fbpx

TV Capixaba

Síndrome de Li-fraumeni: entenda a doença rara da atriz Isabel Teixeira

A doença é uma condição que predispõe o desenvolvimento de diversos tipos de câncer, principalmente o câncer de mama

Publicado

em

A atriz Isabel Teixeira, que ficou famosa após interpretar a “Maria Bruaca” na novela Pantanal, retirou as mamas após descobrir uma síndrome rara. É a síndrome de Li-fraumeni, uma condição que predispõe o desenvolvimento de diversos tipos de câncer.

A mãe da atriz morreu aos 56 anos, com mais de um tipo de câncer e também havia sido diagnosticada com a síndrome. Além de retirar as mamas, a atriz contou que parou de fumar e beber e começou a praticar exercícios. Mudanças no estilo de vida para prevenir o aparecimento do câncer.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

No Brasil existe uma variante dessa síndrome em que aumenta a incidência dessa doença no sul e sudeste do país. É um tipo de síndrome genética, ou seja, que passa de pais para filho ainda quando é gerado.

Receba os destaques do Estúdio 360 no grupo do programa.

Para descobrir a possibilidade de desenvolver a doença, é importante que um geneticista faça o pedido de exames genéticos. Por meio de exames de sangue, há a possibilidade da detecção da síndrome. A médica oncologista Virgínia Altoé Sesa conta o que é a doença e como ela afeta o corpo.

Veja outros destaques do EStúdio 360
> Quais as punições para adolescentes que se envolvem em crimes?
> RG: Saiba o que muda com a nova carteira de identidade
> Lula sanciona lei que criminaliza bullying. Veja como irá funcionar


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui