fbpx

Coluna Vitor Vogas

Eleições: Pazolini fará convenção modesta, sem festa nem público

Contrastando com megaconvenções, ato para confirmar a candidatura do prefeito à reeleição pelo Republicanos será o mais minimalista possível. Leia aqui os detalhes. E mais: a agenda das próximas convenções já marcadas na Grande Vitória

Publicado

em

Pazolini discursa em evento da Prefeitura de Vitória

Contrastando com outros pré-candidatos – incluindo prefeitos que, como ele, buscarão a reeleição –, Lorenzo Pazolini decidiu não transformar em uma grande festa a convenção em que seu partido homologará sua candidatura a um segundo mandato na Capital. Ao contrário, a pedido do prefeito, a direção do Republicanos em Vitória fará uma convenção a mais minimalista possível, sem confetes nem serpentina.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

O ato oficial será realizado na próxima sexta-feira (2), às 12 horas, na sede do partido, em uma sala comercial na Enseada do Suá. Não será aberta ao público, nem mesmo à militância. Além de Pazolini, estarão presentes apenas os dirigentes da sigla e os pré-candidatos a vereador da chapa do Republicanos, segundo a assessoria do prefeito. Será na hora do almoço, mas será frugal.

Receba as notícias da coluna no grupo de Whatsapp do Vítor Vogas.

Por intermédio da assessoria do Republicanos, o presidente estadual do partido, Erick Musso, e o presidente municipal, Leandro Borges, destacaram que o formato escolhido para a confirmação da candidatura de Pazolini lança “um modelo inovador, alinhado com o perfil do atual chefe do Executivo Municipal”. A simplicidade do evento, diz Erick, “traduz o estilo de Pazolini”, marcado, segundo ele, pela austeridade e pela discrição:

“Pazolini é uma pessoa simples, austera e discreta. Há quase quatro anos, assumiu a gestão do Executivo Municipal em um cenário desafiador, com recursos parcos em caixa. Com discrição, ética, seriedade e muita determinação, elevou a Capital ao 1º lugar em gestão pública do Brasil, ao 1º lugar em transparência e com a saúde e a educação mais bem avaliadas do país. O modelo escolhido para a convenção traduz exatamente esse estilo”.

> Cariacica: candidatura de Célia Tavares (PT) é aprovada pela direção nacional da Fe Brasil

Tecnicamente, os festejos de fato são dispensáveis, ficando por conta da direção de cada partido. A rigor, para a Justiça Eleitoral, o que importa é o que fica decidido e registrado na ata da convenção. Então basta que as pessoas com o poder de decidir naquela sigla (em geral, os membros do órgão diretivo municipal) se reúnam e formalizem por escrito quem são os pré-candidatos e qual será a eventual coligação do partido, na ata lavrada e encaminhada à Justiça Eleitoral.

Mas essa não é a regra.

Na verdade, é bastante raro que um partido decida fazer sua convenção em um escritório fechado, entre quatro paredes. De modo geral, as direções municipais transformam a convenção num grande acontecimento político aberto ao público (especialmente à militância) e buscam atrair o maior número possível de espectadores para o evento partidário. Fazem isso não apenas para festejar e enaltecer os próprios candidatos, mas também para exibir seus aliados e, principalmente, para dar ao mercado político uma demonstração de força: quanto mais lotado estiver o recinto, mais apoio teria o candidato – ao menos esse é o raciocínio.

O porte do evento varia conforme o tamanho do partido ou da coligação, mas mesmo as menores legendas procuram fazer da convenção um ato público e promover uma pequena festa, ainda que num ambiente menor.

> “Silenciou a todos”: candidato de Max Filho sobe o tom contra Arnaldinho

Tivemos alguns exemplos no fim de semana passado, o qual inaugurou o período oficial das convenções. Como registrado aqui, três pré-candidatos protagonizaram convenções que chamaram a atenção pela magnitude.

No sábado (20) de manhã, Luiz Paulo Vellozo Lucas confirmou sua pré-candidatura a prefeito de Vitória, na convenção da Federação PSDB/Cidadania com outras três siglas que apoiam o retorno do ex-prefeito. O evento público ocorreu no Centro de Convenções de Vitória e, segundo a assessoria de Luiz Paulo, atraiu cerca de 1 mil pessoas. Enquanto isso, no Centro de Convenções de Vila Velha, a convenção conjunta dos 12 partidos que estarão na coligação de Arnaldinho Borgo (Podemos) lotou o auditório, segundo a assessoria do prefeito, com mais de 2 mil pessoas.

No domingo (21) de manhã, na casa de eventos Matrix Music Hall, a convenção unificada das 15 siglas que apoiam a reeleição de Euclério Sampaio (MDB), segundo a organização, atraiu mais de 6 mil pessoas para assistirem à confirmação oficial da pré-candidatura do atual prefeito. Foi o campeão de público.

Em Vitória, além do Republicanos, a coligação de Pazolini terá o Progressistas (PP) e o Novo. A candidatura a vice-prefeito/a está entre três nomes, com algum favoritismo para a primeira: a agora ex-presidente da Findes, Cris Samorini (PP), o presidente da Câmara de Vitória, Leandro Piquet (PP), e o ex-secretário de Finanças e de Governo de Pazolini, Aridelmo Teixeira (Novo).

> Neucimar desistirá da candidatura a prefeito de Vila Velha.

Além da de Pazolini, muitas convenções já estão marcadas na Grande Vitória. O período de convenções vai até o dia 5 de agosto. Confira abaixo a agenda com algumas das principais:

CONVENÇÕES PARTIDÁRIAS (e respectivos pré-candidatos a prefeito)

. 26 de julho (sexta), às 19h, na APAE, no bairro Santa Fé, Cariacica: IVAN BASTOS (PL)

. 27 de julho (sábado), às 9h, na Aspomires, em Bento Ferreira, Vitória: CAPITÃO ASSUMÇÃO (PL)

. 27 de julho (sábado), às 14h, no Parque Residencial Laranjeiras, Serra: IGOR ELSON (PL)

. 27 de julho (sábado), às 18h, em Serra Sede: PABLO MURIBECA (Republicanos)

. 28 de julho (domingo), às 9h, no Cerimonial Brasil Festas, em Viana: LUZINETE DEOLINDO (DC)

. 29 de julho (segunda), às 19h, no Centro de Formação Martina Toloni, na Prainha, Vila Velha: BABÁ (PT)

. 31 de julho (quarta), às 20h, na Câmara de Vila Velha: PROFESSOR NICOLAS TRANCHO (PSol)

. 02 de agosto (sexta), às 12h, na sede do partido, na Enseada do Suá, Vitória: LORENZO PAZOLINI (Republicanos)

. 03 de agosto (sábado), às 9h, no Cerimonial Casa di Lucca, no Centro de Vila Velha: ALEXANDRE RAMALHO (PL)

. 04 de agosto (domingo), às 9h, no Clube da Boa Convivência, em Laranjeiras, Serra: ROBERTO CARLOS (PT)

. 04 de agosto (domingo), às 9h, na Câmara Municipal de Cariacica: CÉLIA TAVARES (PT)

. 05 de agosto (segunda), às 19h, na Câmara Municipal de Vitória: DU DA KAWASAKI (Avante)


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui