fbpx

Coluna Vitor Vogas

Eleições: três megaconvenções marcadas para o próximo fim de semana

Em Vitória, Vila Velha e Cariacica, candidatos a prefeito à frente das maiores alianças estrelarão “convenções unificadas”, em demonstração de força

Publicado

em

Euclério Sampaio, Arnaldinho Borgo e Luiz Paulo Vellozo Lucas

Euclério Sampaio, Arnaldinho Borgo e Luiz Paulo Vellozo Lucas

No próximo sábado (20), conforme o calendário eleitoral, começa o período oficial para realização das convenções partidárias. Até o dia 5 de agosto, cada partido, em cada cidade, deverá realizar a sua convenção para registrar oficialmente, em ata, seus eventuais candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador, bem como eventuais coligações que pretendam integrar. Na Grande Vitória, o primeiro fim de semana da temporada de convenções será marcado por três eventos faraônicos: verdadeiras “megaconvenções”.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Assim podem ser consideradas as convenções que serão protagonizadas pelo ex-prefeito Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB), em Vitória, pelo prefeito Arnaldinho Borgo (Podemos), em Vila Velha, e pelo prefeito Euclério Sampaio (MDB), em Cariacica.

Receba as notícias da coluna no grupo de Whatsapp do Vítor Vogas.

Os três são, disparadamente, os candidatos que encabeçarão as maiores coligações partidárias nos respectivos municípios. Exatamente por isso, cada um deles realizará o que se convencionou chamar de “convenção unificada”: todos os partidos aliados promoverão ao mesmo tempo, no mesmo lugar, os respectivos atos. Na prática, simbolicamente, será como um só grande evento – daí a chamada “convenção conjunta”, ou “convenção unificada”.

No sábado (20), Arnaldinho Borgo realizará a convenção do Podemos ao lado dos outros 11 partidos que estão em sua aliança eleitoral: PSB, MDB, Republicanos, União Brasil, PDT, PSD, PRD, Agir, Novo, PMB e DC. O evento será a partir das 9 horas, no Centro de Convenções de Vila Velha, em Itaparica. Arnaldinho terá homologada a candidatura à reeleição. Todas as siglas confirmarão, em ata, a coligação com o Podemos, partido do prefeito.

> A resposta de Camila Valadão a quem duvidou de sua candidatura em Vitória

Ao mesmo tempo, do outro lado da Terceira Ponte, Luiz Paulo será a estrela da convenção conjunta dos sete partidos que apoiam o seu retorno à Prefeitura de Vitória: à federação do ex-prefeito, formada por PSDB e Cidadania, se juntam PSB, MDB, União Brasil, PSD e PMB. O evento ocorrerá no Centro de Convenções de Vitória, no bairro Santa Lúcia, também a partir das 9 horas. Além da coligação e da candidatura de Luiz Paulo a prefeito, será confirmada a candidatura de Victor Ricciardi, presidente do União Brasil em Vitória, como vice de Luiz Paulo.

Já no domingo (21), Euclério Sampaio, o recordista, virá à frente da convenção unificada das 15 agremiações unidas em torno dele: além do MDB, estão com o prefeito PSB, Republicanos, Podemos, PP, União Brasil, PSD, PSDB/Cidadania, PDT, PRD, Novo, Agir, Solidariedade e PMB. O grande evento será na casa de shows Matrix Hall, com início às 9 horas.

As três convenções devem atrair centenas de pessoas; nos casos de Arnaldinho e Euclério, talvez até milhares, haja vista o gigantismo das respectivas coligações e o número de apoiadores dos dois prefeitos muitos deles lotados nas máquinas municipais).

O sentido da estratégia

Não é coincidência que Arnaldinho, Luiz Paulo e Euclério tenham adotado a mesma tática. Realizar “convenções conjuntas” o quanto antes, logo no início do período oficial, é estratégia comum justamente a quem, como eles, detém o maior número de partidos aliados.

> O poder da conversão: os ex-adversários de Euclério que apoiam a reeleição do prefeito

Nas respectivas atas, lavradas e encaminhadas à Justiça Eleitoral, cada legenda precisa formalizar a decisão de se unir em coligação majoritária com o partido ou federação do candidato a prefeito apoiado. Depois disso, não tem mais volta, não há mais como retroceder.

Ao apressar esse processo de formalização do apoio eleitoral, os candidatos favorecidos “amarram” oficialmente esses partidos a eles mesmos. Não dão brecha para que alguma dessas siglas, eventualmente, mude de ideia e se deixe seduzir por algum concorrente até o fim do período legal de convenções, no dia 5 de agosto.

É uma maneira, portanto, de dirimir o risco de fuga ou evasão de aliados na última hora – sempre presente em se tratando de disputas eleitorais.

Explicação legal

O advogado Ludgero Liberato, especialista em Direito Eleitoral, explica que, na legislação eleitoral, não existe vedação expressa para a realização de “convenção unificada”. No entanto, ainda que utilizem o mesmo espaço em simultâneo, é preciso que cada sigla integrante da coligação realize o próprio ato formal e lavre a própria ata, separadamente, como adverte o especialista.

“É como tenho orientado os meus clientes. Caso se utilize o mesmo espaço, que os atos sejam separados. Cada sigla precisará fazer a própria ata, do ponto de vista formal. E a leitura das respectivas atas também deve ser feita de maneira separada. No final, todos os partidos ali reunidos podem até fazer um documento conjunto de formação da coligação. E nada impede que eles tirem fotos juntos etc. Mas a questão da ‘convenção conjunta’ tem um aspecto muito mais simbólico, de promoção de uma grande festa para celebrar os candidatos e demonstração de força política”, pondera Liberato.

AGENDA

Além das convenções destacadas acima, já temos algumas importantes marcadas na Grande Vitória. Confira a agenda parcial:

SÁBADO (20)

> Convenção conjunta da chapa de Arnaldinho Borgo (Podemos, PSB, MDB, Republicanos, União Brasil, PDT, PSD, PRD, Agir, Novo, PMB e DC)

Horário: 9h

Local: Centro de Convenções de Vila Velha

> Convenção unificada da chapa de Luiz Paulo (PSDB/Cidadania, PSB, MDB, União Brasil, PSD e PMB)

Horário: 9h

Local: Centro de Convenções de Vitória

DOMINGO (21)

> Convenção unificada da chapa de Euclério Sampaio (MDB, PSB, Republicanos, Podemos, PP, União Brasil, PSD, PSDB/Cidadania, PDT, PRD, Novo, Agir, Solidariedade e PMB)

Horário: 9h

Local: Matrix Hall

> Convenção de Camila Valadão (Psol/Rede), pré-candidata a prefeita de Vitória

Horário: 9h

Local: Câmara de Vitória

SEXTA (26)

> Convenção de Ivan Bastos (PL), pré-candidato a prefeito de Cariacica

Horário: 19h

Local: Auditório da APAE, em Morada de Santa Fé


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui