fbpx

Coluna Vitor Vogas

Decidido: Célia será a candidata da Federação PT/PV/PCdoB em Cariacica

“Célia será a candidata da nossa federação em Cariacica”, afirma presidente estadual do PV, dando fim à indefinição. Impasse agora é sobre Vila Velha

Publicado

em

À esquerda, Fabrício Machado, Jack Rocha e Neio Lúcio; à direita, Célia Tavares

À esquerda, Fabrício Machado, Jack Rocha e Neio Lúcio; à direita, Célia Tavares

Após meses de indefinição, os representantes estaduais dos três partidos que formam a Federação Brasil da Esperança (Febrasil) – PT, PV e PCdoB – chegaram a um consenso nesta quarta-feira (26): a educadora Célia Tavares (PT) será a candidata da federação à Prefeitura de Cariacica. A pré-candidatura do ex-vereador Heliomar Costa Novais (PV) será retirada.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

O consenso foi produzido em reunião entre os presidentes estaduais das três legendas: a deputada federal Jack Rocha (PT), o ex-secretário estadual do Meio Ambiente Fabrício Machado (PV) e o médico Neio Lúcio (PCdoB). A reunião foi realizada na sede do PT no Espírito Santo, no Centro de Vitória, e também teve a participação do senador Fabiano Contarato e dos deputados estaduais João Coser e Iriny Lopes.

Receba as notícias da coluna no grupo de Whatsapp do Vítor Vogas.

A resolução do impasse em Cariacica é confirmada pelo líder do PV no Espírito Santo, Fabrício Machado.

“Vamos estender um pouco mais o diálogo, mas vamos apoiar a Célia como nossa candidata a prefeita do município. Os três presidentes estaduais chegaram a um consenso de que a Célia vai ser a candidata a prefeita da federação em Cariacica. Nós do PV concordamos em retirar a candidatura do Heliomar.”

Sem esconder suas ressalvas, o presidente estadual do PCdoB, Neio Lucio, também confirma o acordo:

“Em Cariacica, a candidatura da nossa federação será a da Célia, com todas as dificuldades que ela tem. Ela não é uma pessoa de agregar e de chamar para conversar. Há dificuldades lá para fazer a campanha. Mas ela será a nossa candidata lá, mesmo que não tenha o apoio de todos”, afirma o líder comunista, referindo-se especialmente a candidatos a vereador do PV e do PCdoB no município.

A resistência ao nome de Célia por parte dos pré-candidatos a vereador da federação ligados à administração do prefeito Euclério Sampaio (MDB) foi justamente o ponto nodal do impasse. Também foi o que levou o PV a lançar a pré-candidatura de Heliomar.

> Definida a primeira candidata a vice-prefeita na Grande Vitória

Muitos dos pré-candidatos do PV e do PCdoB preferem apoiar a reeleição de Euclério. O exemplo mais cabal é o do ex-vereador Cesinha Lucas (PV). Presidente municipal do PV, ele chegou a ser o líder de Euclério na Câmara de Cariacica durante grande parte da atual legislatura. Foi ele, desde o início, quem bancou o lançamento de Heliomar. Na semana passada, Cesinha declarou apoio a Euclério (independentemente da definição da federação sobre candidatura própria).

Agora, com a definição dos presidentes estaduais a favor de Célia, Fabrício Machado também espera encontrar alguma resistência entre os candidatos a vereador do PV, mas acredita que não será nada que ele não consiga dirimir.

“Vou levar esse entendimento ao município. Meu direcionamento será esse. Acredito que haverá resistência por parte dos candidatos a vereador, mas vou trabalhar para pacificar o partido.”

Quanto ao próprio Heliomar, Fabrício não espera nenhuma resistência, só compreensão e parceria:

“Heliomar sempre se colocou como soldado. É um dirigente orgânico, membro do Diretório Municipal e do Diretório Estadual do PV. Ele não vai resistir, sempre esteve à disposição para contribuir”.

Quantos aos candidatos a vereador do PV, o dirigente esclarece: “Não é uma resistência ao nome da Célia, mas ao timing da candidatura dela, porque a maioria deles é da base de Euclério Sampaio e tem relações políticas com o prefeito”.

Mas não vai ter jeito, não. Eles terão de aceitar a decisão e superar. “Somos uma federação. Temos que trabalhar de forma conjunta”, afirma Fabrício. Ele pretende marcar uma reunião com seus pré-candidatos a vereador na cidade.

> TRE-ES libera Marcelo Santos para trocar de partido

Fabrício antecipa que, no que depender dele, todos esses candidatos proporcionais do partido (César Lucas e companhia) serão liberados para apoiar Euclério ou quem quiserem, desde que não ataquem a candidata da própria federação:

“O PV não vai tomar nenhum tipo de medida em relação a posicionamentos de candidatos. Mas não vamos aceitar nenhum tipo de agressão à Célia. Penso em liberar meus candidatos, desde que não ataquem a candidatura da federação”.

Resolvido o impasse em Cariacica; ampliado o impasse em Vila Velha

Durante a reunião com Jack Rocha e os outros líderes petistas, Fabrício Machado reivindicou a indicação do candidato da federação à Prefeitura de Vila Velha.

O PT já lançou, inclusive em recente evento público, a pré-candidatura do ex-vereador João Batista Babá, homologada pela Executiva Nacional do partido do presidente Lula.

Mas o PV apresentou um nome próprio: o do presidente do partido em Vila Velha, Ricardo Pires.

O nome da economista Sandra Frasson chegou a ser aventado, mas, segundo Fabrício Machado, o indicado pelo PV é mesmo Ricardo Pires.

Como três podem jogar esse jogo, o PCdoB aproveitou a oportunidade para também indicar o seu nome para representar a Febrasil na disputa pela Prefeitura de Vila Velha: Rodrigo Moreira, professor de História da rede pública estadual.

> Por que Casagrande vetou projeto que punia “invasores” e “ocupantes”? 

“Em Vila Velha, reivindicamos a candidatura para o PV, com base na vontade da Executiva Municipal”, contou Fabrício. “Internamente, há uma vontade da Executiva Municipal do partido em lançar uma candidatura, por isso botei a reivindicação deles na mesa.”

Segundo o dirigente dos verdes, ainda não há consenso entre as três siglas sobre quem representará a Febrasil em Vila Velha:

“Muita gente respeita a trajetória do Babá. Mas entendemos que o Ricardo Pires tem um perfil mais parecido com aquilo que o PV defende: conciliador, comprometido com questões do partido. É uma liderança da cidade, e todo mundo gosta dele dentro da federação”.

Neio Lúcio, por sua vez, defendeu o nome de Rodrigo Moreira, até então cotado para compor a chapa proporcional da federação como candidato a vareador pelo PCdoB. “É uma alternativa importante para fazermos um debate mais elevado. Estamos vendo se ele assume essa posição.”

Ricardo Pires: “Prefiro ser candidato a vereador”

Os planos do PV em Vila Velha podem esbarrar num grande empecilho: ouvido pela coluna na última segunda-feira (24), quando seu nome já era especulado como possível pré-candidato a prefeito pelo PV, o próprio Ricardo Pires declarou que prefere ser mesmo candidato a vereador da cidade.

Ricardo Pires é o presidente do PV em Vila Velha

Ricardo Pires é o presidente do PV em Vila Velha

“Existe uma conversa para que eu seja pré-candidato a prefeito, mas eu mesmo acho inviável. Isso precisa ser viabilizado. Eu vejo hoje que eu daria muito mais resultado como candidato a vereador do que como candidato a prefeito. A esquerda em Vila Velha precisa ter um candidato a prefeito. Agora, se vai ser do PT ou do PV, ainda temos que decidir. Quanto à questão do meu nome, acho que eu ajudaria muito mais a chapa na eleição proporcional”, reitera o dirigente canela-verde dos verdes.

Outros municípios

Em Vitória, Serra e Viana, tudo na paz.

Na Capital, todos os membros da Febrasil estão unidos em prol da pré-candidatura de João Coser (PT). Na Serra, todos com Roberto Carlos (PT). Em Viana, o candidato de consenso da federação é o próprio Fabrício Machado.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui