fbpx

TV Capixaba

Veja o que mudou no imposto sobre herança com a reforma tributária

Com a mudança, o imposto será progressivo, quem ganha mais vai pagar mais

Publicado

em

Aprovado no final do ano passado, a reforma tributária obriga os estados a mexerem no imposto de transmissão causa mortis e doação – o ITCMD – também conhecido como imposto sobre herança. Com a mudança, o imposto será progressivo, quem ganha mais vai pagar mais. O advogado tributarista Francisco Guaitolini dá mais detalhes sobre as mudanças.

Hoje no ES, o ITCMD é fixo em 4%. A previsão é que com a reforma tributária, o percentual no estado fique entre 2% e 8%. Para isso, cabe ao legislativo do estado fazer o projeto de lei estadual para que possa começar a valer nos próximos anos.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

O pagamento desse imposto é feito no momento em que acontece o processo de inventário, seja na justiça ou no cartório. Algumas pessoas já estão passando os bens ainda em vida para tentar fugir do pagamento do imposto, principalmente com essas mudanças.

Receba os destaques do Estúdio 360 no grupo do programa.

Veja outros destaques do EStúdio 360
> Curso de idiomas do governo leva estudantes para o exterior. Entenda
> Mitos e verdades: 10 dicas sobre o consumo de energia
> Empreendedor de Viana produz café de açaí a partir da torra da fruta


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui