fbpx

Eleições 2024

Candidato a prefeito no ES perde eleição por 7 votos 

O resultado da eleição no município foi divulgado na noite do último domingo pelo TSE

Publicado

em

laranja da terra

A cidade de Laranja da Terra teve disputa acirrada para prefeito na eleição municipal. Foto: Divulgação

Uma cena curiosa aconteceu no município de Laranja da Terra, no norte do estado, após a conclusão da apuração dos votos das eleições municipais realizadas no último domingo (6). A disputa pela prefeitura foi definida por uma diferença de sete votos. 

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

O candidato Joadir Lourenço, do PSDB, foi eleito para um mandato a partir de janeiro de 2025 com 4.028 votos. Em segundo lugar, ficou o adversário Florisvaldo Kester (MDB), que conquistou 4.021 votos. Em terceiro lugar ficou o candidato do PL, Helder Perozini, com apenas 100 votos. 

De acordo com os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 8.382 eleitores foram às urnas em Laranja da Terra. Deste total, 161 votaram nulos e 72 em branco. 

Saiba mais sobre Laranja da Terra

O município de Laranja da Terra localiza-se na mesorregião central do Espírito Santo, a 160 km de Vitória. Limita-se ao norte com os municípios de Baixo Guandu e Itaguaçu, ao sul, com o município de Afonso Cláudio, ao leste, com os municípios de Itarana e Itaguaçu e a oeste com o Estado de Minas Gerais. Sua área é de 457 km2, o que equivale a 1,01% do território capixaba.

O município é dividido em cinco distritos, sendo eles: Sede de Laranja da Terra, Sobreiro, Vila de Laranja da Terra, Joatuba e São Luiz de Miranda.

Mais surpresas 

Outra cidade do interior do Espírito Santo, Ponto Belo, também chamou atenção na eleição após a conclusão da apuração dos votos. O município foi o que elegeu o maior número de mulheres para ocupar a Câmara de Vereadores. 

Das nove vagas no Legislativo local, cinco serão ocupadas por mulheres na próxima legislatura e só quatro por homens. O número é maior do que o atual mandando, que tem apenas três mulheres contra seis homens.

De acordo com o IBGE, tem cerca de 6,6 mil habitantes. É uma cidade rural e com o IDH muito baixo, PIB idem, economia basicamente agrária e altamente dependente das transferências estaduais e federais para se manter financeiramente.

Na legislatura atual, a Câmara de Ponto Belo tem três mulheres, um terço (1/3) das vagas.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui