TV Capixaba
RG: Saiba o que muda com a nova carteira de identidade
Desde a última quinta-feira, os estados brasileiros passaram a emitir a nova Carteira de Identidade Nacional, que adota o número do CPF como padrão de identificação
O Registro Geral (RG) será aposentado. E desde a última quinta-feira (11), todos os estados brasileiros passaram a emitir a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), que adota o número do Cadastro de Pessoa Física, o CPF, como padrão de identificação.
Porém, a troca do documento será gradual e sem pressa, uma vez que o modelo antigo da carteira de identidade, como chamamos, valerá até o fim de fevereiro de 2032. Você sabe o que muda com a nova carteira de identidade?
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Atualmente, cada cidadão brasileiro pode ter até 27 RGs diferentes, um por unidade da Federação. Com a implementação da nova identidade, passa-se a adotar apenas o CPF como número identificador. Se a pessoa perder o documento ou mudar de estado, por exemplo, e precisar tirar uma carteira, o número não vai mudar mais.
O prazo de validade irá variar conforme a idade da pessoa: De 0 a 12 anos incompletos: validade de 5 anos. De 12 a 60 anos incompletos: validade de 10 anos. Acima de 60 anos: validade indeterminada. A perita oficial criminal Juliana Arósio Sales, do gabinete da Superintendência de Polícia Técnico-Científica (SPTC), esclarece outras dúvidas.
Veja outros destaques do EStúdio 360
> Quais as punições para adolescentes que se envolvem em crimes?
> Síndrome de Li-fraumeni: entenda a doença rara da atriz Isabel Teixeira
> Lula sanciona lei que criminaliza bullying. Veja como irá funcionar
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui