fbpx

Coluna André Andrès

Portugal brilha no Top Five, prêmio da Vitória Expovinhos

Premiação da Vitória Expovinhos é uma das mais importantes do país. Top Five premia os cinco melhores vinhos de seis classificações servidos durante a feira

Publicado

em

Os troféus da Feira de Vinhos de Vitória

Os troféus de premiação do Top Five, da Expovinhos Vitória. Foto: Divulgação / Fabrício Souza dos Santos

A esquadra portuguesa tem navegado por mares muito favoráveis no mercado brasileiro de vinhos. A divulgação dos vencedores do Top Five, a premiação da Vitória Expovinhos, comprova isso. Dos 30 prêmios distribuídos em seis categorias, Portugal ficou com nove, quase um terço do total. O Chile ficou logo atrás, com sete medalhas. A presença portuguesa na Expovinhos estará reforçada pela presença, em Vitória, do enólogo do ano de Portugal, David Baverstock, e vários produtores de renome internacional.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

A solenidade de entrega da premiação aconteceu hoje à noite, no Hotel Senac Ilha do Boi. Os premiados passam a ter o direito de exibir junto ao rótulo da garrafa, a medalha de premiação do Top Five. Desde sua primeira edição, a premiação passou a ser uma referência nacional de qualidade. A solenidade contou com produtores, expositores e participantes da feira. Oficialmente, ela será aberta nesta quarta-feira (2) às 18 horas.

Quer continuar sendo brindado com notícia sobre o mundo do vinho? Entre para a comunidade de André Andrès.

Entre quarta e quinta, os visitantes poderão provar mais de 1.300 rótulos espalhados por dezenas de estandes no Ilha Buffet, no Clube Álvares Cabral, em Vitória. Os ingressos estão à venda no Le Billet.

Confira abaixo todos os vencedores do Top Five

Como é feita a prova do Top Five

Top Five é a premiação da Vitória Expovinhos. A organização da feira convida 14 pessoas, entre especialistas e pessoas ligadas ao mundo do vinho, para definir quais os melhores rótulos inscritos pelos expositores para disputar o prêmio em seis categorias: Brancos do Novo Mundo, Brancos do Velho Mundo, Tintos do Novo Mundo, Tintos do Velho Mundo, Espumantes e Vinhos Fortificados.

A degustação é feita às cegas, ou seja, os jurados recebem as doses em taças numeradas e atribuem notas para o aroma e o sabor de cada vinho.

Uma das vantagens desse tipo de degustação é evitar opiniões influenciadas por rótulos famosos ou menos conhecidos. Por conta disso, há uma tradição no Top Five: a premiação contempla tanto vinhos já consagrados quanto aqueles menos conhecidos ou mesmo bastante populares e, portanto, baratos.

Medalha na garrafa

Os vencedores do Top Five passam a ostentar em suas garrafas a medalha de vencedor da disputa. É a maneira encontrada pelos produtores de divulgar para os consumidores a comprovação da qualidade do produto conferida pela Vitória Expovinhos. Ao mesmo tempo, é uma demonstração do reconhecimento do trabalho desenvolvido pela feira em suas 15 edições.

André Andrès

Há mais de 10 anos escrevo sobre vinhos. Não sou crítico. Sou um repórter. Além do conteúdo da garrafa, me interessa sua história e as histórias existentes em torno dela. Tento trazer para quem me dá o prazer da sua leitura o prazer encontrado nas taças de brancos, tintos e rosés. E acredite: esse prazer é tão inesgotável quanto o tema tratado neste espaço.

Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.