fbpx

Coluna Vitor Vogas

Marcelo Santos firma apoio a Pazolini em Vitória e Muribeca na Serra

E mais: PT lança dois candidatos na GV em menos de 24 horas; Babá diz que vai ganhar eleições em VV; Max contesta patinetes de Arnaldinho; opositora de Rizk sobe tom contra ele; TJES escolhe nova desembargadora amanhã; prefeito brigão sofre derrota na Justiça

Publicado

em

Marcelo Santos com Muribeca (07/05/2024)

O presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos (Podemos), tornou público nessa terça-feira (7) à noite seu apoio eleitoral à candidatura do também deputado estadual Pablo Muribeca (Republicanos), durante evento de prestação de contas do pré-candidato a prefeito da Serra.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

O apoio era até previsível, haja vista a defesa veemente que Marcelo fez de Muribeca no episódio em que este arrumou problemas jurídicos por suas investidas contra a administração do prefeito Sérgio Vidigal (PDT).

Receba as notícias da coluna no grupo de Whatsapp do Vítor Vogas.

Em novembro do ano passado, Muribeca protagonizou a autointitulada “Operação Peixada” – invadindo a agência do Sine da Serra para averiguar uma denúncia de suposto direcionamento irregular de postos de trabalho segundo critérios políticos. A reação da gestão de Vidigal foi fortíssima. Na época, Marcelo saiu publicamente em defesa de Muribeca e das suas prerrogativas parlamentares. A Prefeitura da Serra protocolou na Assembleia uma representação contra o oponente, por quebra de decoro parlamentar. Em fevereiro, Marcelo mandou arquivá-la de ofício.

A questão aí é que, na Serra, enquanto Marcelo vai para um lado, o partido dele irá para o outro. O Podemos é controlado no município pelo deputado estadual Alexandre Xambinho, aliado de primeiro momento de Vidigal e do pré-candidato do prefeito, Weverson Meireles (PDT).

Em Vitória, Marcelo é cada vez mais Pazolini

Já em Vitória, o apoio eleitoral de Marcelo Santos ao prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos) é menos velado a cada dia. A posição de Marcelo foi um pouco mais descortinada atrás das cortinas da cerimônia de posse do novo procurador-geral de Justiça, Francisco Berdeal, na última quinta-feira (2). Nos bastidores, ele e Pazolini tiraram esta foto da série “uma imagem vale mais que mil palavras”, fazendo o gesto clássico de se darem as mãos.

Marcelo Santos com Pazolini (02/05/2024)

Também em Vitória, é Marcelo para um lado, Podemos para o outro. O partido deve ficar com algum candidato da base do governo Casagrande, do qual é aliado… Marcelo, aliás, também é aliado do Palácio Anchieta.

Max contesta “ineditismo” de patinetes de Arnaldinho

O ex-prefeito Max Filho (PSDB) já anunciou que não será candidato à Prefeitura de Vila Velha desta vez – como já registramos aqui, reservamo-nos o benefício da dúvida até o último momento. De todo modo, Max tem dado sinais de estar ativo e atento aos passos (ou pedaladas) do atual prefeito, Arnaldinho Borgo (Podemos), e de que será, quando nada, uma voz de oposição durante o processo eleitoral.

Na semana passada, Max fez questão de pedir à Rádio CBN Vitória um “direito de resposta”, de fato exercitado por ele, a partir de uma entrevista de Arnaldinho à rádio no último dia 26. O prefeito divulgou o novo serviço de patinetes elétricos compartilhados na cidade. O ex-prefeito acusou o atual de, “mais uma vez, promover desinformação”, ao dizer que Vila Velha não dispunha do serviço durante a administração passada.

Filho reclama paternidade

Max reivindicou o pioneirismo na execução da ideia:

“Diferentemente da gestão atual, que pretende implantar o serviço em pleno ano eleitoral, a gestão passada implantou, de forma inédita na cidade, o serviço de bicicleta compartilhada ainda no primeiro ano da gestão [2017]; de igual forma o serviço de patinete elétrica funcionou na cidade até o ano de 2020, quando encerrou a atividade, não só em Vila Velha, mas no Brasil inteiro, em virtude da pandemia e por razões empresariais da operadora GROW”, declarou o ex-prefeito, nem um pouco disposto a ficar patinando sem sair do lugar.

Babá será lançado na sexta (10)

Falando em cartas, notas e pré-candidatos a prefeito de Vila Velha, o ex-vereador Babá (PT) terá a sua pré-candidatura lançada na próxima sexta-feira (10), às 18 horas, em evento no Centro de Formação Martina Toloni, na Prainha, com a presença dos principais mandatários do partido no Espírito Santo.

Babá: candidatura é “vitória histórica”

Já na última sexta-feira (3), Babá enviou uma “Nota à Imprensa”, inspirado no ex-deputado estadual Cláudio Vereza. Maior entusiasta de uma candidatura do PT à Prefeitura de Vila Velha, Vereza se consolidou nos últimos meses como um grande redator de cartas abertas à militância do PT e à sociedade.

Em sua “Nota à Imprensa”, Babá avalia como uma “vitória histórica” o lançamento de sua pré-candidatura:

“As forças de esquerda e de defesa da democracia tiveram uma vitória histórica! Não se acreditava que a militância de base e dos líderes históricos pudessem mobilizar o partido novamente como nos melhores tempos da história do Partido dos Trabalhadores. Para muitos a esquerda estava fora do jogo e a cidade, tida como um território da direita, nem sequer teria forças para lançar uma candidatura. […] Hoje não se pode mais afirmar que as eleições já estão definidas em Vila Velha, sem os votos contados. Nós vamos continuar surpreendendo a velha política conservadora e os novos políticos originários de práticas tradicionais autoritárias.”

Empolgação ilimitada

Reverberando as escrituras proféticas de Vereza, Babá afirmou que chegará ao 2º turno e, uma vez lá, ganhará a eleição:

“Como disse nosso decano, ex-presidente da Assembleia que liderou o combate ao crime organizado no ES, ex-deputado Cláudio Vereza, em mais uma de suas famosas cartas aos militantes do PT e à imprensa: ‘O PT vai disputar ombro a ombro a chegada no segundo turno em outubro’; e, em tom enfático […]: ‘Se o PT chegar no segundo turno, vai sair vitorioso e governará Vila Velha’.”

Hoje essa última parte soa completamente utópica. Seria um feito sem precedentes na história política do Espírito Santo.

No dia seguinte, será a vez de Roberto Carlos

Enquanto isso, na Serra, o ex-vereador e ex-deputado estadual Roberto Carlos Teles Braga será lançado pré-candidato a prefeito do município, também pelo Partido dos Trabalhadores. O ato de lançamento será no sábado (11), às 9 horas, no Clube da Boa Convivência, no bairro Parque Residencial Laranjeiras, também com a presença das principais figuras do partido no Espírito Santo.

Portanto, o PT está embalado: em menos de 24 horas, lançará dois candidatos a prefeito, nas duas cidades mais populosas e com o maior número de eleitores do Espírito Santo.

TJES escolhe próxima desembargadora na quinta

O Tribunal de Justiça do Estado (TJES) deve escolher, nessa quinta-feira (9), a juíza que será promovida, por merecimento, para a vaga de desembargadora aberta em fevereiro com a aposentadoria de Jaime Ferreira Abreu. Será a primeira vez na história em que o tribunal promoverá, necessariamente, uma mulher.

Nos termos do edital publicado pelo presidente da Corte, Samuel Meira Brasil Jr., somente juízas de 1º grau puderam se candidatar à vaga, em observância à resolução de setembro de 2023 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que visa promover equidade de gênero nos tribunais de Justiça de 2º grau do país. Quatorze magistradas se inscreveram no “processo seletivo”. A próxima desembargadora será escolhida em votação do Pleno do TJES. Cada desembargador poderá dar até três votos.

Os planos de Jasson, ex-procurador-geral do Estado

Depois de trocar o diretor-presidente da Ceturb-ES, o do Iema e o da Arsp em menos de uma semana, o governador Renato Casagrande (PSB) anunciou ontem a substituição do seu procurador-geral do Estado: sai Jasson Hibner Amaral, entra Iuri Carlyle Madruga. O motivo citado por Casagrande para a saída de Jasson não poderia ter sido mais vago: “por motivos pessoais”. Segundo o governador, o agora ex-PGE “seguirá contribuindo no Centro de Estudos”.

Nos corredores do Palácio Anchieta, comenta-se que a saída de Jasson da chefia da PGE, a cerca de 100 dias da largada oficial da campanha, pode ser considerada uma “desincompatibilização”. Mas o procurador do Estado não será candidato a nada. Como o próprio confirma à coluna, ele nem sequer tem filiação partidária, então, nem se quisesse, poderia concorrer a qualquer cargo.

Mas isso não o impede de ajudar um ou mais candidatos…

PV apresenta a sua tropa em Cariacica

No último sábado (4), na Câmara Municipal de Cariacica, o Partido Verde (PV) apresentou os seus pré-candidatos a vereador e o seu postulante a prefeito da cidade, Heliomar Costa Novais. Um detalhe chamou a atenção no texto do card assinado por Heliomar e enviado à coluna pelo vereador César Lucas, presidente do PV na cidade: “Apresentaremos os pré-candidatos da Federação Brasil da Esperança de Cariacica”.

A federação em questão é composta, além do PV, por PCdoB e PT. Este último tem sua própria pré-candidata à Prefeitura de Cariacica, a ex-secretária municipal de Educação Célia Tavares. Portanto, o PT discorda de que aqueles sejam “os pré-candidatos da Federação Brasil da Esperança de Cariacica”.

Erica Neves sobe o tom contra José Carlos Rizk

Pré-candidata à presidência da seccional capixaba da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ES), Erica Neves subiu o tom contra o atual presidente da entidade, José Carlos Rizk.

Em vídeo postado em suas redes sociais, a advogada aparece literalmente rasgando um papel e acusa Rizk de ter “rasgado a própria palavra”. Ela recupera um vídeo feito por Rizk na campanha à reeleição em 2021, no qual ele firmou publicamente o compromisso de só concorrer àquela reeleição (o estatuto da Ordem não restringe o número de reconduções), por entender, como então declarou, que “a alternância no poder é salutar para a democracia”.

“É isso que o presidente da OAB fez com a advocacia: rasgou sua própria palavra. Ele admite agora que vai disputar um terceiro mandato, não cumprindo sua palavra dada publicamente”, disparou Neves. “Como a advocacia vai confiar num presidente que não cumpre sua própria palavra? […] O que ele fala não se escreve […] A classe já percebeu: não dá para confiar.”

Na semana passada, Rizk declarou a veículos como A Gazeta e Folha Vitória que pretende disputar o terceiro mandato sucessivo. Ele está no cargo há dois triênios, desde 2018.

Justiça toma as Dores de vereador contra prefeito brigão

Há duas semanas, o prefeito de Dores do Rio Preto, Ninho (PP), arrumou uma encrenca muito maior que a pequeníssima cidade na região do Caparaó: em um podcast denominado “Ninhocast”, criticou, provocou e desafiou o PSB e três deputados estaduais: Tyago Hoffmann (PSB), Janete de Sá (PSB) e Vandinho Leite (PSDB). Mas mirou principalmente no vereador Jeferson Lagares, o Jefinho, pré-candidato a prefeito em oposição ao grupo de Ninho. Filiado ao PSB, Jefinho tem o apoio declarado dos três deputados citados.

Dois dias depois, em um evento do Governo do Estado na vizinha Guaçuí, Ninho quase “saiu no braço” com Vandinho Leite. Indignados com tamanho desaforo, deputados estaduais, incluindo os três citados e outros que tomaram as dores dos colegas, reagiram fortemente contra o prefeito de Dores: discursando no plenário da Assembleia, deixaram claro que haveria troco.

E a reação já chegou à esfera judicial: Jefinho moveu ação por danos morais contra Ninho. Na última quinta-feira (2), a juíza Rosalva Nogueira Santos Silva, da Vara Única de Dores do Rio Preto, acolheu liminar requerida pelo vereador e obrigou o prefeito brigão a tirar imediatamente do ar o vídeo publicado por ele no YouTube no referido episódio do “Ninhocast”. Também o proibiu de divulgar ou compartilhar o conteúdo do vídeo até o trânsito em julgado do processo, sob pena de multa diária de R$ 500,00, até o limite de R$ 20 mil.

Ex-colaboradora de Hartung vira secretária de Desenvolvimento Social de SP

A economista Andrezza Rosalém é a nova secretária de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, integrando-se ao alto escalão do governo liderado por Tarcísio de Freitas (Republicanos). Na última administração de Paulo Hartung no Espírito Santo (2015-2018), ela foi diretora-presidente do Instituto Jones dos Santos Neves (2015-2017) e secretária estadual de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (2017-2018). Rosalém assumiu o cargo na semana passada. Pelas redes sociais, o ex-governador a saudou pela posse, na última segunda-feira (6).


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui