fbpx

Coluna Vitor Vogas

Ao lado do Klebão, megaconvenção de Euclério bate públicos do estádio

Evento de oficialização da candidatura do prefeito à reeleição ganhou caráter histórico por seu público gigantesco. Euclério confirmou sua candidata a vice, fincou as bases de sua campanha e criticou opositores: “Interesses escusos ou pessoais”

Publicado

em

Euclério Sampaio no palanque da sua convenção. Foto: Max Garcia

Euclério Sampaio no palanque da sua convenção (21/07/2024). Foto: Max Garcia

Diante de público histórico, o prefeito Euclério Sampaio lançou oficialmente sua pré-candidatura à reeleição, na manhã deste domingo (21), na convenção de seu partido, o MDB, realizada de maneira conjunta com as dos outros 14 partidos integrados à coligação de Euclério. A convenção unificada ganhou ares de evento histórico na política de Cariacica, não tanto pelo fato em si – foi a formalização de uma candidatura já conhecida por todos –, nem pelo anúncio da candidata a vice de Euclério – Shymenne de Castro (PSB) foi confirmada, como antecipamos aqui –, mas pela suntuosidade adquirida pelo acontecimento.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

A megaconvenção de Euclério foi realizada numa grande casa de espetáculos do município, a Matrix Music Hall. Segundo a assessoria do prefeito, mais de 6 mil pessoas compareceram (e a julgar pelo testemunho do colunista, a estimativa pode até ter sido puxada para cima, mas não muito). A Matrix se localiza bem ao lado do Kleber Andrade, maior estádio do Espírito Santo, com capacidade para 21 mil espectadores. Mas o público da convenção de Euclério superou com folga o da grande maioria das partidas realizadas no Klebão.

Receba as notícias da coluna no grupo de Whatsapp do Vítor Vogas.

A título de comparação, no Campeonato Capixaba de futebol masculino deste ano, a média de público por partida foi de 756 pessoas. A média só do Rio Branco, time mais popular do Estado, foi de cerca de 2.945 mil pessoas – isso nos sete jogos do clube realizados no Kleber Andrade. Não chega à metade do público estimado na convenção de Euclério, ali ao lado.

Para se ter uma ideia, o maior clássico do futebol capixaba, Rio Branco e Desportiva Ferroviária, também disputado no Klebão, pela 2ª rodada do Capixabão deste ano, atraiu 3.661 pagantes. A única partida do campeonato inteiro a superar a marca do evento de Euclério foi o jogo de volta da final (a grande decisão do torneio), entre Rio Branco e Rio Branco de Venda Nova, disputada no Kleber Andrade no dia 13 de abril e vencida pelo time capa preta em decisão por pênaltis: público oficial de 9.121 pagantes.

Em resumo: a “torcida” de Euclério está maior que a dos times capixabas de futebol.

Neste domingo, as imediações do cerimonial, incluindo as ruas e ladeiras e até calçadas ao redor do Kleber Andrade, ficaram apinhadas de veículos estacionados, incluindo ônibus que transportaram caravanas de apoiadores do prefeito e de muitos candidatos a vereador dos partidos que estão na coligação, vindas de bairros mais distantes. “Atribuo esse público à satisfação da população com a gestão atual de Cariacica”, disse Euclério à coluna.

Alguns ônibus levando caravanas de apoiadores de Euclério após a convenção. Foto: Vitor Vogas

Alguns ônibus levando caravanas de apoiadores de Euclério após a convenção. Foto: Vitor Vogas

Convenção com o estilo de Euclério

Apesar do público gigantesco, o ato político propriamente dito não teve “pirotecnia”. Foi bem ao estilo de Euclério: simples, rápido, objetivo e pontual. Começou rigorosamente no horário marcado (às 9 horas) e, por volta das 10h30, tudo já havia terminado. O prefeito mesmo fez um discurso bastante curto, como costuma fazer. Destacou as obras e investimentos que tem feito e quer continuar fazendo na cidade, contando para isso com a sua imprescindível parceria com o maior aliado político: o governador Renato Casagrande (PSB).

> Arnaldinho se lança à reeleição com críticas a Ramalho e a “sabotadores”

O anúncio da candidata a vice

Do partido de Casagrande, aliás, é a companheira de chapa escolhida por Euclério. Confirmando a definição publicada aqui na última sexta-feira (19), o prefeito anunciou oficialmente sua ex-secretária de Governo e Recursos Humanos Shymenne de Castro, filiada ao PSB em março, por orientação do prefeito.

Shymenne não chegou a discursar. Só foi apresentada por Euclério à militância. Ela tem perfil técnico e é servidora de carreira da Prefeitura de Cariacica: contadora concursada da Secretaria Municipal de Finanças.

À coluna, logo após a convenção, Euclério explicou por que escolheu a ex-secretária:

“Eu tinha diversas opções. Mas preferi prestigiar uma pessoa que é do quadro de servidores efetivos, é uma das mais competentes, conhece a prefeitura e ama a cidade”. Pesou também, é claro, o fato de ela ter se filiado ao PSB, partido do governador.

Euclério Sampaio no palanque, ao lado de Shymenne Benevicto de Castro. Foto: Max Garcia

Euclério Sampaio no palanque, ao lado de Shymenne Benevicto de Castro. Foto: Max Garcia

Bases da campanha

O prefeito também adiantou quais serão as bases da sua plataforma de campanha:

“As bases serão as mesmas que me nortearam nestes três anos e meio: fazer Cariacica se desenvolver cada vez mais, unindo pessoas e cuidando de pessoas”.

Sobre Casagrande: “Melhor governador da história”

Euclério ainda respondeu a críticas que recebe de adversários – à semelhança do prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (Podemos) –, de que sua administração seria por demais dependente do governo Casagrande e só viria conseguindo tocar projetos graças aos investimentos injetados na cidade pelo Estado. O prefeito fez ao governador um elogio do tamanho do público presente:

“Como é que você vai administrar uma cidade que não tem recursos e que tem muitos problemas? Eu quero o bem do povo. Eu tenho 60 anos de idade. Renato [Casagrande] é o melhor governador a passar pelo Espírito Santo desde quando eu me entendo por gente. E eu não quero saber se Renato é de direita, de centro ou de esquerda. Eu quero é saber que ele ajuda a cidade”.

> “Não serei candidato a governador em 2026”, promete Arnaldinho Borgo

Interesses escusos”: críticas a opositores

No momento, com essa quase unidade política construída em torno dele na cidade, Euclério só tem duas frentes de oposição no processo eleitoral. Uma delas está no Partido Liberal (PL), sigla do ex-presidente Jair Bolsonaro, que lançou a candidatura do pastor evangélico Ivan Bastos. A outra está na Federação Brasil da Esperança (Fe Brasil), composta por três agremiações de esquerda: PT, PV e PCdoB.

A federação segue vivendo um impasse, pois o PT tem a pré-candidatura da ex-secretária municipal de Educação Célia Tavares, enquanto o PV mantém a do ex-vereador Heliomar Costa Novais, e o PCdoB, que apoiava Célia, retirou o apoio na última sexta (19) e passou a defender que a Fe Brasil também apoie a reeleição do atual prefeito.

Euclério tem dito, e reiterou após a convenção, que “somente os extremos não estão com ele”: “Eles estão com interesses escusos ou pessoais. Eu não quero saber o pensamento, a ideologia, a opção sexual de ninguém. Eu quero saber quem quer trabalhar pela cidade”.

Segundo o prefeito, até parte dos candidatos a vereador e militantes de PT, PCdoB e PV na cidade estão com ele: “A maioria dos pré-candidatos [dessa federação] não concorda com a Executiva Municipal e Estadual, porque a cidade está se desenvolvendo”.

Casagrande: Matrix Revolutions

O governador Renato Casagrande não compareceu à convenção no cerimonial Matrix, mas mandou um vídeo, exibido num telão, com uma fala de apoio a Euclério. Disse que os dois juntos fizeram uma “transformação efetiva” (praticamente uma “revolução”) no município nos últimos três anos e meio:

“Quero manifestar aqui meu testemunho de tudo aquilo que a gente fez juntos nestes quase quatro anos da administração do prefeito Euclério, na parceria do Governo do Estado com a Prefeitura Municipal, na parceria de Casagrande com Euclério. […] O que a gente fez em Cariacica nestes últimos anos foi uma transformação efetiva, mostrando como é forte a parceria, como trabalhando juntos você produz resultados para a população, você melhora a vida das pessoas. A gente fez isso neste tempo em que Euclério está à frente da prefeitura, e com certeza vamos dar sequência a esse trabalho, melhorando cada dia mais”.

Autoridades presentes

Presencialmente, o Governo do Estado esteve representado por três secretários: a de Governo, Emanuela Pedroso (Podemos), que falou em nome do governo; o de Meio Ambiente, Felipe Rigoni, presidente estadual do União Brasil, uma das 15 siglas com Euclério; e a de Mulheres, Jacqueline Moraes (PSB), que também é de Cariacica e não apoiou Euclério em 2020.

> Nésio Fernandes defende apoio a Euclério, e PCdoB retira apoio a Célia

A mesa de autoridades também recebeu o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (Podemos). O prefeito de Vila Velha retribuiu a cortesia de Euclério, que na véspera prestigiou sua convenção no Centro de Convenções de Vila Velha.

Arnaldinho e Euclério Sampaio (28/02/2024). Foto: Assessoria de Arnaldinho

Além deles, compareceram quatro deputados federais (Messias Donato, do Republicanos; Josias da Vitória, do PP; Gilson Daniel e Victor Linhalis, do Podemos); os deputados estaduais Janete de Sá (PSB), Hudson Leal (Republicanos), Bispo Alves (Republicanos), José Esmeraldo (PDT) e Marcelo Santos (União Brasil), que é presidente da Assembleia Legislativa; e diversos vereadores de Cariacica.

Euclério chamou ao palanque o ex-deputado estadual Hércules Silveira, seu colega por alguns mandatos na Assembleia. Hércules será candidato a vereador de Vila Velha pelo PP.

Euclério cercado de autoridades públicas que o apoiam em seu palanque durante a convenção. Foto: Max Garcia

Euclério cercado de autoridades públicas que o apoiam em seu palanque durante a convenção. Foto: Max Garcia

A coligação

A coligação de Euclério já tem nome: “A certeza de uma Cariacica cada vez melhor”.

A aliança é formada pelos seguintes partidos: MDB, PSB, PSD, Republicanos, União Brasil, PP, Podemos, PSDB/Cidadania, PDT, DC, Agir, PMB, PRD e Novo.

Com exceção do Novo, cada partido realizou sua própria convenção, em separado, com ata própria registrando a coligação com o MDB de Euclério. Simbolicamente, a “megaconvenção” foi uma só.

Momento família

Neto de Euclério, o pequeno Guilherme leu uma carta escrita pelo avô, na qual Euclério elencou conquistas de sua administração.

> Cariacica: PT e PCdoB querem enfrentar Célia, do PT, em convenção


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui