Dinheiro
Servidores e empresários de São Mateus são investigados por corrupção
Operação da Polícia Federal mira servidores públicos e empresários suspeitos de participar de um esquema de desvio de recursos públicos que fazia direcionamento de licitações e pagamento de propinas

Servidores de São Mateus são investigados por irregularidades em licitações. Foto: Divulgação/PF
A Polícia Federal cumpriu oito mandados de busca e apreensão e prendeu uma pessoa durante uma operação realizada nesta terça-feira (26) em São Mateus, município do Norte do Espírito Santo.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
A operação, batizada de “Morada Ilusória”, mira servidores públicos e empresários suspeitos de participar de um esquema de desvio de recursos públicos que fazia direcionamento de licitações e pagamento de propinas. A investigação se refere a um processo de contratação pública realizada pela Secretaria de Obras do município.
Segundo a Polícia Federal, a suspeita é de que tenha havido direcionamento da licitação a determinadas empresas, que pagariam propina a servidores do município por meio de imóveis. A operação também cumpriu medida cautelar para bloqueio de valores de até R$ 2,9 milhões.

Quatro veículos foram apreendidos na operação da PF em São Mateus. Foto: Divulgação/PF
Com o cumprimento das medidas cautelares, foram bloqueados pouco mais de R$ 220 mil e quatro veículos apreendidos. De acordo com a PF, essas medidas são essenciais para recuperação de ativos e ressarcimento ao erário público. Também foram apreendidos documentos e mídias que serão encaminhados à perícia.
Durante a ação, foi realizada a prisão em flagrante de um dos alvos pelos crimes de porte de arma de fogo de uso permitido e receptação. Os envolvidos poderão responder ainda por peculato e lavagem de dinheiro.
