Política
Vereador quer barrar entrega de comenda a Magno Malta
Vereadores afirmam que ele não tem ações relevantes à população negra
O vereador Professor Alex Bulhões (PMN) protocolou um requerimento na Câmara de Serra pedindo a suspensão da entrega da Comenda Zumbi dos Palmares ao senador eleito Magno Malta (PL).
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Em sua justificativa, o parlamentar alega que a indicação não foi aprovada pela maioria dos vereadores no dia 7 de dezembro. Ao todo, foram 11 votos pela entrega, cinco votos contrários e quatro abstenções.
“Considerando que passou despercebido por este plenário que o projeto em questão necessita de maioria absoluta (12 votos) para sua aprovação”, disse em seu requerimento.
Bulhões quer que seja seja cumprido apenas o Regimento Interno da Câmara Municipal da Serra. Ele destaca ainda que a honraria é entregue para quem se destaca em ações de defesa da população negra e combate ao racismo.
“Não quero que seja anulada a votação. Quero que seja colocada como rejeitada a indicação. Queremos garantir o respeito ao regimento interno e também à honraria, que é concedida apenas a quem mostrou uma luta pela população negra. E o senador Magno Malta não tem nada relevante ao tema, muito pelo contrário”.
Na sessão desta segunda-feira, o tema virou polêmica. O vereador Anderson Muniz (Podemos) também defendeu que a comenda não seja entregue ao senador.
“A pessoa tem que fazer jus à comenda e o senador eleito Magno Malta não faz. Nunca vi uma honraria para alguém que tem comportamento de capitão do mato”.
Já o vereador Jefinho do Balneário (PL) saiu em defesa de Malta. Disse que o senador é negro e por isso se adequa ao que exige à comenda.
“O maior racismo é esse tipo de situação como essa. Magno Malta é negro. Já fez muito pelas crianças pobres e negras. É trabalhador e não tem nada que desabone esse homem”.
Procurado pela reportagem por meio da sua assessoria, o senador Magno Malta disse que não iria comentar e que sua defesa já foi feita em plenário.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui