fbpx

Coluna Vitor Vogas

Euclério Sampaio entra na briga pelo Senado: “Tô muito animado!”

Declaração vem após prefeito receber manifestação de apoio assinada pelos presidentes de todas as convenções da Assembleia de Deus no Espírito Santo

Publicado

em

Euclério Sampaio é prefeito de Cariacica

Euclério Sampaio é prefeito de Cariacica

O prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB), entrou na briga por uma vaga no Senado pelo Espírito Santo. “Me sinto muito animado!”, declarou ele à coluna, na noite desta segunda-feira (25).

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

A declaração foi dada após os presidentes de todas (atenção: todas) as convenções da Assembleia de Deus no Espírito Santo divulgarem uma nota pública na qual defendem que Euclério seja candidato a senador.

Receba as notícias da coluna no grupo de Whatsapp do Vítor Vogas.

Euclério também é evangélico e se declara um político conservador de direita – o que ele, de fato, é. Na agenda de costumes, o prefeito de Cariacica representa esse campo como poucos líderes políticos no Espírito Santo. Os líderes religiosos da Assembleia de Deus veem em Euclério a oportunidade de levar ao Senado um político que defenda seus valores e sua agenda no Congresso Nacional.

Euclério se diz grato e animado com a manifestação dos pastores. Afirma que, desde a semana passada, vem sendo encorajado no mesmo sentido por outros grupos conservadores.

“Confesso a você que estou me animando. Eles confiam em mim. Sabem que minha postura é a mesma há 25 anos. Eu faço o que prego. Tem gente que prega ‘Deus, pátria, família’ e não pratica isso. O Estado precisa de união, e é isso o que eu tenho feito como prefeito de Cariacica. Me sinto muito animado e muito grato pela nota de apoio das convenções da Assembleia de Deus. Isso mostra que estamos no caminho certo e me anima a colocar meu nome e discutir a eleição para o Senado.”

Hoje, no Espírito Santo, Euclério é um dos principais aliados do governador Renato Casagrande (PSB) e um dos principais apoiadores da pré-candidatura do vice-governador Ricardo Ferraço (MDB) ao Governo do Estado.

Se o prefeito for candidato ao Senado, será dentro desse mesmo movimento, com Ricardo candidato a governador, e ele e Casagrande como os dois candidatos a senador, completando a chapa governista. “Com certeza! São duas vagas para o Senado. Seríamos eu e Renato.”

Euclério hoje está no MDB e prefere entrar nessa disputa pela mesma sigla, mas também está aberto a mudar para outro partido aliado, se for necessário para azeitar o arranjo.

O prefeito conta que vai conversar com a ex-senadora Rose de Freitas (MDB), ainda nesta segunda-feira, em busca do apoio dela. “Quero o apoio de Rose. Sou muito grato a ela.” No começo de agosto, ele declarou à coluna que seu segundo voto para o Senado seria de Rose, por gratidão, se ela fosse candidata. O primeiro voto é de Casagrande.

Segundo Euclério, agora ele passará a buscar o apoio de outras entidades, incluindo outras convenções religiosas, e a conversar com os cidadãos sobre a possível postulação. Ele diz que ainda pretende dialogar com Casagrande e Ricardo especificamente sobre a ideia.

Ainda de acordo com Euclério, ele não tem a menor dificuldade em entregar a Prefeitura de Cariacica, em definitivo, para sua vice-prefeita, Shymenne de Castro (PSB). “Ela está tão bem preparada que está melhor do que eu!”

Para ser candidato a senador, ou a qualquer outro cargo eletivo em 2026, Euclério terá de renunciar até o começo de abril.

A Nota Oficial das Assembleias de Deus

Na nota oficial, os presidentes das convenções da Assembleia de Deus no Espírito Santo, além de “indicar” Euclério como seu “principal representante na disputa ao Senado Federal”, afirmam que o prefeito representa os “evangélicos capixabas”.

“As Assembleias de Deus no Estado do Espírito Santo, por meio de seus presidentes de convenções, vêm a público indicar o nome do atual prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio, como nosso principal representante para a disputa ao Senado Federal nas eleições do próximo ano. Entendemos que o nome de Euclério representa de forma legítima e honrosa os evangélicos capixabas, por ser um homem de princípios conservadores, de perfil político alinhado à direita, com vasta experiência no Legislativo, atuando sempre em defesa da família, dos bons costumes e dos valores cristãos.”

Na nota, os líderes evangélicos também ressaltam uma informação conhecida por muito pouca gente: “Euclério é pastor licenciado da Igreja do Evangelho Quadrangular”.

O prefeito confirma a informação. Diz que chegou a ministrar cultos e até a dirigir uma igreja, mas que está licenciado do ministério desde que se elegeu para o primeiro mandato, em 2002. Ele decidiu se licenciar para preservar sua atividade política e a própria igreja, por entender que são atividades incompatíveis (e, de fato, assim é). Apoiado por Euclério, o deputado federal Messias Donato é pastor (não licenciado) da mesma denominação: a Igreja do Evangelho Quadrangular.

Em março deste ano, Euclério reuniu-se com vários pastores da Assembleia de Deus, em seu gabinete, quando ainda ensaiava lançamento de pré-candidatura a governador do Estado, projeto logo abortado por ele para apoiar Ricardo Ferraço.