fbpx

Coluna Vitor Vogas

Eleições: Neucimar vai disputar (mesmo) Prefeitura de Vila Velha

Ele deu e recebeu confirmação de que estará de novo no páreo. Em Brasília, foi com Da Vitória a Ciro Nogueira. Obteve sinal verde dos caciques do PP

Publicado

em

Da esquerda para a direita: Ciro Nogueira, Neucimar Fraga e Josias da Vitória. Foto: Neucimar Fraga

Em meio a especulações sobre possível desistência, o ex-prefeito Neucimar Fraga (PP) deu e recebeu sinais, nesta quarta-feira (3), de que é mais candidato que nunca a prefeito de Vila Velha. Acompanhado do presidente estadual do seu partido, Josias da Vitória, Neucimar foi recebido pessoalmente em Brasília pelo cacique nacional do Progressistas (PP), o senador do Piauí Ciro Nogueira. Tanto do presidente estadual como do nacional, recebeu polegares para cima e pleno apoio para concorrer novamente a prefeito. Essa será a quinta candidatura seguida de Neucimar ao mesmo cargo, tendo vencido a primeira, em 2008. Será a primeira vez pelo PP.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

O próprio Neucimar confirmou: “A conversa com Ciro foi produtiva e de apoio à nossa candidatura. Estamos firmes e agora com o aval do Ciro Nogueira, presidente nacional”.

Receba as notícias da coluna no grupo de Whatsapp do Vítor Vogas.

Em meados de abril, antes de o prefeito Arnaldinho Borgo decidir ficar no Podemos e de Neucimar se lançar a prefeito, Da Vitória chegou a convidar Arnaldinho para disputar a reeleição pelo PP. Recentes especulações em Vila Velha davam conta de que o PP ainda poderia remover a pré-candidatura de Neucimar para apoiar o atual prefeito. Colocando uma pedra nisso, Da Vitória afirma, categoricamente, que essa hipótese agora está fora de cogitação e que ele mesmo e o PP estão engajados na campanha de Neucimar.

“Neucimar em momento algum fala sobre desistir. E a posição do Neucimar é a minha posição. Ele está decidido a disputar a eleição, tem todas as condições para isso e o nosso pleno apoio”, afiança o presidente estadual do PP.

Da Vitória sublinha que o apoio dele mesmo e do partido a Neucimar agora em Vila Velha é, também, uma questão de gratidão: na eleição parlamentar de 2022, com seus quase 40 mil votos, o ex-prefeito e então deputado federal (candidato à reeleição naquele pleito) foi fundamental para que a chapa do partido no Espírito Santo conseguisse eleger dois representantes na Câmara Federal para a atual legislatura: Evair de Melo e o próprio Da Vitória.

> Candidato da esquerda a prefeito de Vila Velha é definido

“Só sou deputado federal hoje por causa do Neucimar”, reconhece Da Vitória. “Ele contribuiu com 39,5 mil votos para que pudéssemos ter mandato. É uma pessoa que herda no partido toda uma gratidão. Esse saldo que ele tem precisa ser reconhecido pelo partido. Tenho toda a convicção de que Neucimar, estando decidido a disputar, terá apoio total do PP. Minha orientação, como presidente estadual do partido, é esta: de estarmos todos no projeto com Neucimar em Vila Velha.”

Pires na mão

Da Vitória conversou com a coluna por volta das 17 horas de terça-feira (2) – antes da audiência dele e de Neucimar com Ciro Nogueira. Um dos objetivos da conversa, contou ele, era pleitear um repasse maior para o partido no Espírito Santo, no rateio do Fundo Eleitoral. Com grande bancada na Câmara dos Deputados, o PP é um dos partidos com o maior volume de recursos públicos para financiar campanhas país afora.

A princípio, segundo Da Vitória, a direção nacional reservou uma cota de R$ 13,8 milhões para a Executiva Estadual do Espírito Santo. O valor total deve ser repartido entre todos os candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador filiados ao partido no Estado.

O “problema” é que o PP, pelas contas de Da Vitória, lançará candidato à prefeitura de 36 municípios, quase metade dos 78 existentes no Espírito Santo. A lista inclui algumas das maiores cidades capixabas, onde campanhas majoritárias demandam um “investimento maior” para terem condições de competir.

Além de Neucimar em Vila Velha, o PP tem as candidaturas do ex-prefeito Audifax Barcelos na Serra, do deputado estadual Theodorico Ferraço em Cachoeiro de Itapemirim e do deputado estadual Zé Preto em Guarapari, além da candidatura à reeleição do prefeito Doutor Coutinho em Aracruz.

> Partidos aliados de Arnaldinho defendem Lorenzutti para vice-prefeito

Há poucos dias, mais um nome se juntou a esse time: o empresário e ex-deputado estadual Marcos Garcia decidiu se candidatar a prefeito de Linhares e, de acordo com Da Vitória, tem o aval da direção estadual: “Foi outro que contribuiu muito com nossa chapa de federal e também tem todo o saldo com o partido”. Garcia também foi candidato a deputado federal pelo PP-ES em 2022.

Tudo somado, Da Vitória apresentou-se a Ciro Nogueira, ao lado de Neucimar, pedindo um saco maior de dinheiro.

“Vamos conversar com o Ciro para ampliarmos as condições de disputa do Neucimar no processo. Queremos pedir uma participação maior da direção nacional, com o Fundo Eleitoral, pois temos várias candidaturas a prefeito e vice-prefeito. Vamos tentar aumentar um pouco esse valor, principalmente em cidades grandes”, antecipou o deputado federal, antes do encontro realizado à noite com o cacique nacional.

Já nesta quarta-feira (3), após a conversa com Ciro Nogueira, Neucimar afirmou que eles ainda não chegaram a um valor para a sua campanha em Vila Velha:

“Não definimos isso na reunião, só tratamos do interesse do partido nas eleições capixabas. Mas colocamos na mesa a necessidade de um aporte maior ao partido e à nossa candidatura. Só vamos definir números depois das convenções, quando saberemos, de fato, quantas candidaturas teremos”.

> Aliança de esquerda: PDT decide apoiar João Coser a prefeito de Vitória


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui