fbpx

TV Capixaba

Quais as punições para adolescentes que se envolvem em crimes?

Não existe um tipo de código penal para maiores e outro para menores de idade, a lei é única porém apresenta algumas diferenças de acordo com a idade do envolvido

Publicado

em

No último domingo (14), um adolescente de 15 anos foi assassinado na praia da Ilha do Frade, em Vitória. Os quatro suspeitos da morte de Heron Tosi foram apreendidos e todos têm menos de 18 anos. Eles estão no Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) aguardando a investigação.

Hoje, a gente se debruça sobre esse assunto: menores apreendidos. Se confirmada participação no homicídio, qual pode ser a punição deles? São medidas socioeducativas? Depois de ficarem como internos, o crime é esquecido e a ficha deles fica limpa?

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Não existe um tipo de código penal para maiores de idade e outro para menores de idade. O menor também comete crime, mas é chamado de ato infracional e, ao cometer esse crime, sofre as sanções com o limite estabelecido no Estatuto da Criança e do Adolescente. O prazo máximo para os menores de idade ficarem apreendidos é de três anos.

Receba os destaques do Estúdio 360 no grupo do programa.

Ao completar 18 anos, os antecedentes criminais são zerados, como se nunca tivesse cometido nenhum crime. Isso traz algumas discussões sobre a importância de uma revisão desse código penal principalmente sobre estar protegendo demais os menores com atos infracionais. O advogado criminalista Rivelino Amaral tira todas as dúvidas sobre o assunto.

Veja outros destaques do EStúdio 360
> RG: Saiba o que muda com a nova carteira de identidade
> Síndrome de Li-fraumeni: entenda a doença rara da atriz Isabel Teixeira
> Lula sanciona lei que criminaliza bullying. Veja como irá funcionar


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui