fbpx

Coluna Vitor Vogas

Guarapari: Ted desiste de candidatura para apoiar Zé Preto a prefeito

Liderada pelo deputado do PP, chapa apoiada pelo Palácio Anchieta já está praticamente definida. O vice (informado aqui) será anunciado na segunda (29)

Publicado

em

Zé Preto (ao centro), entre Alberto Gavini e Ted Conti

Zé Preto (ao centro), entre Alberto Gavini e Ted Conti

O ex-deputado federal Ted Conti (PSB) retirou a pré-candidatura a prefeito de Guarapari para apoiar o deputado estadual Zé Preto, do Progressistas (PP). A decisão foi tomada por Ted em reunião entre ele, Zé Preto e dirigentes do PSB, no início da tarde desta terça-feira (23), em Guarapari. O recuo de Ted consolida o apoio do PSB, partido do governador Renato Casagrande, à candidatura do deputado, que faz parte da base governista na Assembleia Legislativa.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Na corrida rumo à Prefeitura de Guarapari, Zé Preto pode ser considerado o candidato do Palácio Anchieta, apoiado pessoalmente por Casagrande. Ex-vereador e criador de cavalos na cidade, o deputado virá à frente de uma chapa formada por três partidos que têm protagonismo no governo Casagrande, ocupando espaços no secretariado e no 2º escalão: PP, PSB e Podemos. Completam a coligação o PRD, o PSD e o DC.

Receba as notícias da coluna no grupo de Whatsapp do Vítor Vogas.

Zé Preto ainda não anunciou quem será seu candidato a vice-prefeito. O anúncio oficial do companheiro de chapa está guardado para a convenção conjunta dos seis partidos em Guarapari, marcada para a próxima segunda-feira (29), às 18h30, no Sesc do município. Mas a coluna apurou que deve ser o ex-vereador Gedson Merízio (Podemos), subsecretário de Inteligência e Inovação da Secretaria de Estado de Turismo até o começo de junho, quando saiu do governo exatamente para poder participar das eleições.

Assim como o próprio Gedson, Ted já vinha declarando, no decorrer dos últimos meses, que só um dos três seria candidato e que ele, Zé Preto e Gedson estariam juntos no mesmo movimento eleitoral na cidade, unificando as forças ligadas ao governo Casagrande. À coluna, o jornalista e ex-deputado federal, morador de Guarapari há mais de duas décadas, explicou a sua decisão em favor de Zé Preto:

“A população é soberana. Quando a gente percebe que a população quer um candidato, a gente não vai ficar o tempo inteiro brigando com isso. Aqui em Guarapari, a disputa está polarizada. E o Zé é um parceiro com quem já vínhamos conversando há muito tempo. Não é momento de disputar uma eleição, para dividir sem ter êxito lá na frente. São todos partidos da base e estamos cumprindo o que está acordado com o governador”.

> O exército de candidatos de Magno Malta nas eleições municipais no ES

A polarização referida por Ted é entre Zé Preto e o vereador Rodrigo Borges (Republicanos), que também faz oposição à administração do prefeito Edson Magalhães (PSDB). “A eleição será difícil. As pesquisas sempre têm dado Zé e Rodrigo na disputa. Acredito hoje que a definição vai ficar entre os dois”, afirma o ex-deputado federal.

Na última pesquisa Futura/Folha Vitória, realizada com 400 eleitores entre 26 de junho e 2 de julho, no cenário com todos os possíveis candidatos no páreo, Rodrigo Borges (26,2%) e Zé Preto (24,8%) empataram tecnicamente na liderança. O presidente da Câmara Municipal, Wendel Lima (MDB), teve 6,9% das intenções de voto. Ele já desistiu da candidatura. Ted Conti teve 3,7%. Danilo Bahiense (PL) e Gedson, 3,3% cada um; O candidato do prefeito, Emanuel Vieira (União Brasil), ficou com 2,6%; Oylas Pereira (PT) teve 1,2%.

Zé Preto celebrou a adesão de Ted e frisou que a chegada do ex-deputado simboliza a consolidação do apoio do governador e do partido de Casagrande:

“O apoio do PSB vai ser muito importante, e o apoio do governador é importantíssimo. É uma aliança que já vínhamos dialogando, querendo o melhor para a cidade. Guarapari é um município que vive no isolamento, e essa parceria é para a gente tirar o município desse isolamento e fazer o município crescer. Fico muito feliz em ter essa pareceria com o PSB e com o governador.”

Zé Preto afirma que, em Guarapari, é o candidato do governo Casagrande e que, se eleito, essa parceria política lhe permitirá captar investimentos do Estado, dos quais, segundo ele, o município carece bastante, sobretudo na área da saúde. Ele cita, por exemplo, a urgência em colocar para funcionar o Hospital Cidade Saúde (municipal).

> Luiz Paulo corre risco real de perder partido importante em sua coligação

“Nós temos o apoio do governador na cidade. Quando coloquei meu nome à disposição, eu tinha esse projeto de dialogar para trazer recursos para Guarapari. E hoje tenho um diálogo muito bom com o Governo Estadual. Todos que estão comigo são partidos da base do governador. Só teremos sucesso nesse diálogo, nessa parceria, nessa união com o Governo do Estado.”

O presidente estadual do PSB, Alberto Gavini, também destacou a união do grupo para “tirar Guarapari” do isolamento. Muito ligado politicamente ao deputado estadual Theodorico Ferraço (hoje no PP, como Zé Preto), o prefeito Edson Magalhães nunca foi propriamente um aliado de Renato Casagrande.

“Nós tínhamos lá atrás um acordo desse grupo, que é a base do governo, em relação a quem estivesse numa posição mais adequada para mudar a história de Guarapari. Fizemos várias pesquisas e verificamos que o companheiro Zé Preto tem as características e as melhores condições para ter sucesso e para tirar Guarapari do isolamento. Precisamos de capacidade de diálogo para o desenvolvimento da cidade e precisamos que o prefeito aqui seja aberto a isso. Uma característica que identificamos no Zé Preto é que ele é um candidato que junta. O Zé vai contar com o governador por mais dois anos, pois é parceiro do governador. E o nosso companheiro Ted entendeu essa proposta”, afirmou o dirigente.

Casagrande governará o Espírito Santo até 2026.

> Do lado do Kleber Andrade, megaconvenção de Euclério bate públicos do estádio

Gavini também destacou a necessidade de melhorar o atendimento na saúde pública do município da Região Metropolitana. “Precisamos mudar a imagem de Guarapari, que tem um grave problema de saúde. Todas as pesquisas mostram que Guarapari tem o maior índice de insatisfação com a saúde municipal, apesar de ser uma cidade turística conhecida como a ‘Cidade Saúde’.”

O destino de Ted

Ted Conti era subsecretário de Estado de Articulação de Políticas Intersetoriais, na Secretaria de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), no governo Casagrande. No início de junho, assim como Gedson, ele se desligou do cargo a fim de se manter apto a, eventualmente, disputar o pleito municipal (como candidato a prefeito ou a vice).

A primeira hipótese agora está descartada. Quanto à segunda, ele afirma que mantém o nome à disposição de Zé Preto e do grupo, caso queiram que ele complete a chapa. Tanto Ted como Gavini dizem que Zé Preto tem toda a liberdade para escolher e querem deixá-lo à vontade para isso.

Ao que tudo indica, o companheiro de chapa do candidato palaciano será mesmo Gedson Merízio.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui