Dia a dia
Lula se emociona durante discurso de diplomação no TSE
O petista não segurou as lágrimas ao falar da “ousadia do povo brasileiro” em conceder a Presidência da República a alguém sem formação superior
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não conteve as lágrimas durante o discurso na cerimônia de diplomação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta segunda-feira (12).
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
O evento começou às 14h25 e foi realizado no plenário do TSE, em Brasília. Cerca de 400 convidados estavam presentes, entre eles, parlamentares, ministros de tribunais superiores e representantes de governos estrangeiros. O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, também participou da cerimônia.
Ao relembrar sua primeira diplomação, em 2002, o petista não segurou as lágrimas ao falar da “ousadia do povo brasileiro” em conceder a Presidência da República a alguém sem formação superior.
“Em nome do meu partido, quero que vocês saibam que o diploma que recebi, não é o diploma do Lula presidente, mas sim de uma parcela significativa do povo, que reconquistou o direito de viver em democracia nesse país”, disse o presidente eleito, durante o discurso.
Enquanto chorava, a plateia aplaudiu o presidente eleito. “Quem passou pelo que passei, nesses últimos anos, e está aqui agora, é a certeza de que Deus existe”, completou. Lula foi ovacionado pelos presentes que, sob aplausos, entoaram “Olê, olê, olê, olá, Lula, Lula”.
Lula disse ainda que exercerá seu mandato em nome da “normalidade institucional” do país e da “felicidade” do povo brasileiro. “É com o compromisso de construir um verdadeiro Estado democrático, garantir a normalidade institucional e lutar contra injustiças que recebo pela terceira vez o diploma de presidente eleito do Brasil. Em nome da liberdade, da dignidade e da felicidade do povo”, concluiu.
A diplomação é uma etapa que confirma o processo eleitoral e habilita Lula e Alckmin a tomar posse como presidente e vice-presidente da República no dia 1º de janeiro.
ASSISTA NA ÍNTEGRA
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui