fbpx

Coluna Vitor Vogas

As legiões de candidatos a vereador de Euclério, Arnaldinho e Weverson

Nos três maiores municípios da Região Metropolitana, candidatos da situação se destacam nesse aspecto, com expressiva vantagem sobre seus adversários

Publicado

em

Arnaldinho, Euclério e Weverson

Como demonstramos aqui na última quinta-feira (23), o prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos) é, com sobras, o concorrente à Prefeitura de Vitória que dispõe do maior “exército” de candidatos a vereador pedindo votos para ele nas ruas. Na Capital, há 109 candidatos a vereador por partidos pertencentes à coligação do atual prefeito. É mais que o dobro do segundo colocado nesse ranking, Luiz Paulo (PSDB), com 44.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Nos outros três maiores municípios da Região Metropolitana, os candidatos da situação também se destacam dos seus adversários, com expressiva vantagem sobre eles nesse aspecto. Em Cariacica, Vila Velha e Serra, os maiores exércitos de candidatos a vereador nas ruas competem, respectivamente, a Euclério Sampaio (MDB), Arnaldinho Borgo (Podemos) e Weverson Meireles (PDT).

Receba as notícias da coluna no grupo de Whatsapp do Vítor Vogas.

Ter um maior número de candidatos a vereador em sua coligação e seu palanque é um ativo que não pode ser subestimado. De modo geral, os concorrentes a uma vaga na Câmara Municipal operam como cabos eleitorais muito úteis para os candidatos majoritários: em sua campanha, pedem votos para si mesmos, mas também para o candidato a prefeito. Costumam ter inserção em sua comunidade, seu nicho, sua classe profissional… Isso para não falar do material de campanha casado.

Fizemos o levantamento e as contas com base nos dados oficiais de pedidos de registro de candidatura disponibilizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

As conclusões, favoráveis a quem já está no poder, são apresentadas a seguir.

CARIACICA: EUCLÉRIO “GIGANTE” TAMBÉM NESSE ASPECTO

Já ressaltamos aqui o “gigantismo” da campanha do prefeito de Cariacica no que toca, por exemplo, ao tamanho de sua coligação. O adjetivo “gigantesca” também se aplica à legião de candidatos a vereador reunidos em volta de Euclério em sua igualmente mastodôntica coligação, composta por 14 partidos.

Dos 250 candidatos que pediram registro de candidatura a vereador em Cariacica, nada menos que 197 estão na coligação do atual prefeito, o equivalente a 79%.

A de Ivan Bastos (PL) tem 29 candidatos. A de Célia Tavares (PT), 24.

Arredondando: de cada cinco candidatos a vereador em Cariacica, quatro estão com Euclério.

Em Cariacica, em mais uma evidência de como o fim da possibilidade de coligações proporcionais (nas disputas para vereadores) dificultou a vida dos dirigentes partidários, apenas 14 partidos ou federações registraram chapas para a Câmara Municipal. Só dez conseguiram atingir o número máximo de 20 para registrar uma chapa completa (há 19 vagas em jogo).

Confira:

Cariacica: quantos candidatos a vereador tem cada candidato a prefeito?

  • Euclério: 197
  • Ivan Bastos: 29
  • Célia: 24

Cariacica: a quantidade de candidatos a vereador por partido ou federação

PT/PCdoB/PV

21

Célia

MDB

21

Euclério

PL

21

Ivan Bastos

PSB

21

Euclério

Agir

20

Euclério

DC

20

Euclério

Podemos

20

Euclério

PP

20

Euclério

PSD

20

Euclério

União Brasil

20

Euclério

PMB

19

Euclério

Republicanos

16

Euclério

PRTB

8

Ivan Bastos

PSol/Rede

3

Célia

VILA VELHA: ARNALDINHO “SOBRANDO” TAMBÉM NESSE QUESITO

Em Vila Velha, à frente de uma coligação com 13 agremiações, o prefeito Arnaldinho não chega à incrível marca de Euclério nesse quesito, mas também não fica muito longe. O atual prefeito é, disparadamente, o “capitão” da maior tropa de candidatos a vereador na segunda maior cidade capixaba.

Dos 336 candidatos que concorrem a vereador em Vila Velha, simplesmente 73% fazem parte da coligação liderada pelo atual prefeito. Um total de 245 candidatos estão em chapas de partidos integrantes da sua coligação.

Arredondando, de cada quatro candidatos a vereador em Vila Velha, três estão com Arnaldinho.

Muuuuuuito atrás, vem o Coronel Ramalho (PL), com 32 candidatos a vereador. Para cada candidato a vereador no palanque do coronel, o prefeito tem quase oito.

Em Vila Velha, como há 21 cadeiras em disputa na Câmara, uma chapa completa deve ter 22 candidatos. Só 11 partidos ou federações conseguiram atingir essa marca.

Confira:

Vila Velha: quantos candidatos a vereador tem cada candidato a prefeito?

  • Arnaldinho: 245
  • Ramalho: 32
  • Babá: 24
  • Maurício Gorza: 19
  • Nicolas Trancho: 14
  • Gabriel Ruy: 2

Vila Velha: a quantidade de candidatos a vereador por partido ou federação

PT/PCdoB/PV

24

Babá

Podemos

23

Arnaldinho

PSB

23

Arnaldinho

Agir

22

Arnaldinho

DC 22

Arnaldinho

MDB 22

Arnaldinho

PL

22

Ivan Bastos

PMB 22

Arnaldinho

PRD

22

Arnaldinho

Republicanos

22

Arnaldinho

União Brasil

22

Arnaldinho

PP

19

Arnaldinho

PSDB/Cidadania 19

Maurício Gorza

Novo

16

Arnaldinho

PSol/Rede

14

Nicolas Trancho

PDT

10

Arnaldinho

PRTB

10

Ramalho

Mobiliza

2

Gabriel Ruy

SERRA: WEVERSON À FRENTE DA MAIOR TROPA

Na Serra, Weverson Meireles (PDT) é quem se destaca nesse quesito, mas o jogo está mais equilibrado. No seu caso específico, tal vantagem pode ajudá-lo de outro modo.

Diferentemente de Pazolini, Euclério e Arnaldinho – que partem muito à frente dos concorrentes e só precisam segurar essa vantagem –, Weverson, largando de trás, precisa crescer o mais rápido possível para tirar a diferença que o separa dos líderes na corrida à prefeitura, Audifax (PP) e Pablo Muribeca (Republicanos).

Para isso, não é nada mau poder contar com uma legião de cabos eleitorais, pedindo votos para si mesmo na disputa a vereador e para ele.

Na cidade mais populosa do Espírito Santo, há 23 lugares em disputa na Câmara Municipal. Assim, uma chapa completa pode ter até 24 candidatos.

Só 11 partidos ou federações conseguiram lançar uma chapa completa na Serra.

Dentre esses 11, seis estão na coligação majoritária de Weverson.

O candidato apoiado pelo atual prefeito, Sergio Vidigal (PDT), tem um total de 144 candidatos a vereador em seu palanque. Sua coligação concentra, sozinha, 37% dos 390 candidatos a vereador na Serra.

O segundo colocado nesse ranking é o ex-prefeito Audifax Barcelos (PP), com 94 candidatos a vereador em sua coligação. O terceiro é o deputado estadual Pablo Muribeca (Republicanos), cuja coligação reúne 87 candidatos à Câmara Municipal.

Os outros quatro candidatos a prefeito vêm bem atrás nesse aspecto.

Confira:

Serra: quantos candidatos a vereador tem cada candidato a prefeito?

  • Weverson: 144
  • Audifax: 94
  • Muribeca: 87
  • Igor Elson: 24
  • Roberto Carlos: 24
  • Wylson Zon: 17
  • Bungenstab: 0

Serra: a quantidade de candidatos a vereador por partido ou federação

Agir

24

Audifax

MDB

24

Weverson

PDT

24

Weverson

PL

24

Igor Elson
Podemos

24

Weverson

PP

24

Audifax
PSB

24

Weverson
PSDB/Cidadania

24

Audifax
PSol/Rede

24

Weverson
PT/PCdoB/PV

24

Roberto Carlos
União Brasil

24

Weverson
DC

23

Muribeca
Republicanos

23

Muribeca
Avante

22

Audifax
PRD 21 Muribeca
PSD 20 Muribeca
Novo 17 Wylson Zon

O VESTIBULAR PARA VEREADOR

Em Cariacica, há 250 candidatos a vereador concorrendo a 19 lugares na Câmara. A relação candidato/vaga é de 13 candidatos por vaga.

Em Vila Velha, o desafio é maior. Há 336 candidatos inscritos na disputa por 21 assentos na Câmara. A concorrência é de 16 candidatos por vaga.

Na Serra, a dificuldade é ainda maior. São 390 candidatos para 23 cadeiras em plenário. A relação é de 17 candidatos por vaga.

OBSERVAÇÕES FINAIS

Por evidente, nossa contabilização se baseia exclusivamente nos dados oficiais do TSE, desconsiderando eventuais defecções ou infidelidades (candidatos a vereador que apoiem um candidato a prefeito diferente daquele apoiado pelo próprio partido ou federação). Aí só analisando caso a caso, o que está fora do nosso alcance.

Eventuais “inconsistências” (número de candidatos numa chapa maior que o limite máximo) podem se explicar porque alguns podem ter solicitado o registro de uma ou duas candidaturas a mais que o permitido, situação que caberá à Justiça Eleitoral analisar.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui