Coluna Vitor Vogas
Saiba como ficou o novo comando das Câmaras na Grande Vitória
Nas maiores cidades da Região Metropolitana, todos os prefeitos recém-empossados conseguiram emplacar aliados na presidência do Poder Legislativo
Neste 1º de janeiro, logo após tomarem posse oficialmente, vereadores de cada município se reuniram em sessão especial para elegerem a Mesa Diretora que comandará as respectivas Câmaras Municipais no primeiro biênio da legislatura inaugurada nesta data. Nas maiores cidades da Grande Vitória, todos os prefeitos recém-empossados conseguiram emplacar aliados na presidência da Casa de Leis – o que tende a facilitar, para eles, o relacionamento político com o Poder Legislativo, bem como a tramitação e a aprovação de projetos de interesse do Executivo.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Nas Câmaras de Vitória, Vila Velha e Cariacica, os presidentes eleitos para o biênio 2025/2026 chegaram ao cargo com muita tranquilidade, encabeçando chapa única. Não houve disputa em nenhuma delas. Já na Câmara da Serra, duas chapas foram inscritas e, na votação em plenário, o candidato do prefeito Weverson Meireles (PDT) saiu-se vitorioso.
Vitória
Em Vitória, o novo presidente da Câmara é o vereador Anderson Goggi (PP). Reeleito em outubro para seu segundo mandato consecutivo, Goggi é aliado do prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos) e foi o candidato escolhido pela alta cúpula da Prefeitura de Vitória para assumir a presidência da Casa.
O sucessor de Leandro Piquet (PP) é o vice-presidente municipal do Progressistas (PP), principal aliado do Republicanos na reeleição de Pazolini e na nova administração. Sua chegada à presidência da Câmara foi fruto de um acordo político entre o Republicanos de Pazolini e o PP da nova vice-prefeita, Cris Samorini.
Goggi foi eleito quase por unanimidade. A chapa liderada por ele recebeu 20 dos 21 votos possíveis. Somente a vereadora Ana Paula Rocha (PSol), empossada para o primeiro mandato, preferiu se abster.
Vila Velha
Na Câmara de Vila Velha, o sucessor de Bruno Lorenzutti (MDB) é o vereador Osvaldo Maturano (PRD), que acaba de assumir o quarto mandato consecutivo na Casa de Leis. Ele não só é aliado de Arnaldinho Borgo (Podemos) como era, até a véspera, o líder do prefeito na Câmara.
Maturano foi o candidato que Arnaldinho escolheu apoiar. Para isso, numa tensa disputa de bastidores, o experiente vereador precisou superar uma dura concorrência dentro da própria base governista, prevalecendo sobre outros aliados do prefeito que também tinham interesse no cargo – como Ivan Carlini (Podemos), Rogério Cardoso (Podemos) e Patrícia Crizanto (PSB).
A chapa liderada por Maturano foi eleita com os votos de 19 dos 21 vereadores. Os dois votos contrários partiram de dois estreantes que representam lados ideológicos opostos: Rafael Primo (PT) e Pastor Fabiano Oliveira (PL). Os outros dois parlamentares do PL, Devacir Rabello e Patrick da Guarda, apoiaram a chapa.
Enquanto isso, nas Câmaras da Serra e de Cariacica, vereadores que já exerciam a presidência foram reconduzidos ao cargo.
Cariacica
Na Câmara de Cariacica, o presidente Lelo Couto (MDB) foi reconduzido sem sustos pelos pares, com apenas um voto contrário à chapa única encabeçada por ele – dado pela vereadora Açucena, do PT, que chega para o primeiro mandato. Lelo não somente é aliado como também correligionário do prefeito Euclério Sampaio, no MDB.
Em Cariacica, Euclério já escolheu o seu líder na Câmara: o vereador Cesinha (PV), de volta à Casa após ter perdido o mandato no ano passado, retornará também à função de líder do prefeito, cumprida por ele durante a maior parte do mandato passado.
Serra
Já na Serra, houve disputa entre duas chapas. A do presidente Saulinho da Academia (PDT), candidato à reeleição, derrotou a chapa encabeçada pelo vereador Henrique Lima (Podemos), por 16 votos a 6. Houve, ainda, uma abstenção, do vereador George Guanabara (Podemos).
Candidato mais votado para a Câmara do município em outubro, Saulinho é não apenas aliado como correligionário do também pedetista Weverson Meireles, prefeito empossado nesta quarta-feira (1º). Tanto o novo prefeito como o presidente da Câmara pertencem ao grupo político liderado pelo agora ex-prefeito Sérgio Vidigal, também do PDT.
Curiosamente, dos cinco membros da chapa derrotada, três pertencem a partidos também pertencentes à base parlamentar de Weverson, sendo um do PSB e dois do Podemos (incluindo Henrique Lima). Isso denota certa divisão dos vereadores da base em torno da eleição da Mesa Diretora. A conferir se essa rachadura se estenderá no decorrer do mandato, afetando o relacionamento com a administração do novo prefeito.
Na Serra, o Podemos é controlado pelo deputado estadual Alexandre Xambinho, aliado de Vidigal e de Weverson.
AS NOVAS MESAS DIRETORAS
Em cada Câmara Municipal, a Mesa Diretora é composta, além do presidente, por outros dois membros titulares (o primeiro e o segundo secretário), além dos suplentes de cada um desses cargos. Os ocupantes de cada posto, do presidente ao último secretário, são discriminados no registro da chapa – ou seja, não se elege só o presidente, mas a chapa completa.
Veja abaixo como ficou a composição da nova Mesa Diretora em cada uma das quatro Câmaras citadas.
Câmara de Vitória
- Presidente: Anderson Goggi (PP)
- 1º Secretário: Davi Esmael (Republicanos)
- 2ª Secretário: Maurício Leite (PRD)
- Vice-presidente: Leonardo Monjardim (Novo)
- 2º Vice-presidente: Luiz Emanuel (Republicanos)
- 3ª Vice-presidente: Mara Maroca (PP)
- 3º Secretário: João Flávio (MDB)
–
Câmara de Vila Velha
- Presidente: Osvaldo Maturano (PRD)
- 1º Secretário: Léo Pindoba (Podemos)
- 2ª Secretária: Carol Caldeira (DC)
- Vice-presidente: Hércules Silveira (PP)
- 2º Vice-presidente: Alex Recepute (PRD)
- 3º Secretário: Ademir Pontini (MDB)
–
Câmara de Cariacica
- Presidente: Lelo Couto (MDB)
1º Secretário: Edgar do Esporte (União)
2º Secretário: Paulo Foto (PP)
Vice-presidente: Renato Machado (PSD)
2º Vice-presidente: Flávio Preto (PSB)
3º Secretário: Jades Amorim (MDB)
–
Câmara da Serra
- Presidente: Saulinho da Academia (PDT)
- 1º Secretário: Cleber Serrinha (MDB)
- 2º Secretário: Wellington Alemão (Rede)
- Vice-presidente: Dr. William Miranda (União)
- 2ª Vice-presidente: Raphaela Moares (PP)
A chapa derrotada na Câmara da Serra tinha a seguinte composição:
- Presidente: Henrique Lima (Podemos)
- 1º Secretário: Professor Rurdiney (PSB)
- 2º Secretário: Rodrigo Caldeira (Republicanos)
- Vice-presidente: Jefinho do Balneário (Podemos)
- 2º Vice-presidente: Agente Dias (Republicanos)
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui