O Gestor
De assessora a sócia: a trajetória de Cecília Perini na XP
Cecília Perini foi a convidada da semana no podcast “O Gestor” e falou sobre sua trajetória dentro da assessoria de investimentos

Cecilia Perini é lider na XP. Foto: Divulgação
O podcast “O Gestor”, apresentado por Bruno Rigamonti e Gabriel Feitosa, recebeu Cecília Perini, líder da XP no Espírito Santo e Minas Gerais com um time de mais de 170 pessoas e agora também sócia da XP Inc. O podcast vai ao ar toda segunda-feira pelo youtube.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Cecília já trabalha na área financeira há 15 anos numa exportadora de café que, embora não fosse uma instituição financeira, exigia o acompanhamento do mercado cambial. Com isso, apareceu o interesse pela economia. O objetivo era atuar diretamente com investimentos, sem perder contato com o cliente final.
O mercado financeiro é amplo, com áreas voltadas para investimentos, mercado de capitais e atendimento ao cliente. Ao longo da carreira, Cecília foi buscando uma atuação mais executiva e hoje atua na XP sendo líder e sócia.
O início na XP
- Cecilia Perini começou na agência autônoma da XP quando a assessoria atuava apenas com bolsa e o mercado era mais restrito.
- Após uma experiência anterior, ela retornou à empresa há quatro anos com um novo desafio em mente.
- Ela conta que desde o convite da XP tinha uma coisa clara na cabeça: mentalidade de sócia desde o primeiro dia.
- Mesmo antes da formalização, Cecilia já atuava como dona do negócio, assumindo responsabilidades e pensando no coletivo.
- Neste ano, ela foi reconhecida como sócia da XP Inc, via programa Partnership.
Sociedade
- Para se tornar sócio da XP, o profissional passa por avaliações rigorosas e validações culturais e de resultado.
- Um comitê analisa o desempenho, conduta e trajetória dos indicados antes da decisão final sobre a sociedade.
- A indicação ao programa depende da combinação entre aderência à cultura XP e entrega consistente de resultados.
- A opinião de pares, líderes e do próprio time é considerada para formar a lista de possíveis indicados.
- Após a apresentação do case, o nome passa por votação entre líderes e executivos da XP Inc.
- Para Cecilia, a sociedade representa o ponto mais alto e significativo de sua trajetória profissional até agora.
Liderança
- Para Cecília, a disciplina e a constância foram mais importantes que qualquer habilidade extraordinária ao longo da carreira.
- Ela buscou se inspirar em referências para melhorar o relacionamento com pessoas e entender as necessidades dos clientes.
- Desde o início, prezou por relações duradouras com clientes, focando sempre em entregas consistentes e confiáveis.
- Em cada cargo, perguntava o que precisava entregar para crescer, traçando metas claras e realistas de desenvolvimento.
- Após assumir cargos de liderança, percebeu a necessidade de estudar mais e entender seus pontos fortes e fracos.
- Ela acredita que o gestor direciona, mas o líder inspira e leva as pessoas a alcançarem resultados juntos.
- Mais do que falar, ela mostra resultados. Isso fez com que os times confiassem em sua capacidade de execução.
- Segundo Cecilia, quem realmente promove é o time, não apenas o chefe. Ela sempre priorizou reconhecimento dos liderados.
- Ela destaca que ter pares alinhados e trocas constantes de estratégia são fundamentais para sustentar o crescimento na carreira.
Mudanças
- A XP atua com agentes autônomos e atendimento direto para ampliar o alcance e melhorar a experiência do cliente.
- Clientes espontâneos preferem o canal direto; outros escolhem atendimento personalizado com agentes autônomos XP.
- Escritórios parceiros da XP têm papel fundamental na expansão da marca e na captação de novos clientes.
- A XP descentralizou o atendimento em 2020, saindo de São Paulo e criando núcleos regionais por todo o Brasil.
- A regionalização permitiu olho no olho e atendimento personalizado, respeitando as características culturais.
- Eles passaram a contratar quem não queria ser agente autônomo, mas buscava carreira executiva ou corporativa.
Educação financeira
- Cecília acredita que o cliente precisa entender antes de investir e confia no poder do conhecimento.
- Ela introduz novos produtos de forma gradual, conforme a evolução e segurança do investidor.
- Cecilia busca traduzir o mercado financeiro para o cliente, aproximando conceitos e fortalecendo a confiança.
- Antes da rentabilidade, foca na clareza e na construção de uma relação sólida com o cliente.
- Ela mostra que é possível investir no exterior sem abrir conta internacional, com ativos acessíveis no Brasil.
- Investidores podem diversificar em dólar com títulos internacionais de baixo risco, diretamente pela XP.
- Segundo Cecilia, é possível participar do mercado cripto sem se expor diretamente, com fundos e ETFs.
Esporte
- Cecilia conta que a XP conecta investimentos e esportes para fortalecer vínculo, utilizando os eventos esportivos para isso.
- Ela compara a constância do atleta com a visão de longo prazo necessária no mercado financeiro.
- A participação em experiências esportivas considera afinidade com a estratégia e comportamento do investidor.
- Cecilia usa o esporte como ponte para criar laços mais fortes com o cliente.
- Eventos esportivos são momentos de reforço de marca e valorização do cliente ativo.
- Para Cecilia, liderança, disciplina e estratégia unem atletas e investidores.
Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.
