal de Itapemirim. Além disso, foi conselheira estadual, conselheira federal e presidente da subseção de Cachoeiro de Itapemirim por três mandatos, sendo a primeira mulher presidente de subseção no Espírito Santo.

Em 2021, quando disputou uma vaga para desembargadora do Tribunal de Justiça do Espírito Santo pelo Quinto Constitucional, a advogada ficou em 9º lugar na formação da lista duodécima por parte do Conselho Seccional da OAB-ES, sendo a mais votada na eleição direta para formação da lista sêxtupla, com 2.885 votos. Elisa foi a única mulher escolhida entre os 12 nomes na disputa, e a primeira mulher a compor o topo da lista na história da OAB-ES.

Para Neffa Junior, a chegada de Elisa fortalece sua chapa e sua candidatura. “Quando nós decidimos que iríamos disputar a presidência, colocamos como prioridade trazer uma vice-presidente que pudesse realmente contribuir com o nosso projeto de transformação da Ordem. A Elisa sempre foi o nosso nome, a nossa primeira opção. Advogada combativa, inteligente, ética, com vasta experiência no Sistema OAB, ela é uma liderança e vem para ser protagonista do nosso projeto. Estamos todos muito felizes”, ressaltou Neffa.

Segundo Elisa, seu intuito é ajudar Neffa Junior a ampliar avanços para a categoria conquistados por ele à frente da maior subseção da OAB no Espírito Santo:

A parceria surgiu de uma sincronicidade de ideais em prol da advocacia. O Neffa, com sua grande experiência na subseção de Vila Velha, assim como eu tive em outras frentes, me faz acreditar. O que nos move é a angústia de fazer mais pela advocacia e o desejo de atender aos direitos de que a advocacia sente carecer”, ressaltou Elisa.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui