fbpx

Coluna Vitor Vogas

Ex-presidente da OAB-ES declara apoio a adversário de Rizk

Ele também revela o cargo que ocupará na próxima diretoria da entidade caso seu candidato vença a eleição marcada para novembro

Publicado

em

Homero Mafra. Reprodução Facebook

Homero Mafra. Reprodução Facebook

Autor da “Ilíada” e da “Odisseia”, Homero é considerado o maior escritor da Grécia Antiga. Protagonista do romance e do filme homônimos, Ben-Hur, personagem fictício, é um príncipe judeu que se converte ao cristianismo e luta contra o Império Romano. Transitando da literatura e do cinema à política, da Antiguidade Clássica à atualidade, dois personagens de mesmo nome acabam de se unir, literalmente, num abraço de aliados.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

O advogado criminalista Homero Mafra anunciou, nesta quarta-feira (7), seu apoio ao colega Ben-Hur Farina na eleição à presidência da seccional capixaba da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ES), marcada para novembro.

Receba as notícias da coluna no grupo de Whatsapp do Vítor Vogas.

Presidente da entidade por três mandatos consecutivos, de 2010 a 2018, Homero é o antecessor do atual ocupante do cargo, José Carlos Rizk Filho.

Ben-Hur, por sua vez, é um dos três candidatos de oposição a Rizk, que já anunciou sua resolução de pleitear um terceiro mandato. Os outros dois são a diretora da Associação Brasileira de Advogados no Espírito Santo (ABA-ES), Erica Neves, e o presidente da subseção da OAB-ES em Vila Velha, José Antônio Neffa Junior.

O anúncio foi feito por Homero na última sexta-feira (2), ao lado de Ben-Hur, durante o “Plantão da Cidadania” promovido pelo Sindicato dos Advogados – já presidido por Ben-Hur –, na Praça Oito, no Centro de Vitória. O local é simbólico por ficar muito próximo à sede da OAB-ES e por ser um ponto histórico de manifestações políticas no Espírito Santo.

Homero lembrou que, em sua primeira eleição para a presidência da OAB-ES, em 2009, Ben-Hur foi o primeiro líder da categoria a lançar seu nome e o apoiar.

> OAB-ES publica edital para candidatos à vaga da advocacia no TJES

“Eu quis prestigiar o Sindicato dos Advogados e o ex-presidente do sindicato Ben-Hur, que foi, como conselheiro da Ordem, a primeira pessoa a lançar meu nome como candidato à presidência da OAB-ES. E hoje, quando se fala já em campanha de Ordem, quero dizer à advocacia que eu, Homero Mafra, tenho um nome à presidência da Ordem. É o advogado Ben-Hur Brenner Dan Farina. Ben-Hur é o meu candidato e eu vou estar ao lado dele na defesa das prerrogativas profissionais”, declarou Homero.

Homero e Ben-Hur anunciam aliança. Reprodução Instagram

Homero e Ben-Hur anunciam aliança (02/08/2024). Reprodução Instagram

“Recebo com muita honra as palavras de apoio do ex-presidente da OAB-ES Homero Mafra, grande referência da advocacia capixaba, reconhecido como um dos maiores defensores das prerrogativas da nossa classe”, postou Ben-Hur no Instagram.

Conforme o estatuto da OAB-ES, um presidente eleito e sua diretoria têm mandato de três anos, não havendo limite para reconduções. Homero presidiu a entidade por três triênios seguidos, tendo sido eleito em 2009, 2012 e 2015. Rizk elegeu-se pela primeira vez em 2018 (sem Homero na disputa) e foi reconduzido pela classe em 2021.

Homero nunca apoiou o atual presidente. Ben-Hur, sim, foi um dos principais apoiadores de Rizk nas suas duas eleições. Mas, no início do atual mandato, em 2022, os dois romperam politicamente. Ben-Hur é o atual presidente da Caixa de Assistência ao Advogado do Espírito Santo (CAAES).

Homero afirma que não estará na chapa encabeçada por Ben-Hur, mas assumiu com ele o compromisso de ser o diretor de Prerrogativas da OAB-ES na próxima gestão, em caso de vitória do aliado:

“Não estarei na chapa. Mas, como membro honorário vitalício, assumi o compromisso de ser o diretor de Prerrogativas de Ben-Hur, para podermos resgatar a dignidade profissional e, com diálogo e medidas necessárias, onde o diálogo não for possível, fazermos o enfrentamento das medidas de criminalização da advocacia. Como membro honorário vitalício, não preciso estar na chapa e não estarei”.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui