Coluna Vitor Vogas
Eleição: quem terá mais tempo de TV em Vila Velha e de rádio na Serra
Candidatos da situação levam vantagem nesse quesito nos dois maiores colégios eleitorais do ES. Horário eleitoral gratuito começa no dia 30
Vinte e dois é o número de urna do Coronel Alexandre Ramalho, candidato do PL a prefeito de Vila Velha. Vinte e três é um número que a campanha do prefeito Arnaldinho Borgo (Podemos) dificilmente esquecerá. Por uma série de coincidências, esta sexta-feira (23), dia 23 de agosto, reservou uma combinação de ótimas notícias para a campanha do candidato à reeleição.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Pela manhã, pesquisa da Futura Inteligência para a Rede Vitória apresentou resultados excelentes para Arnaldinho em todos os quesitos. À tarde, o Projeto Político Militar do Espírito Santo anunciou apoio a ele, em detrimento de Ramalho. Entre uma coisa e outra, Arnaldinho descobriu que, no horário eleitoral gratuito, com início na próxima sexta (30), terá, sozinho, mais da metade do tempo de TV disponibilizado a todos os candidatos a prefeito de Vila Velha.
No caso da propaganda na TV, além das inserções de 30 segundos ou 1 minuto espalhadas pela programação, haverá dois blocos de 10 minutos para os candidatos a prefeito, exibidos de segunda a sábado. O primeiro irá ao ar das 13h às 13h10; o segundo, das 20h30 às 20h40.
A cada bloco de dez minutos, devido ao tamanho de sua coligação, Arnaldinho terá direito a ocupar
5 minutos e 3 segundos. Os outros 04:57 serão divididos entre Ramalho, Babá (PT), Maurício Gorza (PSDB) e Nicolas Tancho (PSol). Gabriel Ruy (Mobiliza) não aparecerá no horário eleitoral.
A distribuição, definida hoje pelo TRE-ES, ficou assim:
- Arnaldinho (coligação “Avança Vila Velha”): 05:03
- Ramalho (coligação “Por uma Vila Velha de Verdade”): 02:08
- Babá (federação Brasil da Esperança): 01:47
- Maurício Gorza (federação PSDB/Cidadania): 00:33
- Nicolas Tancho (federação PSol/Rede): 0:28
Em Vila Velha, o horário eleitoral na televisão será exibido por uma emissora aberta, sediada no município. É bem verdade que, especificamente em Vila Velha, a propaganda dos candidatos na TV não chega a ser um fator tão influente como é, por exemplo, em Vitória, em razão da audiência e do alcance bem mais limitados.
Mas não deixa de ser um fator relevante, além de mais um canal privilegiado, num veículo de comunicação de massa, para os candidatos exporem suas propostas e buscarem chegar ao eleitorado.
Serra: Weverson em vantagem
O município da Serra não tem propaganda eleitoral gratuita na TV, por não ter nenhuma emissora televisiva sediada na cidade. Os partidos Novo e PL chegaram a pleitear ao TRE-ES que viabilizasse a veiculação da propaganda. Mas, após consulta às emissoras da Grande Vitória, o tribunal decidiu, por unanimidade, que não haveria como acatar o pleito, já que todas as emissoras alegaram o mesmo: inviabilidade técnica.
A Serra tem, contudo, propaganda em emissoras de rádio. Por isso, a distribuição do tempo também foi feita pelo TRE-ES, respeitando-se o mesmo critério legal: o número de representantes de cada coligação na Câmara dos Deputados.
Na divisão, quem saiu em vantagem foi o candidato da situação, Weverson Meireles (PDT). Ele poderá dispor de 3 minutos e 8 segundos, por bloco de 10 minutos.
No rádio, os dois blocos diários de dez minutos irão ao ar também de segunda-feira a sábado, a partir da próxima sexta-feira (30), mas em horários diferentes: das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10.
A divisão do tempo na Serra ficou assim:
- Weverson (coligação “Amor pela Serra”): 03:08
- Igor Elson (PL): 01:58
- Pablo Muribeca (coligação “Muda Serra”): 01:45
- Roberto Carlos (federação Brasil da Esperança): 01:38
- Audifax (coligação “A Serra em Boas Mãos”): 01:29
Wylson Zon (Novo) e Antonio Bungenstab (PRTB) não terão propaganda eleitoral no rádio.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui