fbpx

Dinheiro

CNH de graça: inscrições para 3,5 mil vagas já estão abertas

Inscrições vão até 21 de setembro no site do Detran|ES. Programa oferece habilitação gratuita e cursos para o mercado de trabalho

Publicado

em

trânsito; carteira de motorista, CNH; autoescola

CNH Social irá oferecer 3,5 mil vagas. Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O governador Renato Casagrande anunciou, nesta terça-feira (2), a abertura de 3.500 vagas para a segunda fase do programa CNH Social 2025. A iniciativa garante acesso gratuito à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e amplia as chances de inserção no mercado de trabalho.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

As inscrições já estão abertas no site do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) e seguem até 21 de setembro. As oportunidades contemplam diferentes modalidades, como primeira habilitação na categoria B, adição de categoria A ou B e mudança para as categorias D ou E. Além da CNH, os selecionados também terão acesso a cursos profissionalizantes voltados para a empregabilidade.

Nesta edição, pela primeira vez, 10% das vagas serão destinadas a alunos da rede pública estadual. Para concorrer, o estudante deve comprovar bom desempenho escolar e atender às regras do edital. A reserva vai priorizar jovens que já participam da disciplina eletiva “Educação de Trânsito”, ofertada pelo Detran|ES no Ensino Médio. O interessado deve procurar o Instituto Salomão.

“Tirar a CNH é caro e é importante para nós darmos essa oportunidade, pois quantas pessoas conseguem emprego por conta de ter uma carteira de motorista. Isso gera oportunidades aos capixabas”, pontuou o governador Casagrande.

Como se inscrever

Para participar do programa, o candidato deve acessar o site e clicar no banner do “CNH Social” e preencher os dados solicitados. O Detran|ES reforça que as inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente no site oficial. Qualquer cobrança identificada é golpe e não deve ser paga.

É necessário estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Serão considerados apenas os cadastros ativos na Base Nacional até 7 de agosto de 2025. Todas as informações fornecidas precisam coincidir com os registros do CadÚnico.

No momento da inscrição, o interessado deve selecionar a categoria pretendida. As opções são: primeira CNH categoria B (carro), adição das categorias A (moto) ou B, e mudança para as categorias D (van e ônibus) ou E (caminhão e carreta). Após a escolha, não será permitido alterar a categoria.

Além da reserva de 10% das vagas para alunos da rede pública estadual, o programa também destina 5% às pessoas com deficiência (PCDs). Caso as cotas não sejam preenchidas, elas serão transferidas para a ampla concorrência.

A relação final dos selecionados na segunda fase do programa CNH Social será disponibilizada a partir das 12h do dia 06 de outubro de 2025, exclusivamente no site. Para melhor aproveitamento das vagas não ocupadas nessa seleção, o Detran|ES divulgará a lista de suplentes no dia 08 de dezembro de 2025, a partir de 12h.

A seleção dos candidatos é realizada de forma eletrônica de acordo com os critérios do programa e com base nas informações fornecidas pelos próprios beneficiários no CadÚnico, considerando os critérios de menor renda per capita; maior número de componentes no grupo familiar; candidatos com Ensino Fundamental completo; beneficiário do Bolsa Família; e data e hora de inscrição.

Benefícios gratuitos

Os candidatos selecionados no Programa CNH Social realizam todo o processo de habilitação até a obtenção da CNH gratuitamente. O beneficiário tem direito aos seguintes procedimentos:

  • captura biométrica na agência do Detran|ES;
  • exames médicos e psicológicos em clínica credenciada ao Detran|ES;
  • um exame toxicológico para as categorias D ou E em laboratório credenciado à Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran);
  • 20 Aulas teóricas e práticas na autoescola;
  • três reprovações, seja na prova teórica ou prática;
  • duas aulas extras (em caso de reprovação na prova prática, apenas o candidato que não reprovou na prova teórica terá direito). Em caso de falta, o candidato deverá pagar a taxa de remarcação da prova e as taxas cobradas pela autoescola.