fbpx

TV Capixaba

Mitos e verdades: 10 dicas sobre o consumo de energia

Mesmo na função stand-by, os eletrônicos continuam consumindo energia, além disso ligar o ar-condicionado antes de entrar no cômodo é um exemplo de ações que devem ser evitadas

Publicado

em

O calor está demais e fica difícil reduzir o consumo de ventilador e ar condicionado… e aí a fatura vem com o valor lá em cima. Com o intuito de orientar os clientes em sua área de concessão, o gestor da EDP, Bruno Mendonça, traz 10 mitos e verdades sobre o consumo de energia em casa.

Deixar lâmpadas acesas ou a televisão ligada ao viajar para simular presença ou ligar o ar-condicionado antes de entrar no cômodo são alguns exemplos de ações que devem ser evitadas. Práticas que parecem irrelevantes podem resultar em um impacto na conta de energia quando somadas. Mesmo na função stand-by, os eletrônicos continuam consumindo energia. Embora o senso comum indique um consumo baixo nessa condição, a soma de todos os eletrônicos em espera em uma residência pode representar até 12% do consumo na conta de energia.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Com as mudanças climáticas e temperaturas acima da média, os aparelhos de refrigeração, como geladeira, freezer e ar-condicionado, consomem mais energia para rejeitar o calor do ambiente e manter a eficiência. Isso resulta em uma elevação do consumo de energia, mesmo com hábitos de consumo inalterados.

Receba os destaques do Estúdio 360 no grupo do programa.

Colocar garrafas com água sobre o medidor não reduz o consumo de energia, na realidade a presença de garrafas de água não tem impacto na corrente elétrica do medidor ou no consumo do cliente. Além disso, a combinação de água e eletricidade é perigosa; portanto, evite esse risco. Outra dica é que a posição da geladeira interfere no gasto de energia e deve ser colocada em local ventilado, afastada de fontes de calor como fogão ou áreas ensolaradas.

Veja outros destaques do EStúdio 360
> Curso de idiomas do governo leva estudantes para o exterior. Entenda
> Empreendedor de Viana produz café de açaí a partir da torra da fruta
> Veja o que mudou no imposto sobre herança com a reforma tributária


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui