Coluna Vitor Vogas
Poder feminino: cidade do ES elege mais mulheres que homens na Câmara
Aqui elas mandam: Câmara da pequena Ponto Belo já virou um case e pode quiçá se tornar um laboratório a ser observado e replicado em outros municípios
Quando se trata de representatividade feminina na política e nos espaços de poder, o Espírito Santo não se cansa de passar vergonha em âmbito nacional. As médias de mulheres eleitas, já baixíssimas nacionalmente, conseguem ser ainda piores no Estado.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Nesta eleição municipal, o Espírito Santo voltou a dar provas disso: foi não só, entre os 26 estados, aquele com o menor percentual de candidaturas femininas ao cargo de prefeito/a (só 7%). Também foi o estado que elegeu o menor percentual de mulheres para comandar prefeituras: só duas de 78, ou seja, 2,5%.
Mas, de onde menos se esperava, vem uma boa e auspiciosa notícia: uma pequena cidade encravada no extremo norte do Estado, quase na divisa com a Bahia, decidiu ir contra a tendência estadual e romper com essa tradição de exclusão das mulheres na política.
Dando (sem trocadilho) um belo exemplo, o município de Ponto Belo desponta como um caso raríssimo em que as mulheres serão a maioria (isso mesmo: a maioria) na Câmara Municipal a partir de janeiro de 2025.
> Mapa eleitoral: os partidos que mais cresceram e os que encolheram no ES
Dos nove assentos existentes no Parlamento local, cinco serão ocupados por mulheres na próxima legislatura e só quatro por homens.
Ponto Belo é uma das menores cidades do Espírito Santo. De acordo com o IBGE, tem cerca de 6,6 mil habitantes. É uma cidade rural e com o IDH muito baixo, PIB idem, economia basicamente agrária e altamente dependente das transferências estaduais e federais para se manter financeiramente.
Na legislatura atual, a Câmara de Ponto Belo tem três mulheres, um terço (1/3) das vagas.
O prefeito atual é Jaiminho e o próximo, eleito nesse domingo, também é um homem: Marcos Coutinho (MDB).
> Análise: direita moderada fez a festa nas maiores cidades do ES
A Câmara da pequena Ponto Belo, quem diria, já virou um case e pode quiçá se tornar um laboratório a ser observado e replicado em outros municípios…
Veja a lista de candidatos/as a vereador(a) eleitos/as na cidade do extremo norte capixaba:
As mulheres
- Roze Guese (PDT)
- Claudia Rocha (PSDB)
- Ilza Professora (Podemos)
- Nágila Rabelo (MDB)
- Victória Nina (PDT)
Os homens
- Nego Ivan (PSB)
- Lourinho do Bar (PP)
- Marcio Garcia (MDB)
- Laércio Cajaíba da Agricultura (PSB)
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui