fbpx

Coluna Vitor Vogas

Da Vitória: “Arnaldinho chega no PP por cima”

Arnaldinho: “Esse é o caminho que acredito e que quero seguir. Estou muito animado em unir forças para que num futuro próximo possamos fazer o Espírito Santo avançar ainda mais”

Publicado

em

No sentido da leitura: Victor Linhalis, Ricardo Barros, Arnaldinho Borgo, Da Vitória, Evair de Melo e Osvaldo Maturano. Foto: reprodução Instagram

No sentido da leitura: Victor Linhalis, Ricardo Barros, Arnaldinho Borgo, Da Vitória, Evair de Melo e Osvaldo Maturano. Foto: reprodução Instagram

“Arnaldinho chega no PP por cima.” A frase, que diz mais que um artigo de 20 páginas, é do deputado federal Josias da Vitória, presidente estadual do PP e futuro presidente, no Espírito Santo, da imponente federação União Progressista, formada pelo PP com o União Brasil e anunciada oficialmente na semana passada.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Para o deputado e dirigente partidário, a entrada do prefeito de Vila Velha no PP – e, portanto, na “superfederação” – é “questão de tempo”: a filiação deve ser formalizada mais à frente, usando-se com sabedoria e paciência os prazos dispostos pela legislação eleitoral. Para ser candidato a qualquer cargo em 2026, Arnaldinho precisa estar filiado até o começo de abril. Há tempo para formalizar o que, nesta quarta-feira (27), ficou muito bem encaminhado.

Receba as notícias da coluna no grupo de Whatsapp do Vítor Vogas.

Da Vitória falou com a coluna logo após receber o próprio Arnaldinho, em seu gabinete na Câmara dos Deputados, para uma conversa decisiva. O prefeito se fez acompanhar dos dois aliados que têm sido seus escudeiros em todas as articulações eleitorais: o deputado federal e ex-vice-prefeito Victor Linhalis (Podemos) e o presidente da Câmara de Vila Velha, Osvaldo Maturano (PRD).

O deputado federal Evair de Melo, correligionário de Da Vitória, também participou da reunião, assim como o também deputado federal Ricardo Barros (PP-PR). Nela, Da Vitória e Evair reiteraram o antigo convite de filiação a Arnaldinho, que remonta a 2023. Desta vez, por todos os sinais, o prefeito topou o acordo e a filiação, como dito, ficou muito bem encaminhada.

Mais um desses sinais, também mais eloquente que 20 páginas, foi dado pelo próprio prefeito, em post publicado logo após o encontro em seu perfil no Instagram. Na foto (republicada acima), os participantes da reunião posam dando-se as mãos, naquele inequívoco gesto político de “fechamos um acordo e caminharemos juntos”.

No texto, Arnaldinho reforça a mesma mensagem:

“Admiro e respeito a força do União Progressista, a maior federação partidária do #Brasil, que no Espírito Santo é liderada por @deputadodavitoria, @evair_de_melo e @marcelosantosdeputado, grandes amigos com quem estou dialogando sobre o #futuro. A história do nosso Estado e do nosso país sempre foi construída com diálogo, espírito republicano e convergência de ideias. Esse é o caminho que acredito e que quero seguir. Estou muito animado em unir forças para que num futuro próximo possamos fazer o Espírito Santo avançar ainda mais” (grifo nosso).

Segundo Da Vitória, ele na verdade “nem precisou” reforçar o convite a Arnaldinho:

“Nem precisei, porque Arnaldinho está decidido a estar nesse movimento junto conosco. A estrada já está pavimentada para ele aqui [no PP]. Isso é uma questão de tempo. Com respeito ao tempo e diálogo, poderemos ter um processo eleitoral muito mais seguro”.

Perguntamos a Da Vitória se, entrando oficialmente no PP, Arnaldinho terá garantias de legenda para concorrer a governador do Estado e se terá todas as condições necessárias para viabilizar essa candidatura. Foi então que o deputado deu a declaração com que abrimos este texto, e foi além:

“Arnaldinho chega por cima no partido, com todas as condições para estarmos num projeto majoritário. Nós nos habilitamos e ele também. Ele tem todas as condições para que possa participar, liderar um projeto majoritário, ser candidato a senador, a governador, o que ele entender… Assim como o Evair é um candidato a senador, e assim como, se todos quiserem me apoiar, eu disputo uma eleição majoritária”.

Da Vitória também destacou:

“Arnaldinho é um amigo meu, de Evair e de Marcelo Santos [futuro presidente estadual do União Brasil]. Ajudamos ele na reeleição e somos sócios da administração dele em Vila Velha. Ele com certeza será muito importante no processo eleitoral de 2026. Decidiu que vai vir junto conosco e que vamos construir isso juntos. Estamos decididos, confirmados e pactuados que estaremos juntos no processo eleitoral. Conversaremos também com o governador nesse sentido.”

Indagamos, então, a Da Vitória, se esse “estaremos juntos” inclui Casagrande e o vice-governador Ricardo Ferraço (MDB), ou não necessariamente. Ele indicou que sim: sua intenção é construir um movimento que agregue todos esses atores no processo eleitoral, com calma, sem ansiedade e sem atropelar o calendário eleitoral.

“Sempre estivemos com o governador e temos o compromisso de construir o processo eleitoral no Espírito Santo com ele. Arnaldinho também tem esse compromisso e já disse isso publicamente. E é essa a nossa vontade. O que não temos ainda é a definição de quem vai ser o candidato a governador [desse grupo]. Se todo mundo topar me apoiar, sou pré-candidato a partir de agora”, encerrou o deputado federal e coordenador da bancada capixaba no Congresso Nacional.

> Arnaldinho consegue apoio de federação SD-PRD para ser candidato a governador